TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: “PARA GOSTAR DE LER É PRECISO COMEÇAR A LER"

Por:   •  6/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA:

“PARA GOSTAR DE LER É PRECISO COMEÇAR A LER.”

RESPONSÁVEL: PRISCILA CRICILENE SILVA DIAS

(Tecnóloga em Saúde e Segurança do Trabalho)

INTRODUÇÃO:

De acordo com a 5ª edição da pesquisa RETRATOS DA LEITURA, do INSTITUTO PRÓ LIVRO, realizado entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, o Brasil perdeu nos últimos 4 anos, mais de 4,6 milhões de leitores. De 2015 à 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. E os não leitores, ou seja, aqueles q não leram nenhum livro nos últimos 5 aos, ou aqueles que não leram nem mesmo uma parte de um livro nos últimos 3 meses, representam 48% da população, o que equivale cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros. Entres as pessoas com ensino superior, foram observadas as maiores quedas percentuais, passando de 82% em 2015 para 68%em 2019.

A redução da leitura foi medida até entre crianças e adolescentes, que leem por dever escolar. Em 2011, crianças com idades entre 5 e 10 anos leram 5,4 livros, ante 6,9 registrados no levantamento de 2007. O mesmo ocorreu entre os pré-adolescentes de 11 a 13 anos (6,9 ante 8,5) e entre adolescente de 14 a 17 (5,9 ante 6,6 livros).

Para a supervisora da Fundação Educar DPaschoal, Marina Carvalho, que trabalha com programas de incentivo à leitura, uma das razões para a queda no hábito de leitura entre o público infanto-juvenil é a falta de estímulos vindos da família. “Se em casa as crianças não encontram pais leitores, reforça-se a ideia de que ler é uma obrigação escolar. Se existe uma queda no número de leitores adultos, isso se reflete no público infantil”, diz a especialista. “As crianças precisam estar expostas aos livros antes mesmo de aprender a ler. Assim, elas criam uma relação afetuosa com as publicações e encontram uma atividade que lhes dá prazer.

O levantamento da pesquisa, reforça um traço muito conhecido entre os brasileiros: o vínculo entre escolaridade e leitura. Entre os entrevistados que estudam, o percentual de leitores é três vezes superior ao de não leitores (48% vs. 16%). Já entre aqueles que não estão na escola, a parcela de não leitores é cerca de 50% superior ao de leitores: 84% vs. 52%.

O apreço pela leitura como hobby pelos brasileiros passou da quarta atividade mais apreciada no tempo livre em 2007 para o sétimo lugar quatro anos depois. 36% dos que antes declaravam a leitura como forma de lazer, foi reduzido para 28%.

Na sondagem à frente dos livros apareceram:

 Assistir televisão: (85% em 2011 vs. 77% em 2007);

 escutar música ou rádio: (52% vs. 54%);

 descansar: (51% vs. 50%);

 reunir-se com amigos e família: (44% vs. 31%);

 assistir a vídeos/filmes em DVD: (38% vs. 29%);

 sair com amigos (34% vs. 33%).

Observando e conversando com as crianças e adolescente da comunidade Formosa, notou-se que a grande maioria tem pouco ou nenhum contato com os livros.

Diante dos expostos, percebeu-se a necessidade da promoção da cultura de incentivo à leitura, através de programas educativos, ensinando, influenciando e incentivando as nossas crianças e adolescentes desde cedo a compreender que o hábito da leitura estimula a criatividade e as habilidade linguísticas, de memória, de conhecimento, além de aumentar a capacidade de concentração e atenção.

MOTIVAÇÃO:

Uma das maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com