TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nome do projeto - Ler, compreender e propagar

Por:   •  24/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

I – Nome do projeto - Ler, compreender e propagar.

II – Introdução

O projeto Ler, compreender e desenvolver será desenvolvido na escola CEEJA Marechal Rondon, com o apoio da escola e do corpo docente. Este projeto atenderá jovens e adultos estudantes do ensino fundamental, será no local, e será ministrado em 7 aulas,  totalizando  52  horas  (que  abrangem  desde  a pesquisa bibliográfica até o encerramento da oficina).

A leitura está presente em nossa vida desde o feto, quando nossas mães liam para nós ainda dentro do ventre, quando nascemos e durante toda a infância temos contato com a leitura por histórias contadas através dos contos infantis. Conforme vamos crescendo percebemos também a necessidade da leitura, pois, é através dela que agregamos conhecimento, melhoramos nossa escrita e vocabulário. Embora todos esses benefícios tragos pela leitura e seu fácil acesso, muitos alunos não leem com frequência e os resultados desta falta de interesse são perceptíveis em sala de aula. Tendo isto em vista o projeto busca a inclusão destes alunos no mundo da leitura, para que eles tenham a percepção da falta que a leitura faz em seu cotidiano e busquem aprimorar seus conhecimentos através da leitura, melhorando assim o desempenho destes alunos em sala de aula. Esperamos também com esse projeto que estes alunos aproveitem esta oportunidade e busquem sempre a leitura como forma de melhorar suas vidas através dos conhecimentos adquiridos.

         Apesar de ser um trabalho complexo, desejamos acompanhar de forma cuidadosa estes alunos, para compreender o comportamento dos mesmos em seu desenvolvimento moral e social.

III – Objetivos Gerais

• Desenvolver o raciocínio do aluno para que ele estabeleça relações, pense, crie soluções dentre outros.

• Facilitar a aprendizagem no processo de construção do conhecimento.

• Desenvolver as atividades levando o aluno a trocar antigos hábitos pela leitura, agregando conhecimento.

• Promover o gosto pela leitura;

IV – Objetivo Específico

• Despertar e desenvolver o senso crítico.

• Desenvolver a compreensão do que é lido.

• Proporcionar a integração e a socialização dos alunos.

• Propiciar uma visão literária.

• Estimular a sensibilidade afetiva.

V – Metas

 Garantir um ensino de qualidade, para todos.

 Trabalhar como mediadores do processo, permitindo ao aluno, construir o seu  conhecimento.

 Com empenho e carinho transmitir a esses alunos a importância da leitura e da formação do senso crítico para serem agentes de transformação em seu meio, trazendo valores e transformando vidas através do conhecimento.

VI – Justificativa

Quando o aluno lê com frequência ele se depara com um novo universo, onde aos poucos  vai construindo conhecimento e mudando sua percepção de mundo e melhorando significativamente sua realidade. Quando inserido em sociedade o aluno melhora sua comunicação, postura e vocabulário. Além disso, tem a oportunidade de se tronar um agente de transformação na vida de outras pessoas, mudando assim não só a sua realidade.

Os alunos terão a oportunidade de desenvolver a leitura e a capacidade de compreensão, desenvolvendo assim também em sala de aula.

VII – Metodologia

A princípio foi feita uma reunião com os professores e exposto o projeto e com a participação deles acatamos sugestões para a melhoria do mesmo. Além dessa contribuição os professores estão sempre empenhados em suas aulas a incentivar os alunos a participarem do projeto. Os alunos são livres para escolher qual área literária mais o agrada para fazer a leitura, caso o aluno já tenha algum livro em casa fica a critério dele escolher da biblioteca ou não. Durante todo o tempo do projeto os alunos serão incentivados para não desistirem da obra que estão lendo, cada professor fica responsável por uma turma para dar esse suporte. Os alunos que participarem do sarau literário concorrerão também a uma premiação para melhor interpretação da história lida, seja ela poesia, quadrinhos, informativos, fatos históricos, etc.

VIII – Cronograma

DIA

MÊS

ATIVIDADE

TOTAL DE HORAS

Pesquisa bibliográfica

4

Elaboração do projeto

4

Elaboração do projeto

4

Reunião com corpo docente da escola

4

Confecção dos materiais pedagógicos

4

Confecções dos materiais pedagógicos

4

1ª aula: Apresentação do Projeto para os Alunos.

4

2ª aula: Palestra sobre a importância da leitura.

4

3ª aula: Catalogar os livros que serão lidos e auxiliar o aluno a encontra-los.

4

4ª aula: Apresentação e discussão do vídeo “A Importância do Ato de Ler”. Incentivando a Leitura.

4

5ª aula: Confecção dos cartazes e painel para apresentação do Sarau.

4

6ª aula: Palestra de incentivo a leitura, mostrando exemplos reais de pessoas que tiveram suas vidas modificadas através do conhecimento.

4

7ª aula: Apresentação das obras escolhidas para a escola e premiação da melhor interpretação.

4

-----

--------

Total

52

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com