TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ler + Mar

Por:   •  9/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

1 - Designação

Navegar com Ciência no Portugal Quinhentista

1.1. Descrição do projeto

Conscientes da importância do mar para Portugal, devido ao seu posicionamento geoestratégico, à dimensão e potencialidades da sua plataforma marítima continental e à sua tradição marítima e saberes sustentados, com especial relevância para a época dos Descobrimentos, pretendemos dar um contributo para a sensibilização dos alunos e de toda a comunidade educativa para a relação dos portugueses com o mar e reviver uma época marcante da nossa História, que deu novos mundos ao Mundo, projetando o futuro.
No século XXI, o Mar poderá ser, tal como em Quinhentos, uma plataforma de desafio, de inovação e de descoberta, um ancoradouro de sustentabilidade de Portugal.
Os recursos presentes na plataforma continental marítima portuguesa aguardam novos cartógrafos que os mapeiem, os deem a conhecer e os rentabilizem. É uma nova era que nos surge, e entre os novos navegadores poderão estar alunos deste projeto.
Se em Quinhentos tivemos homens como Nicolau Coelho, capitão da Bérrio, figura central da descoberta do caminho marítimo para a Índia, ao lado de Vasco da Gama e seu irmão Paulo da Gama, e igualmente nuclear no achamento do Brasil, navegador com raízes em terras famalicenses, através da Casa de Pereira, já em Quatrocentos, desta mesma Casa foi oriundo D. João I, motor com os seus filhos do processo de expansão.
Face a este contexto, natural se afigura pretendermos realçar o contributo de gentes famalicenses nessa época de inovação e descoberta e partirmos com os nossos alunos (em fase do operatório concreto), de uma abordagem local para a nacional e depois para a planetária.
Desta forma propomo-nos contribuir para a formação integral dos alunos através da promoção da leitura em vários suportes, da sensibilização para a importância do mar e da valorização das atividades experimentais.
É um projeto pensado para levar os participantes à época dos Descobrimentos, com o estudo das transformações sofridas na sociedade portuguesa quinhentista e do desenvolvimento e evolução da ciência que possibilitou a expansão marítima.
A apresentação final do trabalho será realizada numa festa quinhentista aberta a toda a comunidade educativa, com apoio e envolvimento de vários parceiros

Temos ainda por objetivo a construção e edição de um e-book com todas as atividades e trabalhos realizados, suporte que funcionará como um recurso para futuros projetos e trabalhos dos alunos.

1.2. Fundamentação

De acordo com as seguintes metas definidas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento: Promoção da participação social e cívica dos alunos; Reforço da formação integral da personalidade dos alunos, dando particular ênfase a programas/atividades que promovam a educação para a cidadania e para os valores, a aquisição de hábitos de vida saudáveis, a valorização da prática de atividades de índole variada, nomeadamente culturais, físicas e desportivas; Construção da imagem identitária do agrupamento como elemento de coesão e integração colectivos, propomo-nos contribuir para a sua consecução através da promoção da leitura em vários suportes, da sensibilização para a importância do mar e da valorização das atividades experimentais.

1.3. Objetivos

• Promover a leitura de diferentes tipos de textos de língua portuguesa em vários suportes;
• Reconhecer o contributo da expansão marítima portuguesa para o desenvolvimento da humanidade;
• Verificar a importância do mar como elemento marcante no devir civilizacional português.

1.4. Público alvo

Educação pré-escolar; 1.º CEB;  2.º CEB.

1.5. Áreas curriculares

Disciplinas envolvidas no desenvolvimento do projeto

1.º CEB: Português, Estudo do Meio, Matemática;
2.º CEB: Português, História, Ciências da Natureza, Matemática, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical, Educação Física.

1.6. Fundo documental

Previsão dos títulos necessários para o desenvolvimento do projeto (livros, revistas, sítios, entre outras fontes)

. ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner, O Bojador
. BASTOS, G., Rumo ao Brasil, Coleção À Descoberta com Gil e Inês, Lisboa, Editorial Caminho (Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos.)
. BELLEC, F., D’OLIVEIRA, R., TÁVORA, L.L., Naus, Caravelas e Galeões na iconografia portuguesa das Descobertas. Lisboa, Ed. Quetzal 1993.
. CASIMIRO, Jorge, As velas que abriram o mundo, Colecção Eureka, Lisboa, Lisboa Editora. 2002
. CORTESÃO, Jaime, A Expedição de Pedro Álvares Cabral e o Descobrimento do Brasil, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1994 [1992]
. COUTO, Jorge, A Construção do Brasil, Lisboa, Edições Cosmos, 1995.
. GARCIA, José Manuel, A Viagem de Vasco da Gama à Índia. 1497-1499, Lisboa, Academia de Marinha, 1999.
. PEREIRA, Moacir Soares, Capitães, Naus e Caravelas da Armada de Cabral, Coimbra, Junta de Investigação Científica do Ultramar, 1979.
. DOMINGUES, F. C., Viver a bordo, in Revista Oceanos. nº 2. pp. 37 – 63, Lisboa, 1989.
. FERNANDES, Isabel Maria, Alimentos e Alimentação no Portugal Quinhentista
. http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/ouvir/a-aventura-dos-descobrimentos.html
. http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/navegacoes-portuguesas.html.
. http://imgs.sapo.pt/files/kitdomar/dev/files/12._ficha_mar_de_palavras.pdf
. http://imgs.sapo.pt/files/kitdomar/dev/files/2._ficha_as_nossas_embarcacoes.pdf
. http://peapo.com.br/documents/Bussola_ClNav.pdf
. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/8968/1/ulfl137062_tm.pdf
. http://www.cienciaviva.pt/latlong/anterior/pedron.pdf
. http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/susao1.asp
. http://www.slideshare.net/marvalerio/a-nau-catrineta
. http://www.vidaslusofonas.pt/garcia_da_orta.htm
. http://www.visoemmovimento.com/ciencia_viva/cv1/guiao.pdf
. LETRIA, J. J., Infante D. Henrique - O Navegador dos Sonhos, Texto Editora, 2010
. LETRIA, J. J., Irmão Oceano, Areal Editores, 2013
. MAGALHÃES, A. M.; Alçada, Isabel, Coleção Na crista da onda, Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, 1999.
. MANUPPELLA, Giacinto e ARNAUT, Salvador Dias, Livro de Cozinha da Infanta D. Maria
. MOURA, Vasco Graça, Os Lusíadas para gente nova.
. PAIVA, Jorge. A Biodiversidade no Portugal Quinhentista
. PESSOA, Fernando, Mensagem
. SILVA, Manuel Libório, A Nau Catrineta e a História Trágico-Marítima
. SOUZA, Pêro Lopes de, Diário da navegação da armada que foi á terra do Brasil em 1530 sob a Capitania-Mor de Martin Affonso de Souza
.ALBUQUERQUE, L.; Magalhães, A. M.; Alçada, I., Os Descobrimentos Portugueses. Viagens e Aventuras, Editorial Caminho, 2001 (Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos.)
.SOARES, Luísa Ducla, A Nau Mentireta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com