TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidiciplinar 1

Ensaios: Projeto Multidiciplinar 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  4.171 Palavras (17 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

Curso de Pedagogia

Projeto Multidisciplinar 1

3º Semestre/ 2013

Prof. Luis Gustavo Martins de Souza

Nome Completo RA

Miriam de Fátima Bernardo 5513981516

Naiara Amaral Dutra 5730169912

Introdução

Esta ATPS está voltada para a utilização da didática em sala de aula, tendo como objetivo aprimorar o conhecimento no desenvolvimento de um projeto transdiciplinar. Através deste projeto nota – se a importância do educador em todas as etapas e situações, desde o conhecimento físico até o conhecimento técnico de cada educando, respeitando os limites e as necessidades de seus alunos.

Educar é formar cidadãos críticos e autônomos, onde todos tenham voz e assumam responsabilidades, tendo a educação escolar como uma prática que tenha possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e da participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas, fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.

. Destaca-se a importância da curiosidade do educando, para que o conteúdo proposto vá além dos muros da escola e ultrapasse barreiras.

Apesar de não conhecermos efetivamente o início de tudo, se trata do mais perfeito projeto que conhecemos. Assim, o desenvolvimento desta fantástica aventura possui fases e caminha, na maioria das vezes, na incerteza. Os novos rumos são construídos, surgem novos desafios e novos caminhos são tomados. Existem as diversidades, divergências, concepções diferentes, ou seja, estão presentes os elementos do inesperado.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." Jean Piaget

Elaboração de um projeto educativo

Para o desenvolvimento de um projeto educativo, se faz necessária o preenchimento das seguintes etapas:

A) Identificação: (título) nome da escola, nome do projeto, e ano / turmas em que será desenvolvido.

B) Justificativa: a justificativa deve caracterizar a situação real, obedecendo os seguinte critérios:

- Identificar os resultados de projetos anteriores que caracterizam a sua comunidade.

- Descrever a situação existente a ser modificada pela execução do projeto, utilizando dados que retratem o desafio de uma maneira precisa.

C) Objetivo geral: é o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do projeto e deve ser redigido de modo claro, preciso e sem ambigüidade. O primeiro procedimento é verificar se o tema escolhido se restringe à sala de aula e ao universo escolar ou se contempla à sociedade como um todo. A partir disso, delimitar as metas a serem atingidas.

D) Objetivos específicos: detalhamento do objetivo geral, deve ser formulado, atendendo aos seguintes critérios:

- ser formulado com verbo no infinitivo que define a ação a ser cumprida. - identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, descrita pela justificativa.

E) Metodologia e estratégias de ação: (a maneira como vai se desenvolver as atividades e as atividades em si):

Aprender a ser: transformar a realidade social, compreender e discutir os diferentes contextos e se colocar como personagem principal de uma nova história; aprender a aprender: pensar, argumentar, buscar e selecionar informações; aprender a fazer: desenvolver as competências e habilidades no projeto proposto;

Aprender a conviver: incorporar a solidariedade, responsabilidade e reciprocidade nas relações pessoais e sociais, através de ações do cotidiano.

F) Cronograma: compõe o tempo que irá iniciar o projeto e o término do mesmo. Depois dos objetivos traçados, o professor registrará as diversas atividades a serem executadas pelos alunos.

G) Materiais: o que vou precisar?

Neste momento, o professor deve calcular o material a ser utilizado, o tempo de confecção, a duração de cada atividade, etc.

H) Avaliação: processo contínuo.

1. Quais foram os indicadores de sucesso atingidos?

2. Quais são os motivos do impedimento para o cumprimento de aspectos da programação?

3. Que medidas devem ser viabilizadas para se superar as dificuldades identificadas?

I) Publicação: apresentar o produto final do projeto é alimentar a auto-estima e a auto- percepção real. Propicia o contato com as potencialidades e as limitações.

Refletir sobre as propostas desenvolvidas no currículo da educação básica.

A importância de cada etapa e a transdisciplinariedade

Cada escola convive com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma, bem como a visão de seus principais segmentos. Entretanto, existem componentes que, normalmente, devem constar da elaboração de um projeto. A seguir, serão explicitados alguns destes componentes.

Conteúdos curriculares

Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino-aprendizagem. Devem ser considerados tanto a forma de apresentar os conteúdos, incluindo-se aí a escolha das técnicas de ensino, adequação do material pedagógico e distribuição do tempo na sala de aula, como também o domínio e a definição dos conteúdos de cada disciplina pelos professores.

Avaliação da aprendizagem

Discutir e rever os objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com