TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Trabalho Universitário: Projeto Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO INTERDISCIPLINAR

José Erisvaldo Lessa Vieira

TÍTULO: Interdisciplinaridade, contextualização e ensino de matemática.

“Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre uma pitada de descoberta na resolução de qualquer problema.” ( POLYA, p.1)

APRESENTAÇÃO:

Ensino e aprendizagem estão diretamente ligados no contexto educacional. Para o professor, independente da disciplina a qual leciona, o desafio de propiciar uma aprendizagem significativa é uma constante. Para os alunos, a abstração de alguns conteúdos tacham a disciplina de matemática como de difícil compreensão.

Nesta perspectiva,

Aprender Matemática de uma forma contextualizada, integrada e relacionada a outros conhecimentos traz em si o desenvolvimento de competências e habilidades que são essencialmente formadoras, à medida que instrumentalizam e estruturam o pensamento do aluno, capacitando-o para compreender e interpretar situações, para se apropriar de linguagens específicas, argumentar, analisar e avaliar, tirar conclusões próprias, tomar decisões, generalizar e para muitas outras ações necessárias à sua formação. (PCN, Ciência da Natureza. p. 108)

Desta forma, o projeto busca desenvolver uma atividade interdisciplinar tendo como foco à interdisciplinaridade entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. Justifica-se pela necessidade de promover atividades de ensino-aprendizagem que trabalhe essencialmente a integração entre as disciplinas. Pois se entende que a matemática, vai além de um caráter instrumental, havendo a necessidade de ser colocada como ciência com características próprias e aplicabilidade no cotidiano do aluno, bem como, sua articulação entre as mais diversas áreas do conhecimento.

Para este momento, buscamos associar a matemática com a Biologia, não de maneira que venham se sobrepuser enquanto ciência, mas como subsídios para que possam se complementar. Problematizando o conteúdo a ser abordado de forma que os alunos possas concretizar conceitos e definições a partir de situações práticas. Pois, segundo Pais (2008, p.5);

Os conceitos são ideias gerais e abstratas desenvolvidas no âmbito de uma área específica de conhecimento, criados para sintetizar a essência de uma classe de objetos, situações ou problemas relacionados ao mundo da vida.

Desta forma, buscamos dinamizar o projeto com o cálculo do IMC Índice de Massa Corpórea dos alunos. Para este cálculo, é notório a necessidade de alguns pré-requisito matemáticos, como por exemplo: as operações básicas da aritmética, visto que para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros).

Podemos perceber ainda, que ao tempo que se trabalha os fatores biológicos que influenciam no aumento ou perda de peso estariam paralelamente trabalhando razão, proporção, unidades de medidas, porcentagem e ainda, como exposição de dados, o uso de tabelas e gráfico com mais detalhes.

Vale salientar que a matemática se insere num contexto, sem nenhuma conexão com a realidade do aluno. Muitas questões perpassam as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem da matemática, como falta de conhecimento básico das quatro operações, carência em saber interpretar os problemas ou então como aponta (PAVANELLO; LOPES; ARAÚJO, 2011) falta de compreensão dos livros didáticos e o que os professores querem lhe comunicar.

É perceptível um leque de ramificações entre as duas áreas do conhecimento, abordando as relações interdisciplinares sob um ponto de vista comum; a modelagem matemática (pegar situações, amostras e elaborar propostas, estratégias de ensino) Dentre outros, pode-se pensar em uma abordagem transdisciplinar, pensando na complexidade e multidimensionalidade da ciência e do saber docente, relacionando também os conteúdos matemáticos presentes na educação física; construir problemas matemáticos a partir de conteúdos como regra de três, razão e proporção, fração, percentagem, estatística, função e sólidos geométricos.

OBJETIVOS

GERAL: Promover atividades de ensino-aprendizagem através da interdisciplinaridade

ESPECÍFICO:

• Identificar a aplicabilidade da matemática em outras áreas do conhecimento

• Utilizar conceitos de estatísticas para representar comportamentos de perda ou ganho de peso nos grupos investigados.

• Analisar as possíveis causas da desnutrição ou obesidade tomando como parâmetros conceitos de razão centesimal (porcentagem).

• Propiciar atividades físicas.

• Construir enunciados de problemas matemáticos voltados para o ensino de ciências e educação física.

• Ampliar a discussão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com