TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Artigo: Projeto Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 8

.Treinamento e Desenvolvimento.

Segundo Idalberto Chiavenato Treinamento é o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimento, habilidades e competências em função de objetivo definidos. Seus objetivos situados no curto prazo são restritos e imediatos, visando dar ao homem os elementos essenciais para o exercício de um cargo, preparando-o adequadamente para ele.

O desenvolvimento segundo a escritora Cleusa Pio do site Psiclogia.Pt representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e consequentemente gerando um bom clima organizacional.

Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo.

Muitas empresas vêm questionando a eficácia de treinamento, buscando avaliar o retorno de seus investimentos nessa área. No entanto, o uso do treinamento é uma importante alternativa para a mudança de atitudes, conhecimentos ou habilidades necessárias ao desempenho adequado do capital humano na empresa. Isso acontece, pois algumas organizações compram pacotes de treinamento e não percebe se esse pacote é realmente eficaz, trazendo resultados para seus colaboradores e para sua empresa.

Os objetivos de um treinamento são:

1. Impulsionar a eficiência

2. Incrementar e aumentar a produtividade

3. Elevar os níveis de qualidade

4. Promover a segurança no trabalho

5. Diminuir refugos e retrabalhos

. Treinamento.

O treinamento é um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho (presente e futuro) mediante o desenvolvimento de hábitos apropriados de pensamentos, ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos e técnicas.

As empresas necessitam mapear as competências que estão em falta em seus colaboradores e então montar um treinamento que faça com essas competências sejam trabalhadas. A Qualymidia como é uma empresa especializada em impressões digitais de pequenos e grandes formatos tendo como ponto forte a elaboração desenvolvimento de outdoor, placas, fachadas, banners, letreiros, placas luminosas, envelopamento de veículos e adesivos em geral tem, por exemplo, detectar a competência em falta de seus montadores e montar um plano de treinamento com base nisso.

De acordo com Gil (1994), o treinamento quando identificada sua necessidade funciona da seguinte maneira:

 Primeiramente identificar a forma de como será abordado o treinamento, o instrutor que o fará, recursos disponíveis e necessários, analisa os pós e contras que esse treinamento pode fazer para a organização.

 A realização do treinamento e a didática apresentada no treinamento, para haver entendimento no assunto.

 Feedback dos treinados ocorre através de formulários de avaliação do treinamento, estes podem ser quantitativos ou qualitativos, e em outros casos são aplicados testes que demonstrem o aprendizado obtido.

Segundo Chiavenato o conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento:

1. Transmissão de informações: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo. O desafio está em repartir informações como um corpo de conhecimentos entre os treinados.

2. Desenvolvimento de habilidades: principalmente as habilidades, destrezas e conhecimentos diretamente relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras.

3. Desenvolvimento ou modificação de atitudes: ou seja, mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os funcionários aumentam de motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de gerencia e de sua supervisão quanto a sentimentos e reações das pessoas.

4. Desenvolvimento de conceitos: o treinamento pode ser conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceptualização de ideias e de filosofias, seja para facilitar a aplicação de conceitos na pratica administrativa, seja para elevar o nível de generalização desenvolvendo gerentes que possam pensar em termos globais e amplos.

Em todo processo de treinamento deve-se ter o conhecimento de quem vai ser treinado e os recursos (entrada); posteriormente o processo deve ser avaliado e planejado (programas de treinamento) e aplicados conforme a sua necessidade (saída). Após todo o processo deverá ser realizada sua avaliação (retroação).

Na realidade, o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, tendo como finalidade fazer com que a mesma consiga atingir os objetivos organizacionais, sendo assim, o treinamento não se torna uma despesa, mas sim um investimento, visto que retorno se torna compensador para a organização.

.Objetivos do Treinamento.

Para Marras (2000, p. 169) compreende que no âmbito dessa pretensão: “O que se busca ao desenvolver um talento é o despertar de suas potencialidades, permitindo que essas floresçam e cresçam até o nível desejado de resultados”. O essencial não é perder de vista que o colaborador é um ser humano, e não uma função ou cargo. O sentido de ser humano é polissêmico, e na empresa, pode-se dizer que é a interação no sistema dinâmico organizacional e dessa forma para a identificação de talentos.

Já para Chiavenato os principais objetivos do treinamento são:

• Preparar as pessoas para a execução imediata das diversas tarefas do cargo.

• Proporcionar oportunidades para o contínuo para o conhecimento desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções mais complexas e elevadas.

• Mudar a atitude das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a motivação e torna-las mais receptivas ás novas técnicas de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com