TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio do projeto "O que tem no fundo do mar?"

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  2.158 Visualizações

Página 1 de 6

Desirée Steinhaus – ULBRA – 2014/01

1 - Relato da Vivência da Prática de Estágio com Fundamentação Teórica:

Este relatório apresenta-se como uma forma de conhecer e aprofundar alguns estudos referentes à realidade escolar e às diferentes formas de ação entre teoria e prática.

A atuação foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Leite do município de São Leopoldo, localizada em um bairro de periferia, que atende 125 alunos de classe baixa, no período de 05 à 19/05/14, das 7h30 às 11h30, na turma Infantil III B com 16 alunos com idade entre 5 e 6 anos. A turma obedecia a seguinte rotina diária durante o período da manhã:

06h30 às 08h40 – Acolhimento aos alunos e brincadeira livre. Percebe-se que nesse período de brincadeira livre os alunos se utilizam da imitação em diversas brincadeiras, como a representação da família e do professor com os alunos. Em seu livro Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil, Sebastiani (2003) cita que são nesses momentos em que as crianças brincam livremente “que o jogo simbólico se faz presente; nas brincadeiras de imitação são super-heróis, ou assumem alguns papéis da família como representar o comportamento da mamãe, do pai, ou da professora”.

Uma criança que domina o mundo que a cerca é a criança que se esforça para agir neste mundo. Para tento, utiliza objetos substitutos aos quais confere significados diferentes daqueles que normalmente possuem. O brinquedo simbólico e o pensamento estão separados dos objetos e a ação surge das idéias, então das coisas[...]. (VYGOTSKI, 1991; p.28.)

08h40 às 09h – Lavar as mãos, escolha do ajudante do dia e realização da chamada.

09h às 09h15 – Café da manhã e logo após escovação dos dentes.

09h15 às 09h40 – Aplicação de atividade pedagógica.

09h40 às 10h50 – Brincadeira livre no pátio da escola.

10h50 às 11h25 – Lavar as mãos, após cineminha. Diariamente os alunos trazem de casa dvd’s de filmes e desenhos. É feito uma votação e o filme escolhido pela maioria é exibido no cineminha.

11h25 – Os alunos descem para o refeitório para almoçar

O projeto aplicado foi “O que tem no fundo do mar?” e tinha como objetivo estudar a vida marinha e, através do lúdico, abordar assuntos de suma importância como meio ambiente, conscientizando os alunos da importância do mesmo no âmbito social/econômico/cultural. Os alunos adoraram o tema abordado assimilando o conteúdo abordado e colaborando com informações e curiosidades.

[...] o ato de conhecer é tão vital como o ato de comer ou dormir, e eu não posso comer ou dormir por alguém [...] assim, a busca do conhecimento não é preparação para nada, e sim a vida, aqui e agora. (FREIRE, 1984, p.15)

Ao iniciar o projeto, em 05/05, conversei com os alunos sobre o tema do projeto, fundo do mar. Perguntei quem conhecia o mar, a praia e pedi que falassem sobre eles. Disseram que era grande, tinha peixes, areia, caranguejo, baleia, tubarão. Para minha surpresa muitos citaram “sereias” e dois alunos falaram em jacarés. Perguntei como era a água do mar, seu gosto, e todos disseram que era salgada então aproveitei para explicar que ela não é própria para o consumo. Comentei que no mar tem animais que servem de alimento aos humanos como peixes, camarão, lula. Muitos não conheciam camarão. Distribui folhas de ofício e pedi que desenhassem o mar e o que tem nele. A atividade desenho livre proporciona ao professor conhecer muito sobre o aluno.

No dia seguinte, 06/05 retomei o assunto baseada nos desenhos feitos pelos alunos no dia anterior, falando sobre os animais marinhos citados e aproveitei para citar outros. Aproveitei para falar mais sobre o camarão que não conheciam, inclusive mostrei fotos, assim como falei dos perigos do mar. Apresentei aos alunos 5 livros sobre o fundo do mar e deixei que manuseassem, são eles: O Peixe Pixote, de Sônia Junqueira, A baleia que fala feito gente grande, de Maria Mazetti, Sou a maior coisa que há no mar, de Kevin Sherry, Belezura marinha – Poesia para os animais ameaçados pelo homem, de Lalau e Laurabeatriz e Criaturas do mar, da Ciranda Cultural.

No dia 07/05 abordei o tema poluição. Falei sobre lixo jogado nas praias que acabam no mar levados pelas ondas, que os peixes, pensando que é alimento, comem e morrem. Também falei que alguns peixes servem de alimento aos humanos e se comermos algum peixe contaminado podemos ficar doentes. Concluímos, então, que ao ir à praia devemos levar uma sacola plástica para colocar nosso lixo e depois desprezar o mesmo em uma lixeira. A atividade realizada neste dia foi a confecção de animais marinhos usando as mãos como “carimbo” e tinta guache.

Em 08/05 confeccionamos peixes utilizando pratinhos plásticos descartáveis e cola colorida.

Em 09/05 realizei a hora do conto com o livro “O Peixinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com