TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO IDOSO

Trabalho Escolar: PROJETO DE INTERVENÇÃO IDOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 12

UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

JAIR RODRIGUES MARTINS

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

A IMPORTANCIA DO SERVIÇO DE CONVIVENCIA NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO

SOBRAL-CE

DEZEMBRO/2011

SUMÁRIO

Apresentação---------------------------------------------------------------------------------------- 02

Contextualização------------------------------------------------------------------------------------ 03

Objetivos

Geral e Específico----------------------------------------------------------------------------------- 06

Metodologia------------------------------------------------------------------------------------------ 07

Público Alvo------------------------------------------------------------------------------------------ 07

Recursos Financeiros-------------------------------------------------------------------------------- 08

Cronograma de Atividades------------------------------------------------------------------------- 09

Elementos de Avaliação---------------------------------------------------------------------------- 10

Bibliografia------------------------------------------------------------------------------------------- 11

APRESENTAÇÃO

O referido Projeto busca a partir do estudo das nuances que permeiam a temática da participação popular no trabalho ambiental, intervir acerca da não participação dos moradores, considerando os desafios e as possibilidades enfrentadas por estes no que se refere aos problemas ambientais do bairro Dom Expedito, principalmente as questões relacionadas ao rio Acaraú. Pois durante o estágio foram percebidos pela equipe e estagiários à resistência de algumas pessoas quando o trabalho socioambiental para a despoluição do mesmo.

Este Projeto encontra-se assim estruturado: no primeiro momento foi realizada a contextualização histórica acerca da categoria participação e meio ambiente, e em que circunstâncias esta atividade passa a ser realizada pelo Poder Público, até os dias atuais. Num segundo momento nos debruçamos sobre os objetivos, que se baseia no estímulo a uma maior comunicação entre os moradores do Bairro Dom Expedito e a Prefeitura no que remete a legislação, projetos e programas sociais, despertando nestes o reconhecimento de sua importância como agentes impulsionadores de mudanças.

Para o desenvolvimento desse trabalho temos como parceiros a equipe técnica do Programa Serviços Urbanos de água e Esgoto, o Grupo de Educação e Manutenção Sanitária e Grupos Sociais do Bairro, com o objetivo de implantar um sistema de idéias e sugestões, tendo em vista a melhoria da qualidade dos Serviços Públicos Municipais. Além disso, procurando sensibilizar a comunidade quanto à importância da saúde preventiva, saneamento básico, coleta de lixo e a preservação do Rio Acaraú, contaremos com a ajuda dos profissionais do PSF Local, Profissionais do CRAS Mimi Marinho, Escola Sinhá Sabóia e os Líderes Comunitários.

A construção de uma cultura cidadã e de uma consciência ambiental depende da responsabilidade ética e social. A capacidade de agir em meio à diversidade de idéias e posições é à base da participação e da liberdade, e para isso torna-se necessário uma vontade política, pautadas para os princípios de democracia.

CONTEXTUALIZAÇÃO

O desenvolvimento da política ambiental brasileira surgiu, ainda que de forma reservada, no final da década de 1930, quando o Estado passou a exprimir alguma preocupação com a exploração dos recursos naturais do país, criando áreas de preservação.

A pesar disso, a partir dos anos de 1950, a política desenvolvimentista estatal, interessada pelo projeto de industrialização, colocou em segundo plano as questões ligadas ao meio ambiente, principalmente, os problemas de poluição. Nesse período, o principal objetivo do Estado era a implantação de empresas estrangeiras, mesmo aquelas de segmentos fabris altamente poluidores.

Isso contribuiu para a deterioração da qualidade de vida nas cidades, nas quais os investimentos não foram suficientes para infra-estrutura dos bairros que cresciam ao redor destas. Dessa forma, agravaram-se diversos problemas, como: a poluição do ar e dos rios; o dilema das enchentes; a falta de saneamento básico em diversas regiões.

No final de 1970, a sociedade descontente com autoritarismo do Regime Militar, sai às ruas para reivindicar a redemocratização. Desde então, vários movimentos surgem em todo o Brasil, inclusive, os ambientalistas que começaram a se manifestar diante do alto grau de degradação do ambiente causado pelo modelo de sociedade capitalista.

A partir da década de 1980, cresceram muitos movimentos atuantes, e fizeram com que se firmassem propostas de ações que entendessem os problemas ambientais como resultados da dinâmica social. Foi no contexto das vontades e batalha desses segmentos, que a questão ambiental ganhou força política, no sentido de luta cidadã.

Devido às pressões exercidas por vários agentes sociais, com o fim da ditadura militar e a volta da democracia, o país criou uma legislação ambiental, que faz parte da Constituição Federal promulgada em 1988.

A legislação ambiental brasileira é uma das mais avançadas do mundo, pois ela ressalta não só os direitos e deveres dos cidadãos e das empresas, mas também, as normas para o uso dos recursos naturais, como o solo, a água e os minerais, disciplinando as atividades econômicas que se utilizam deles como matéria-prima. Esta ainda dá condições à União, Estados e Municípios para criação de áreas de proteção ao patrimônio natural e cultural, visando programar pesquisas científicas, manejo e educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com