TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Erla Serpa Alves de Souza-RA 1299115895

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Valparaíso-Goiás

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                                   

                             

Erla Serpa Alves de Souza-RA 1299115895

                                           

Tutora: Rejiane Platero Ferreira

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Atividade Pratica Desafio Profissional nas disciplinas de Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem e Redes Sociais e Comunicação do Curso de Geografia da Universidade Anhaguera-UNIDERP,apresentado como requisito á obtenção do grau de Licenciatura em Geografia

Valparaíso-Goiás

2015

[pic 3]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................4

1.1DESCRIÇÃO DO PERFIL DA TURMA......................................................5

2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................8

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................11

REFERÊNCIAS

[pic 4]

1.INTRODUÇÃO

O desafio a ser apresentado traz uma reflexão de como buscar mecanismo para trabalhar no ensino com crianças com dificuldade comportamentais e de aprendizado. A partir do momento que as instituições têm o intuito de implantar medidas que irão acrescentar positivamente na vida do educando, as possibilidades de transformação na sociedade é favorável tanto para escola como para a comunidade.

No primeiro momento será apresentado o perfil dos alunos em sala de aula, os problemas comportamentais, as dificuldades de aprendizado, a intervenção pedagógica com terapia assistida por animais, e por último fazer uma análise e apresentar os resultados esperados  na melhoria dos processos pedagógicos.

Essas atividades mostram à importância de desenvolver ações que possibilitem a aprendizado do educando, e vale ressaltar que as práticas pedagógicas só dão certo se houver parcerias entre o educador e pais.

[pic 5]

Nome da Escola: Escola Estadual         Sonho Encantado

Ano ou Série: 4 ano

Número de Alunos: 25

Meninos: 10/ Meninas: 15

Descrição do Perfil da Turma:

A turma do 4 ano da Escola Estadual Sonho Encantado, localizada em Valparaíso – GO, é uma turma bem avançada em seu desenvolvimento com 25 alunos, sendo a maioria meninas, A professora Helena, usa métodos áudio visual, brincadeira, e leitura. Helena sempre está atenta a seus alunos, tanto em sala como em casa, e também está sempre observando a personalidade de cada educando. Os alunos são calmos e gostam da metodologia da docente claro que como em qualquer turma existem problemas e dificuldades.

A primeira coisa que se aprende juntos é ser amigo, saber ouvir e respeitar os outros e a professora Helena procura ser amiga e trata todos da mesma maneira, sem distinção. Muito exigente, às vezes precisa ser brava, pois crianças gostam de colocar à prova seus limites.

Com isso a educadora Helena deixa seus alunos ter uma participação mais dinâmicas para tornarem-se mais produtivas e interessantes às aulas fazendo com que o educando se sinta motivado a querer expor e contribuir com suas opiniões.

[pic 6]

Alunos visualizados

Aluna: Paula Gomes de Sousa

Idade: 9 anos

Principais problemas individuais: A aluna citada nega-se a participar dos exercícios realizados durante a aula, desrespeita os colegas, utiliza palavras impróprias para o local de aula e não se importa com as regras adotadas pela escola.

Aluno: João Miguel Ferreira

Idade: 9 anos

Principais problemas individuais: O aluno descrito, não possui hábitos de se higienizar, apresenta problemas para se relacionar com a professora e com os demais colegas de classe, sai da sala de aula sem a prévia autorização da professora além de deixar no prato todo o lanche ofertado pela escola.

[pic 7]

Felipe tem 9 anos e está na 4 ano, da Escola Estadual Sonho Encantado, é um menino com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Não convive bem com os amigos não respeita o professor e tem dificuldade em acompanhar nas atividades escolares apresentadas em sala de aula. A história de vida de Felipe é determinante para este comportamento, pois seus pais morreram assassinados quando tinha 4 anos e foi adotados pelos avós paternos .

Felipe vem mostrando comportamentos agressivos, dificuldades com regras e limites não só em sala de aula, mas também em seu ambiente familiar. Os avós que o adotaram não tem condição financeira para seguir com um tratamento adequado para as dificuldades que o educando Felipe vem sofrendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (2.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com