TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Idosos

Artigo: Projeto Idosos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  1.784 Visualizações

Página 1 de 11

Relatório

A sociedade discrimina de maneira dura os idosos, os colocando como pessoas improdutivas e que geram a família um peso a mais, esquecem que os idosos com sua vivência e experiência podem ter mais condições de tomar decisões com sabedoria.

Conforme Fraiman (1995) apud Bacelar (2002) refere-se ao conceito de velhice, esclarece o critério adotado pela ONU para "categorizar a pessoa na qualidade de velho ou Terceira Idade", a partir dos 60 anos. A partir daí, orientar-se-iam as medidas administrativas que se fizeram necessárias.

Diferentemente da população oriental que tem o idoso como o referencial dentro da família, tendo lugar de destaque nas tomadas de decisão; no ocidente o idoso é visto como um peso a ser carregado dentro da família. Por conta disso, o idoso percebendo a maneira com que é tratado ou por vontade própria sai de casa e busca alojar-se num abrigo ou asilo ou então a família o coloca no asilo, como forma de ficar livre da responsabilidade de estar convivendo e cuidando dele.

Ao chegarem ao asilo, a maioria dos idosos se vêem desmotivados e não interagem com os demais pelo fato da dor e do desprezo recebido muitas vezes pela própria família, sendo necessário que sejam realizadas atividades que os façam restabelecer a auto-estima e ter uma convivência menos rotineira e mais harmoniosa e dinâmica.

Referencial Teórico

Muitas são as definições de "envelhecimento", Santos (2002) apud Coles (1996) observa que a definição de envelhecimento já passou por várias conceituações, entre elas destaca cinco:

"A primeira é uma definição apologista de que o envelhecimento é a nossa inabilidade para fugir da morte; assim o ser humano busca explicações simplistas para responder ao questionamento do envelhecimento sem, entretanto, aprofundar-se no assunto. A segunda é a definição intuitiva que considera o envelhecimento como tudo o que passa por muitos anos de vida e morre. Para este autor a terceira definição de envelhecimento provém da Grécia antiga onde era compreendido como uma doença resultante da instabilidade de quatro humores representados pelo sangue, catarro, bílis amarela e bílis negra. A quarta definição, baseada em Claude Bernar e James Fries, aponta o envelhecimento como um processo biológico natural responsável por alterações no funcionamento do organismo, que conduzem à mensurável perda da capacidade adaptativa de resposta ao ambiente diante do estresse e de doenças crônicas. A quinta definição, citada por Coles, contém parte da teoria evolucionista de Michael Rose, para quem o envelhecimento é o resultado da entropia que interfere no mecanismo homeostático do ser humano, portanto uma geração continua a viver na seguinte através da herança genética".

No intuito de resguardar os direitos de cidadania, o governo criou o estatuto do idoso, que traz uma série de garantias á todos aqueles que têm mais de 60 anos de idade, além de inovações em várias áreas, tais como lazer, saúde, educação, transporte, entre outros.

Tendo em vista que o número de pessoas de faixa etária acima de 60 anos aumenta significativamente em todos os países do mundo, fazendo-se necessário maiores estudos e pesquisas, que proporcionem á esta população, cuidados e atitudes mais saudáveis, a partir dos interesses desses indivíduos.

A variação da qualidade de vida gira em torno de três dimensões: físicas, psicológicas e sociais.

Com o avanço da medicina o idoso vive mais, mas não é tão significativo viver além de 80 anos sem qualidade de vida.

De acordo com Vieira (1996), alguns fatores favoráveis como, aceitar mudanças, prevenir doenças, estabelecer relações sociais e familiares positivas e consistentes, manter o senso de humor elevado, autonomia e um efetivo suporte social, contribuem para a promoção do bem estar do idoso e consequentemente influenciam diretamente numa melhor qualidade de vida.

Podemos dizer que, com a idade há alterações fisiológicas e muitas das doenças crônico-degenerativas são resultadas por causa dos hábitos dos idosos. Sendo assim o exercício físico influencia o envelhecimento, importante sobre a qualidade de vida, promovendo a autonomia e prevenindo doenças.

Segundo Lorda (1998) é necessário prever o tipo de atividade adequada para cada idoso, pois cada um tem um processo de envelhecimento diferente, portanto apresentam diferentes alterações fisiológicas.

Deve-se levar em consideração que a atividade física não trará grande resultados para o corpo, porém, a sua importância está na segurança que o idoso adquire, e na melhoria de suas relações.

Socialmente os idosos participam de clube e associação exclusivos, o que de certa forma os segrega num mundo particular. Se as portas estivessem abertas para ambos, jovens e velhos, poderiam compartilhar experiências e todos notariam que o idoso também é hábil.

A falta de produtividade e o isolamento social afetam psicologicamente o idoso, tornando necessário certa assistência, pois tais fatores podem levá-lo a depressão tornando propicio o aparecimento de outras doenças.

Por outro lado a produtividade, a participação em atividades, o fato de manter seus próprios interesses colaboram muito para o reajustamento do idoso com ele mesmo, e com outras pessoas. A participação familiar tem caráter positivo nesse processo.

Com isso concluímos que o idoso tem totais condições de viver harmoniosamente e ser parte integrante e ativa na sociedade, podendo com suas experiências auxiliar os mais jovens, é necessário que para a melhora na qualidade de vida dos idosos os estímulos físicos, sociais e psicológicos estejam presentes em sua vida, trazendo melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Material e Métodos

O método utilizado foi o dedutivo e os tipos de pesquisa serão: bibliográfica, de campo e pesquisa-ação.

Gil (2002) apud Heerdt, uma pesquisa, quanto aos seus procedimentos técnicos, pode ser classificada da seguinte forma:

a) Pesquisa bibliográfica: é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Não é aconselhável que textos retirados da Internet constituam o arcabouço teórico do trabalho monográfico.

Cruz e Ribeiro (2003) apud Santos, o método dedutivo leva o pesquisador do conhecido ao desconhecido com pouca margem de erro; por outro lado, é de alcance limitado, pois a conclusão não pode exceder as premissas.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com