TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ler e Brincar

Por:   •  1/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.101 Palavras (13 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO DE LETRAS

Literaturas de Língua Portuguesa

Literatura Infantojuvenil

Multimeios Aplicados à Educação

BRINCANDO COM PALAVRAS

                                                                        Tutora: Elizângela Jara

                                        Rene Manske/9520377934

Joinville/01

Outubro /2015

       

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- DESENVOLVIMENTO.............................................................5

3- RELÁTORIO DAS PROPOSTAS DAS ATIVIDADES DO                         PROJETO LER E BRINCAR COM PALAVRAS .......................9

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................11

5- BIBLIOGRAFIA.......................................................................12

6- ANEXOS.................................................................................13


 1-INTRODUÇÃO

               

         O Projeto ler e brincar com palavras a ser realizado tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantojuvenil e as obras da literatura portuguesa com os meios aplicados a educação no desenvolvimento social, emocional e cognitivo do aluno. Ao longo de anos, a educação vem se preocupando em contribuir para a formação de um indivíduo mais crítico responsável e que seja mais atuante na sociedade. Isso porque vivemos em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem de forma muito mais rápida, seja na forma da escrita, da leitura, ou mesmo da linguagem oral ou visual.

        Através disto a escola busca conhecer e desenvolver na criança e no adolescente as competências da escrita e da leitura, e como a literatura pode influenciar de forma positiva neste processo vendo que é um instrumento motivador e desafiador, a leitura é capaz de transforma-lo em um sujeito ativo, capaz de fazê-lo compreender o contexto em que vive e modifica-lo de acordo com sua necessidade.

        Este trabalho tem o objetivo de enfocar toda a importância que a literatura possui, ou seja, que ela é fundamental para a aprendizagem e o conhecimento, a recreação, informação e a interação ao ato de ler, estes atos devem estar diariamente na vida das crianças e adolescentes, até mesmo na vida adulta. 

No que diz respeito à leitura literária, nossa experiência evidência ser preciso desenvolver em nossos alunos capacidades leitoras que extrapolem os limites da simples periodização dos estilos de época, e da caracterização dos seus principais autores. Devemos também ensiná-los a centrar suas atenções na constituição do texto, pois, conforme assegura Lajolo (1982, 95), o texto literário é um excelente meio de contato com a pluralidade de significações que a língua assume em seu máximo grau de efeito estético.

A literatura ajuda a se familiarizar com o mundo da escrita. Esta proximidade com a escrita, por sua vez, acaba também facilitando na alfabetização e ajudando também nas demais disciplinas, já que temos na escola como um dos principais suportes o livro didático. Os gêneros literários são como grupos familiares que reúnem nas mesmas categorias obras com atributos semelhantes. Conforme suas propriedades formais estes textos são organizados. Na Era Antiga foram formadas as primeiras divisões com os filósofos Aristóteles e Platão. Porém esta categoria é bastante elástica, portanto um determinado conteúdo pode transitar entre outras modalidades, as quais normalmente são classificadas em subgrupos. Porém todos estes gêneros partem de uma classificação padrão, adotados desde a antiguidade: narrativo ou épico, lírico e dramático. Deste tronco partem as ramificações menores, ou seja, os subgêneros.

        Para que os alunos encontrem um sentido e o prazer na leitura de textos literários, devemos ter com eles uma boa conversa, embasada por textos teóricos e literários, jogos, filmes e atividades lúdicas sobre a importância da leitura no desenvolvimento pessoal e social, vendo que desta forma um bom começo para despertar esta paixão. O aluno não pode ser estimulado pelo professor à leitura como uma forma de obrigação, ele deve ser estimulado pelo prazer de aprender, pela curiosidade dos textos, o educador deve considerar as experiências de leitura que os alunos trazem consigo. Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de ela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexivo.

DESENVOLVIMENTO

O trabalho com a língua portuguesa deve ter o objetivo de expandir várias possibilidades do uso da linguagem, em qualquer forma a ser realizada. Os PCN’s da língua Portuguesa estão basicamente fundamentados na teoria dos gêneros textuais, sugerindo um desenvolvimento de trabalho com a língua materna, no que se refere ao ensino de recursos expressivos da linguagem, tanto na escrita quanto na oral, para que o aluno passa desenvolver o conhecimento necessário estando envolvido nos processos de ensino e do aprendizado, e que saibam adaptar suas atividades linguísticas em sala de aula, com vários métodos de ensino, como os livros didáticos, jogos, atividades lúdicas e filmes entre outros.  

        Bakhtin (1992 b, 112) também compartilha algumas dessas ideias, dizendo que não é a atividade mental que organiza a expressão, mas é a linguagem que organiza a atividade intelectual. Assim, ao se materializar em forma de signos, a consciência adquire um poder transformador e, partindo do coletivo, do social, ela se individualiza e se constrói, e a língua se desenvolve.

Para trabalhar com gênero nas aulas, devemos ter atenção na razão de suas escolhas, as características e as funções de cada tipo selecionado. Isso é essencial para que possamos montar um bom plano de aula e termos ótimos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (346.7 Kb)   docx (938.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com