TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Científico

Por:   •  2/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

  1. Introdução        3
  2. Tema        4
  3. Delimitação do tema        4
  4. Justificativa        4
  5. Problematização        4
  6. Objectivos do projecto        5
  1. Objectivo geral:        5
  2. Objectivos específicos:        5
  1. Questões científicas        6
  2. Hipóteses        6
  3. Quandro teorico        6
  1. Método clínico        6
  2. Características do método clínico        7
  3. Implicações do método clínico        8
  4. Aplicações do método clínico        8
  1. Metodologia        9
  1. Tipo de pesquisa        9
  2. Técnica        9
  1. Análise e discussão dos resultados        10
  2. Cronograma das actividades        11
  3. Orçamento        11
  4. Conclusão        13
  5. Bibliografia        14

  1. Introdução

O presente projecto tem como tema A implementação do método clínico na província de Nampula. Para o seu devido desenvolvimento, eu vou proceder com a realização de uma pesquisa de carácter bibliográfico, recorrendo-me, assim à alguns manuais relacionados ao tema em destaque.

Ha uma tensao entre conhecimento e saber, em sua dimensao consciente e inconsciente e nao e muito comum em pesquisas academicas a descricao dos percalcos pelos quais passam os/as pesquisadores/as ao decidir efetivar uma investigacao cientifica. Geralmente, apresentam a comunidade academica um produto acabado, no qual nao aparecem as dificuldades em levar uma pesquisa ate o seu curso final. Nao ousam falar das angustias na construcao tanto do problema de pesquisa, quanto de uma possivel solucao para o problema que se colocam, deixando a impressao de que realizar uma pesquisa nao e tao dificil assim, basta ter a capacidade para atender as exigencias objetivas que se interpoem, nao considerando os aspectos subjetivos que causam ao pesquisador/a inumeros embaracos.

Após a apresentação do tema teremos o Levantamento de fontes ou Revisão da Literatura, Problematização e formação do problema, Hipóteses de investigação 1 e 2, Justificativa, Objectivos: Geral e Específicos, Metodologia, Universo de pesquisa, Amostra, Classificação da pesquisa: Quanto a Natureza, Quanto a Abordagem, Quanto ao Objectivos, Quanto ao Método de procedimento, Quanto ao método de abordagem e Quanto ao método de procedimento, Instrumentos de Colecta de dados, Tabulação e apresentação dos dados, Análise e discussão dos resultados, Cronograma das actividades, Orçamento e finalmente teremos a conclusão e a sua referência bibliográfica.

  1. Tema

Segundo CARVALHO (2009:121), o tema é um assunto que se deseja provar ou desenvolver, é uma dificuldade ainda sem solução, que é mister de terminar com precisão para intentar em seguida sem exame. Avaliação critica e solução, sendo assim, o tema deste projecto de pesquisa é: A implementação do método clínico na província da Nampula.

  1. Delimitação do tema

Para MARCONI & LAKATOS (2005:220) a delimitação do tema “é dado por concluído quando se faz a sua limitação geográfica e temporal, com vista na realização da pesquisa

O tema pode ser limitado em relação ao assunto – um tópico, a fim de evitar que o mesmo se torne ou muito extenso ou muito complexo; a extensão – porque nem sempre se pode abranger todo o âmbito onde o facto se desenrola. Para este projecto, a pesquisa decorrera concretamente na província de Nampula, em particular no centro da cidade de Nampula, no período entre 15 de Junho a 25 de Junho de 2019.

  1. Justificativa

A escolha deste tema de pesquisa deve se ao facto de eu ter observado que na cidade e Nampula, tanto o Hospital central de Nampula, quanto os outros desta cidade (que em certo momento são considerados hospitais privados e de prestígio) carecem de métodos inovadores a nível psicológico, ou seja, eu observei que o foco destes hospitais tem sido direccionados, na maioria esmagadora das vezes, para aquilo que são as dificuldades/problemas biológicas/os dos pacientes, deixando, assim, de lado, as dificuldades psicológicas dos mesmos pacientes.

A motivação para a escolha deste tema resume-se:

  • No facto de se tratar de um assunto que pode ser considerado prioridade para a saúde dos residentes da cidade de Nampula;
  • No facto de se tratar também de um problema que eu presencio como testemunha ocular e pelo facto de ser uma questão que mesmo não parecendo, necessita de uma explicação sob ponto de vista psicológico.
  1. Problematização

Para LAKATOS & MARCONI (1999:28) ’’Problema é uma dificuldade teórica ou prática no conhecimento de alguma coisa de real importância para qual se deve encontrar uma solução’.’

Portanto, toda pesquisa é iniciada a partir da formulação de um problema que surge como resultado da problematização de um determinado facto. Sendo assim, o problema é uma dificuldade, cuja solução poderá ser encontrada com realização de uma pesquisa.

A desatenção dos hospitais para com os seus pacientes (a nível psicológico) tem gerado vários problemas para os mesmos pacientes, ou até mesmo para a sociedade em geral. Isto porque um cidadão nem sempre sofre do mesmo tipo de doenças ou dificuldade (dificuldade biológica). Em muitas circunstâncias, estes cidadãos sofrem de enfermidades a nível psicológico, e mesmo não parecendo, esta área do ser humano (área psicológica) precisa de uma especial atenção por parte dos órgãos da saúde. Existe sim nos hospitais alguns médicos especializados nesta área mas o problema é que em comparação com as outras áreas de saúde, a área psicológica é que privilegia de menos atenção. Sendo mais prático, o exemplo disso é que nos hospitais, em quase todas as salas, há etiquetas indicadoras da especialidade da sala (sala de oftalmologia, sala de ginecologia, etc), por outro lado, é difícil encontrar, nos mesmos hospitais, etiquetas indicando salas de atendimento de pacientes a nível psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (331.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com