TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Kanban

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O Kanban tem como objetivo assimilar a necessidade de material e assegurar que as peças produzidas serão entregues a tempo para garantir a fabricação, montagem e entrega do produto.

Isso só ocorre puxando as partes de montagem da linha final. Apenas a linha de montagem recebe o programa de expedição que deve ser aproximadamente os mesmo todos os dias. Todos os operadores receberão ordens de fabricação via cartões e se a produção parar por qualquer que for o motivo o posto de trabalho que o procede também parará e deixara de enviar cartões, logo parando tudo.

A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “just in time”. A empresa japonesa de automóvel Toyota foi à responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Tipos de contentores de estoque de materiais 8

Figura 2 - Ilustração de quadro Kanban. 8

Figura 3 - Kanban controlado por cartões 9

Figura 4 - Exemplo de aplicação de Kanban 10

Figura 5 - Exemplo de caixa de ar condicionado para o veículo Celta Classic 1.0 11

Figura 6 - Rebocador elétrico em operação 12

Figura 7 - Situação anterior das linhas de montagem 12

Figura 8 - Lay-out antes da implantação do Kanban 13

Figura 9 - Situação atual das linhas de montagem 13

Figura 10 - Lay-out após a implantação do Kanban 14

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Resultados das melhorias implantadas 15

Tabela 2 - Ganho obtido em um ano 15

SUMÁRIO

RESUMO 3

LISTA DE FIGURAS 4

LISTA DE TABELAS 5

1. INTRODUÇÃO 7

2. FUNCIONAMENTO DO KANBAN 8

2.1 CARTÃO KANBAN 8

2.2 QUADRO KANBAN 8

2.3 KANBAN CONTROLADO POR CARTÃO 9

2.4 RECOMENDAÇÕES IMPORTANTE 10

3. ESTUDO DE CASO 11

3.1 LAY-OUT ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO KANBAN 12

3.2 MELHORIAS NAS LINHAS DE MONTAGEM 13

4. CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 17

1. INTRODUÇÃO

Em virtude da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), o mundo encontrava-se em dificuldades. No Brasil, surge a Indústria Siderúrgica de Volta Redonda e a Companhia Vale do Rio Doce para extrair e exportar ferro, para tentar amenizar tais dificuldades. Mas no estado de Santa Catarina, segundo PIAZZA (1983, p.649), a guerra gerou impactos econômicos negativos, devido ao intercâmbio mantido com a Alemanha, fazendo cessar importações de máquinas, aço, entre outros. Portanto, a economia não se desenvolveu convenientemente, por não conseguir enfrentar a concorrência tanto em preço e qualidade aos similares nacionais e estrangeiros.

A recessão afetava economicamente todos os setores, principalmente a indústria. Com a crise do petróleo na década de 1970, tornaram-se escassos produtos como o alumínio, cobre e polímeros bem como os energéticos, óleo diesel e gasolina, ocasionando falta de itens e aumento abusivo de preço, pois vários países dependiam da importação destes produtos a fim de atender suas necessidades.

O Japão, sendo um país dependente de vários produtos importados, principalmente dos produtos energéticos e não possuindo recursos próprios, foi forçado a tomar providências. Adotou uma política de controle de modo que se pudesse administrar a utilização destes produtos evitando desperdício, sendo assim, estava direcionado a um sistema que produzisse somente o necessário, na quantidade necessária e no momento necessário.

Para atender tais necessidades, segundo MOURA (1989; p.25) foi criado o Sistema Toyota de Produção por Taiichi Olmo, com o intuito de tornar a produção eficiente, eliminando desperdícios. Esse sistema é formado pelo Just in Time, que resumidamente é o fornecimento de um elemento necessário, no momento que ele se torna necessário. O Just in Time é gerenciado pelo Kanban, que permite controlar a produção através de informações que impedem que produtos defeituosos e outros problemas interfiram no processo produtivo.

Desde sua criação até a atualidade, o Sistema Toyota de Produção, composto pelo Just in Time e gerenciado pelo Kanban, é aplicado em diferentes segmentos industriais de vários países. No Brasil, essa filosofia é, largamente, utilizada na indústria moveleira e o automobilístico.

O objeto de estudo deste trabalho é o método Kanban, que busca reduzir os custos de produção, através do controle, organização e redução de estoque de materiais.

OHNO (1997) cita que os sete desperdícios mais comuns nas empresas são: Superprodução, Esperas, Defeitos de Qualidade, Inventários desnecessários, Processamento Inapropriado, Transporte Excessivo e Movimentação Desnecessária.

2. FUNCIONAMENTO DO KANBAN ( Cartão Visual)

Neste momento, será ilustrado o funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com