TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar II

Exames: Projeto Multidisciplinar II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

ADRIANA MARIA DE ALMEIDA

LUCIANE CERQUEIRA SANTOS

MARISTELA DE LIMA COSTA

TATIANE PASTRE

Santo André/SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

ADRIANA MARIA DE ALMEIDA - RA 4300066865

LUCIANE CERQUEIRA SANTOS - RA 4300066861

MARISTELA DE LIMA COSTA - RA 4300066867

TATIANE PASTRE - RA - 3874737225

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação do professor-tutor a

distância Ludmilla Cristina Sauhi.

Santo André/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................04

REPENSANDO A APRENDIZAGEM.........................05

PROJETO EDUCATIVO............................................07

TEMA..........................................................................09

AVALIAÇÃO DO PROJETO.....................................14

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................16

Introdução

Atualmente o desenvolvimento estimula o desperdício e o consumo em larga escala causa a extração de recursos naturais em grande quantidade causa a extração de recursos naturais em grande quantidade. Embalagens de produtos descartáveis de produtos não recicláveis ou que não são biodegradáveis aumentam e muito a quantidade de lixo no meio ambiente

O lixo só se torna lixo quando descartado e abandonado em lugares inadequados e sem tratamento específico, prejudicando a atmosfera, o solo e a água.

Por outro lado, o homem é o único animal capaz de evitar a destruição do meio, visando a sua preservação tanto para si como para as demais espécies vivas. Através de pesquisas, troca de informações e reflexão, o homem formará uma nova mentalidade, sendo então capaz de trabalhar efetivamente na busca de soluções para os problemas atuais e futuros.

Este projeto tem como objetivo principal conscientizar alunos quanto à produção, coleta e destinos do lixo, e o quanto pode afetar o homem e o meio ambiente.

REPENSANDO A APRENDIZAGEM

Piaget criou a ênfase dos estudos, citando a gênese e a evolução do conhecimento, utilizando o termo “epistemologia genética”, como era biólogo foi inspirado pelas observações das influências que os organismos sofrem do meio em que vivem. Dessa forma, segundo ele os indivíduos são transformados intelectualmente através da própria relação que ocorre com o meio, dando origem às teorias sócio interacionistas, elaboradas por diferentes autores como Freire, Vygotsky, Wallon. Porem é necessário entender como pode ocorrer essa interação, questionando qualquer interação com o mundo propicia construção de conhecimento? Sabe-se que o conhecimento é desenvolvido plenamente através da qualidade de interação, do auxílio de indivíduos mais experientes, agindo como facilitador informando e organizando o processo de aprendizagem. O Fazer e o compreender

Durante o processo de ensino-aprendizagem acredita-se que o aluno aprendeu, quando o mesmo utiliza as informações absorvidas. No entanto esse fato não significa necessariamente que ele tenha realmente compreendido o que fez. Segundo Piaget há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.

adolescentes desenvolvem o que ele chamou de “compreensão conceitualizada” dos conceitos envolvidos em algumas tarefas, as quais ele solicitou que os sujeitos de sua pesquisa executassem.

Nestes estudos, Piaget analisou que as crianças podem usar ações complexas para alcançar um sucesso prematuro, que representa todas as características de um saber fazer (savoir faire). A criança pode fazer uma determinada tarefa, mas não compreender como ela foi realizada, nem estar atenta aos conceitos envolvidos na tarefa, assim ele observou que esse processo da passagem prática de conhecimento para o compreender é realizada por intermédio da tomada de consciência, o que não significa totalmente domínio da aprendizagem (o dar o estalo), mas um nível de concepção. Este nível de pensamento é alcançado graças a um processo de transformação de esquemas de ação em noções e em operações. Assim, por uma série de coordenações de conceitos mais complexos, a criança pode passar do nível de sucesso prematuro para um nível de compreensão conceitualizada.

O projeto educacional é um recurso que podemos utilizar para efetivamente proporcionarmos uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes, onde o aluno possa envolver-se com o que faz, utilizando objetos devem ser ricos em oportunidades, que ofereçam ao estudante meios de exploração, e mais, possibilite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com