TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Trabalho Universitário: Projeto Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE

PROJETO INTERDICIPLINAR

CONHECENDO O FUNCIONAMENTO DA OFICINA DE ESCOLA DA LUTHERIA DA AMAZÔNIA - OELA

MANAUS-AM

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE

JAQUÊ REIS

JULIETE LIRA

MEIRY JANE

MICHEL CARDOSO

MONIQUE DUARTE RABELO

ROSANGELA Mª DE SOUZA BELÉM

TALITA DA SILVA SOUZA

PROJETO INTERDICIPLINAR

CONHECENDO O FUNCIONAMENTO DA OFICINA DE ESCOLA DA LUTHERIA DA AMAZÔNIA - OELA

MANAUS-AM

2013

INTRODUÇÃO

O projeto a ser demonstrado, trata-se de uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas para a educação profissionalizante de adolescentes e jovens amazônidas, respeitando os princípios da utilização racional e sustentáveis dos recursos naturais da região, contribuindo para a formulação de políticas públicas que atendem os direitos e necessidades do segmento populacional.

A missão deste projeto é contribuir para o bem estar socioambiental, através da formação de cidadãos comprometidos e aptos a gerarem, difundirem e aplicarem conhecimentos coerentes com os princípios de manejo florestal sustentável.

A partir do conhecimento do projeto apresentado, pode-se perceber que o mesmo, visa além de sustentabilidade, a inclusão social dos seus usuários e ainda fortalece os laços familiares, além de promover a garantia dos direitos dos povos da floresta. Seu programa que visa a gerar renda, ates de tudo profissionaliza, modificando a realidade dos jovens, que por sua vez estarão aptos para o mercado de trabalho.

1. TÍTULO DO PROJETO

Conhecendo o funcionamento da oficina de escola da lutheria da Amazônia – OELA

1.1 Descrição do Projeto

1.1.1 Tipo de Projeto: Organização Não Governamental - ONG

1.1.2 Origem: Oficina Escola Lutheria da Amazônia – OELA

1.1.3 Objetivo Geral:

Divulgar, promover e implementar o fortalecimento da cidadania através do ensino profissionalizante na área do beneficiamento e processamento da madeira, bem como estimular a prática do manejo florestal de impacto reduzido visando ao desenvolvimento sustentável, à conservação do meio ambiente e à adequada utilização dos recursos naturais do País.

Objetivos Específicos:

Desenvolver ações de educação para sociedades sustentáveis, pautada na pedagogia paulofreiniana, de cunho participativo, de educação popular cidadã e ambiental;

Desenvolver ações, cuja finalidade seja a melhoria da qualidade de vida da população da região amazônica, respeitando as culturas, a história, as relações de gênero, etnia, raça, cor, religião, conservando o meio ambiente e permitindo apenas a exploração sustentável dos recursos naturais;

Apoiar e desenvolvimento de ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano através de atividades esportivas, promovendo a saúde física e mental.

Atender à programas sociais vinculados às comunidades tradicionais e urbanas para o desenvolvimento de atividades de inclusão social e digital, através de ações de educação profissionalizante, esporte e lazer com crianças e adolescentes;

1.1.4 Público Alvo:

Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidade em situação de vulnerabilidade social, residentes em áreas urbanas sob atenção da Oficina Escola Lutheria da Amazônia - OELA, devidamente referenciados pelos CRAS locais, que estejam sob os critérios de elegibilidade do projeto.

1.1.5 Ações:

A OELA é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas para a educação profissionalizante de adolescentes e jovens amazônidas, respeitando os princípios da utilização racional e sustentável dos recursos naturais da região, contribuindo para a formulação de políticas públicas que atendam aos direitos e necessidades deste segmento populacional.

Tem a missão de contribuir para o bem estar socioambiental, através da formação de cidadãos comprometidos e aptos a gerarem, difundirem e aplicarem conhecimentos, coerentes com os princípios de manejo florestal sustentável. Atuamos em três programas: Educação, Geração de Renda e Políticas Públicas.

1.1.6 Recursos Financeiros

Petrobras e Ministério do Esporte, SEAS, SEMASDH, Rainforest Alliance, Precious Woods – Mil Madeireira, Ashoka empreendedores sociais, CETAM, SEBRAE SESC, INPA, Fund. ORSA e IFAM.

1.1.7 Recursos Humanos

01 Assistente Administrativo, 01 Assessor de Comunicação, 02 Educadores Sociais, 01 Profissional de Serviço Gerais, 01 Pedagoga, 01 Coordenador de Formação, 02 Assistentes de formação, 01 Coordenador de Remo e natação, 01 Coordenador de Esportes coletivos e Tawkwondo e 03 Professores de Educação Física.

1.1.8 Dificuldades e Falhas

As dificuldades enfrentadas pela OELA são a falta de recursos, a falta de aderência da comunidade aos projetos propostos pela ONG e um grande índice de desistência dos alunos, uma estratégia tanto para a desistência, quanto para a resistência ao projeto é o apoio e a motivação pedagógica a comunidade.

1.1.9 Importância

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com