TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Intervenção Canto Coral

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

ICH – INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Título do Projeto:

Canto Coral

[pic 2]

Desenvolver, por meio do canto, habilidades musicais no ouvir, sentir, cantar, interpretar e partilhar dinâmica de canto em equipe, resgatando a autoestima.

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

São José dos Campos

2014

Projeto de Intervenção

  1. APRESENTAÇÃO 

Projeto: Canto Coral

Local: Fundação Hélio Augusto de Souza – FUNDHAS

A Fundação Hélio Augusto de Souza – FUNDHAS é uma instituição inserida na política pública de assistência social do Município de São José dos Campos. Foi criada, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, nos termos das Leis Municipais no 3227/87, de 28 de abril de 1987 e 3570/89 e de 2 de setembro de 1989 (Plano de Ação FUNDHAS, 1994:3) para atender o público infanto-juvenil entre 6 e 18 anos, provenientes ou em situação de risco e vulnerabilidade social.

As atividades socioeducativas são realizadas no contra turno da escola e, de preferência, em parceria com ela, com a família, com a comunidade, numa rede de atenção à criança, ao adolescente e ao jovem.

A proposta que norteia a FUNDHAS e todas as suas ações têm como base, entre outras, as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a Política Nacional de Assistência Social. Tem como eixo, os princípios da proteção social, o investimento em valores e atitudes, principais fatores para o desenvolvimento humano, garantindo, assim, aos seus atendidos, os serviços sociais básicos, apoio educacional, alimentação, saúde, atividades sócias educativas, qualificação e encaminhamento profissional.

A FUNDHAS contribui para a emancipação social de crianças e adolescentes. O trabalho da Fundhas foi ainda de fundamental importância para São José dos Campos ter recebido o título de Cidade Amiga da Criança da Unicef, órgão ligado à ONU. 

A instituição é o maior PROJETO SOCIAL de São José dos Campos. Atende aproximadamente 4600 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. O objetivo é tirá-los da situação de risco, favorecendo seu desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, cultural, recreativo e social. 

O atendimento tem como prioridade às crianças e adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social do município de São José dos Campos, sendo dividido por faixas etárias:

 De 6 a 12 anos, as crianças participam de atividades sócias educativas que possibilitam o desenvolvimento de suas habilidades e atitudes de forma lúdica, visando a emancipação social, tendo a família como corresponsável.

De 12 a 16 anos, as ações sócias educativas são desenvolvidas por meio de oficinas como: robótica, informática, mecânica, elétrica, comunicação, telemarketing e outras, de forma a proporcionar aos adolescentes a ampliação de saberes, diferentes aprendizagens e o desenvolvimento de valores e atitudes.

De 16 a 18 anos, são oferecidas oportunidades para cursos de iniciação profissional, considerando o mercado regional, o desenvolvimento de habilidades, ampliação de saberes e aprendizagens. Nesta faixa etária há também o Projeto Aprendiz, em parceria com empresas locais, que ao concluir o curso técnico, o adolescente pode ser encaminhado e/ou contratado por uma empresa local, em conformidade com a Lei do Aprendiz 1097/2000.

O projeto Canto coral tem como finalidade desenvolver habilidades musicais no ouvir, sentir, cantar, interpretar e partilhar dinâmica de canto em equipe, resgatando a autoestima.

A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e acesso tecnológico que envolve toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global, é a principal arte em todo o mundo. Desde tribos indígenas, até em grandes cidades, a música é em especial uma forte presença artística na cultura.

A música é uma “arma” política e cultural, podendo ser usada como um exemplo do avanço cultural e político de certa sociedade. Um exemplo deste facto pode ser constatado na revolução de 25 de Abril em Portugal. A música é uma arma poderosíssima, que pode ser usada não só para entretenimento, mas também a nível político e cultural, podendo ajudar a ultrapassar problemas e dificuldades, despertando o poder crítico dos ouvintes.

 JUSTIFICATIVA 

A partir do momento que entrei no ambiente de estagio na Fundação Hélio Augusto de Souza-Fundhas em São José dos Campos, surgiu o interesse pelo projeto Canto Coral, pois vi a musica como algo de grande influencia, essa atividade será pautada como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, que inclui crianças e adolescentes que foram submetidas a algum tipo de violação, a atividade vai contribuir para ressignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades, trazendo desenvolvimento de capacidades e potencialidades a ampliação de trocas culturais e de vivências, o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade, superação das dificuldades e reflexão para as mudanças necessárias e o incentivo a socialização e a convivência comunitária, para as crianças e adolescentes da instituição.

  1. OBJETIVOS

O objetivo da oficina de Canto Coral é propiciar as crianças e adolescentes de 6 a 14 em situação de vulnerabilidade social da unidade Putim-Embraer,o desenvolvimento cultural e social, bem como a inserção dos mesmos no processo de construção, participação e emancipação social para o exercício pleno da cidadania. (Estatuto, 2009), assegurando desta forma a efetivação de seus direitos conforme prevê o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”, possibilitando assim a melhoria da qualidade de vida, contribuindo nos aspectos preventivos e informacionais de sua formação e no exercício de sua cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (379.3 Kb)   docx (656 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com