TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Dia Do Idoso

Dissertações: Projeto Dia Do Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  3.726 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO

UM DIA DIFERENTE NA

MELHOR IDADE

INTRODUÇÃO

Com o intuito de comemorar o DIA INTERNACIONAL DO IDOSO, o CRAS Canta juntamente com parceiros, pretende realizar durante o mês de outubro o Projeto “Um dia diferente na Melhor Idade”, que busca desenvolver várias atividades destinadas especificamente as pessoas idosas da comunidade, em especial ao Grupo de Idosos Girassol, é parte integrante dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Cantá. Este grupo iniciou através do Projeto Envelhecer feito pela técnica de Referência Artemísia Pereira, vem sendo executado deste 2009, em 2011 o grupo era composto por um pouco mais de 10 idosos. A partir da dedicação da equipe o mesmo foi ganhando espaço, e hoje é composto por aproximadamente 45 idosos, que participam de atividades diversas, como: rodas de convivência, palestras (desenvolvidas pelas técnicas deste centro), atividades com a fisioterapeuta do município, acompanhamento da equipe municipal de saúde.

JUSTIFICATIVA

No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade. O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

Com o intuito comemorarmos esta data tão especial em nosso município é que o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, irá realizar uma agenda em homenagem a este dia.

OBJETIVO

Promover uma programação em comemoração ao Dia do Idoso, com o intuito de valorizar esta fase da vida que é de tamanha importância para todos e provocar um momento de reflexão sobre a Terceira Idade, visando uma melhor qualidade de vida dos idosos da localidade.

METODOLOGIA

Serão desenvolvidas atividades destinadas às pessoas idosas da comunidade, dentre elas estão:

1- Ida no dia 01.10.13, a Abertura das comemorações do mês do idoso, no SESC RR, em Boa Vista, disponibilizando ônibus para levar os idosos;

2- Escolha no Grupo Girassol de um casal para participar do Concurso da Miss e Mister Terceira Idade no CTG, o concurso será no dia 25.10.13;

3- Ação Social para Melhor Idade, desenvolvida no Malocão da Prefeitura, com a participação de outros grupos de idosos.

4- Ida com os idosos ao Baile de encerramento do mês no CTG, no dia 31.10.13, disponibilizando ônibus para os interessados.

Todas as atividades serão realizadas sobe a Coordenação da equipe do CRAS Cantá.

RECURSOS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO

1- Ida a Abertura das comemorações do mês do idoso, no SESC RR, em Boa Vista.

Ord. Descrição Destino

01 Ônibus com 25 lugares Cantá/Boavista/Cantá

2- Escolha no Grupo Girassol de um casal para participar do Concurso da Miss e Mister Terceira Idade 2013.

Ord. Descrição Valor R$

01 Ajuda financeira paraTraje Miss e Mister 1000,00

3- Ação Social para Melhor Idade

A planilha desta ação segue no anexo I.

4- Ida com os idosos ao Baile de encerramento

Ord. Descrição Destino

01 Ônibus com 25 lugares Cantá/Boavista/Cantá

Anexo I

Ação Social

SECRETÁRIA DE SAUDE

Quant. Atividades Previstas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com