TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Canto da Criança

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto “Canto da Criança”

1. Apresentação

O Projeto “Canto da Criança” tem como filosofia proporcionar momentos de lazer através da arte, incentivar e fomentar novos e jovens valores artísticos, como uma forma de contribuir para o processo educativo, dando oportunidade para as crianças e aos adolescentes a profissionalização no mundo das artes, pois entendemos que através de experiências participativas nessa área  é possível um melhor entendimento de propostas educativas e facilidade na maneira de pensar, criar e viver em sociedade, superar suas dificuldades, melhorar sua qualidade de vida dando-lhes uma melhor perspectiva para o futuro.              

2. Justificativa

A cada dia cresce o número de crianças e adolescentes maranhenses que vivem em situação de extrema pobreza ocasionada pela condição deficitária do país que não disponibiliza assistência digna à família.

Por esse motivo, a maioria das crianças entre 05 e 14 anos é obrigada a trabalhar nas ruas mendigar trocados nas esquinas em busca de alternativas de renda para ajudar na sobrevivência de sua família.

O Projeto ”Canto da Criança” pretende englobar o todo da ação cotidiana orientado-se para o ensinamento de praticas que favoreçam o exercício da cidadania da cidadania das crianças e dos adolescentes, sua inserção no processo social e incrementos de praticas coletivas, contribuindo para uma auto-imagem positiva.

Projeto “Canto da Criança”

3. Objetivos  

Geral:

  • Fortalecer a (re) construção da cidadania das crianças e dos adolescentes integrando-os no processo social, usando a arte como poder de transformação.
  • Desenvolver atividades sócias educativas que contribuam para o fortalecimento autoestima e para exercício da cidadania.

Específico:

  • Dar oportunidade às crianças e dos adolescentes para que desenvolvam sua sensibilidade e criatividade através da arte.
  • Propiciar o desenvolvimento social  da criança e do adolescente através da pratica do aprendizado coletivo.
  • Orientar na aquisição dos conhecimentos básicos indispensáveis na arte de cantar, dançar, pintar etc...
  • Desenvolver atividades de complementação ao ensino formal na perspectiva de construção do conhecimento.
  • Formar orquestra, coral, e outros grupos artísticos com os alunos do projeto.
  • Incentivar, orientar e encaminhar nos casos particulares, visando uma futura profissionalização, aqueles que demonstrem aptidões diversas.
  • Promover atividades que possam socializar e desenvolver as crianças e aos adolescentes no campo social.

 

Projeto “Canto da Criança”

4. Operacionalização:

Os alunos terão 06 (seis) horas de aula semanais, incluindo ensaio para os grupos de coral e dança. No final de cada 02(dois) meses ou seja 08 (oito) semanas, todos os cursos deverão fazer apresentação do resultado alcançado  no período de aprendizagem. A partir desse ponto o curso de canto coral deverá ser organizado, de modo ter sempre um repertorio pronto para apresentações públicas, bem como no final de cada semestre, organizar apresentações para a comunidade envolvendo a participação  de todos os alunos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (751 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com