TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação

Por:   •  28/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

       Centro de Educação a Distância

   Curso: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Disciplinas norteadoras:

Psicologia da Educação

Fundamentos Filosóficos da Educação

Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação”

Rozania Maria de Souza

RA: 9682.450.494

Tutora EAD Renata M. Schmidt

Jundiaí/SP

 2014

INTRODUÇÃO

Este Desafio Profissional será desenvolvido a partir da proposta de realização de um Projeto de “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação”, considerando um cenário hipotético de problemas comportamentais e de aprendizagem.

Em um âmbito geral, a escola não encontra dificuldades de coordenação pedagógica, pois, desde o seu ingresso na escola, os alunos são estimulados a desenvolver a habilidade do “querer aprender”. Sem que essa técnica se torne competitiva entre os mesmos, mas sim, instigadora para o próprio desenvolvimento individual e coletivo.

Excepcionalmente, nesta turma em análise, além de um aluno que apresenta dificuldade no desenvolvimento da habilidade de aprendizagem, há também dois meninos que apresentam leves problemas de ordem comportamental. Sendo um deles considerado como “agitado” e o outro como “agressivo”.

O passo-a-passo a seguir, conduz a elaboração diagnóstica e analítica dos casos bases para a elaboração da proposta desta atividade acadêmica, que tem cunho avaliativo na composição da nota bimestral das disciplinas em curso.

As bases metodológicas utilizadas serão: pesquisas bibliográficas e entrevistas com profissionais atuantes na área da educação em escolas de ensino fundamental.


 

Passo1 - Perfil da turma/ características gerais

Nome da Escola (fictício):         FUTURO CERTO

Ano ou série:  4º Ano

Número de alunos:    29

Meninos:     17

Meninas:       12

Descrição do perfil da turma:

É um grupo homogêneo. Sendo todos os alunos oriundos de famílias de classe média, que possuem estruturas familiares sedimentadas e com recursos financeiros e econômicos sustentáveis para o padrão social que estão inclusos.

A turma em si vem correspondendo às expectativas pedagógicas e didáticas para o grau de ensino-aprendizagem proposto para a série em questão.

Em relação a aprendizagem, com exceção de um aluno (que será avaliado a seguir), a turma se encontra em níveis semelhantes de saberes, todos apresentam facilidade de compreensão, conseguem ler e escrever com desenvoltura, elaborando produções textuais coerentes ao que se propõe o grau de desenvolvimento para esta série do Ensino Fundamental.

Em relação a matemática, todos demonstram interesse e facilidade para o estudo de cálculos e de raciocínio lógico. A grande maioria domina as quatro operações matemáticas, a tabuada e conseguem interpretar e resolver problemas, inclusive apresentando respostas com cunho interpretativo nos resultados encontrados.

Passo 2 - Análise de problema comportamental

Nome do Aluno (1):     PEDRO

Idade: 9 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:

O Pedro é uma criança agitada, porém, é dócil e afável, companheira, atenciosa com todos os colegas de classe. O que se percebe é que ele tem pressa em aprender e de realizar as tarefas. Sempre quer mais e está pronto para outro desafio. Um comportamento considerado pouco comum para esta fase de idade.

Nome do Aluno (2):      LEONARDO  

Idade:  9 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:

O Leonardo é uma criança de comportamento agressivo, mas de forma moderada. Ele é independente, organizado, detalhista e minucioso. Seu relacionamento com os demais colegas é considerado ponderado para as atividades em equipe. O que se percebe é que ele gosta de por ordem em tudo e que, caso ele perca o domínio do que considera como “ideal”, ele se exalta, desenvolvendo uma irritabilidade notável. No entanto, nas demais situações, é uma criança dócil, companheira e prestativa com os demais colegas.

        

Passo 3 - Análise de problema de aprendizagem

Nome do Aluno (1):   MARCELO

Idade: 9 anos

Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem:

O Marcelo é uma criança hiperativa. Tem dificuldade de concentração em atividades de cunho teórico, porém excelente desenvolvimento e resposta para atividades que exijam raciocínio lógico e elaboração de cálculos. Apresenta excelente comportamento disciplinar e de afetividade com todos os demais colegas da classe.


Passo 4 - Implementação do Projeto

1 – Definição do(s) animal (is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.

Para o Pedro e para o Marcelo

  • Sugestão: Tartagura e/ou Escargot.

Para o Leonardo

  • Sugestão: Cão da raça Poodle.

2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.

Para todos os estudantes da classe, em especial para os três em análise:

  •  A interação dos alunos com os animais em sala de aula.

3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.

Para os alunos: Pedro e Marcelo

  • A proposta comporta a orientação para que eles considerem o animal seu colega de classe e que devem dividir responsabilidades, interagindo no tempo e na velocidade do animal.

Para o aluno, Leonardo:

  • A proposta é direcionada para que o convívio com o cão, fará com que ele desenvolva a habilidade de gerenciar seus anseios e administrar de forma ponderada seu egocentrismo, aprendendo com o cão a habilidade do tudo a seu tempo, a esperar para ganhar, do doar para receber e especialmente de que a troca de atenção, afeição e carinho só acontece quando a reciprocidade é simultânea.

4 – Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.

O monitoramento acontecerá em tempo integral, por profissionais aptos ao exercício da psicopedagogia comportamental, especializados em TAA. Inclusive através de reuniões periódicas com os pais e/ou responsáveis para o acompanhamento e avaliação dos comportamentos em horários opostos aos dos turnos escolares.

5 – Definição dos objetivos gerais e específicos o projeto.

O objeto geral

  • é a análise e desenvolvimento de estratégias que reduzam pontuadamente situações que possam ter conseqüências amplificadas ao âmbito escolar, trabalhando o comportamento do aluno enquanto ser social.

O objetivo específico

  • é a escola fazer com que se cumpra o seu papel pedagógico e social, resolvendo/administrando dentro de suas condições e especializações as necessidades psicofuncionais dos estudantes que nela estão inseridos. Garantindo a possibilidade de um futuro promissor para esta geração de estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (169.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com