TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidiciplinar

Ensaios: Projeto Multidiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

A pedagogia de projetos mostra-se como um componente importante no processo de aprendizagem, um elo capaz de proporcionar aos alunos à oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido. Integrar conhecimentos distintos em diversas áreas torna- se fundamental para que os alunos tenham condições de demonstrar na prática o nível de conhecimento que foi assimilado.

Através dos projetos os alunos são desafiados a explorar profundamente suas potencialidades e sua percepção de ensino diante de problemas práticos e instigadores. Em um grupo, ele é capaz de interagir com outros alunos e juntos, desfrutar de importantes descobertas como: argumentar pontos de vistas, debater soluções de problemas propostos, deliberar conceitos, vivenciar um ambiente de ideias distintas e conceitos diferenciados. E dessa forma, aprender na escola lições importantes de convívio social e profissional.

O professor abandona seu papel tradicional como simples transmissor de informações e conhecimentos e adota uma nova forma de encarar o processo educacional. Neste novo cenário, o professor não apenas conduz um projeto educacional, ele se mostra como mediador, articulador e principalmente como interventor do referido processo. A consciência de sua intencionalidade é fundamental para que o professor tenha totais condições de intervir no processo de aplicação dos projetos de uma maneira que sua intervenção não prejudique o progresso de seus alunos, e sim os ajude a continuar gradativamente sua evolução.

Temos como foco inicial, a interação que se deve ter entre aluno, meio e objetos. Esta interação precisa se transformar em uma relação de cumplicidade mútua onde o envolvimento contínuo traga benefícios futuros.

Na precisão de se reformular os tradicionais modelos de ensino surge a metodologia de projetos. Que traz para dentro da sala de aula uma nova abordagem capaz de proporcionar à criança um desenvolvimento mais próximo da realidade, condizente com a realidade que a rodeia. É nítido perceber que o tradicionalismo da educação brasileira acaba limitado o potencial cognitivo e intelectual da criança em sala de aula. Ela acaba enjaulada em processos ineficientes de ensino e com isso não consegue desenvolver suas habilidades. Entretanto, a Metodologia de Projetos é uma técnica de proporcionalidade universal, pois não só desenvolve progressivamente a criança como também demonstra ao educador as dificuldades sofridas por ela no cotidiano em sala de aula.

A discussão deliberativa sobre a importância da aplicação de projetos na atual educação brasileira mostra-se como um ponto fundamental para que possamos entender os reais benefícios que essa metodologia proporciona ao processo de aprendizagem.

“É uma ferramenta de cunho fundamental dentro de sala de aula. Proporciona ao professor a oportunidade de verificar, na prática, o nível de conhecimento adquirido por seus alunos. Detectar carências, reconhecer qualidades e identificar potenciais falhas no processo de aprendizagem proposto”.

Constata-se a necessidade do aumento progressivo e constante dessa metodologia, visto que tal atitude traria a evolução benéfica no universo da criança, desenvolvendo nelas a busca incessante por conhecimentos distintos, dentro de um mesmo cenário.

Percebe-se também a dificuldade de se aplicar a Pedagogia de Projeto dentro do calendário escolar, pois se sabe que a aplicação de Projeto exige tempo e dedicação, e muitas vezes o professor, no cumprimento de sua grade de ensino, não possui abertura e tempo suficiente para aplicar seus projetos dentro de sala de aula, pois não possui tempo para desenvolver suas metodologias.

ETAPA 2

As disparidades da educação brasileira

Num pais de dimensões continentais como o Brasil, a diversidade é um fator marcante em qualquer setor da nossa sociedade. A educação, por conseguinte, não foge a essa regra. Saber lidar com distinções regionais, éticas, raciais e culturais dentro do processo de aprendizagem é uma realidade no cotidiano dos nossos professores.

Está mais do que comprovado que a criança que tem que lidar com dificuldades econômicas tem uma tendência maior de fracassar em seu processo de aprendizagem, mesmo que a sua dedicação seja constante. O trabalho é uma saída encontrada pelos pais para que estas crianças possam auxiliar sua família na complementação de renda de seus familiares, deixando de lado assim uma etapa importante de seu desenvolvimento.

Lugar de criança é na escola. Brincar é uma etapa importante na vida de qualquer criança e pode auxilia-la em seu processo de aprendizagem.

A disparidade econômica é uma realidade bastante comum no ambiente escolar, seja em instituições de ensino público localizadas em lugares mais carentes como naquelas cravadas em locais de valor aquisitivo considerável, o professor precisa saber lidar com essa situação para que possa orientar conscientemente seus alunos, em alguns casos esse tipo de contraste econômico, pode levar a traumas psicológicos acentuados, pois o aluno que percebe essas diferenças passa a se sentir diminuindo, excluído, triste. E esses sentimento podem certamente atrapalhar consideravelmente seu rendimento escolar.

ETAPA 3

PROJETO: JOGOS COM PALAVRAS 4° ANO FUNDAMENTAL I

ÁREA DE CONHECIMENTO

CONTEÚDOS

HABILIDADES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com