TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar II

Dissertações: Projeto Multidisciplinar II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.646 Palavras (15 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 15

APRESENTAÇÃO

PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A Psicologia da Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas. O psicólogo desta área interessa-se com a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem, por vezes em subgrupos particulares como crianças com determinada deficiência.

Para entender as características dos alunos na infância, adolescência, idade adulta, e na velhice, estes psicólogo desenvolve e aplica teorias do desenvolvimento humano. Muitas vezes expressas em fases de maturação, de desenvolvimento, e de teorias que descrevem mudanças nas habilidades mentais (cognição), papéis sociais, morais, raciocínio, e crenças sobre a natureza do conhecimento.

SUMARIO

Sigmund Freud ..............................................................................................04

Contribuições para a educação.......................................................................05

Jean Piaget .....................................................................................................06

Contribuições para a educação.......................................................................07

Henri Wallon...................................................................................................09

Contribuições para a educação........................................................................11

Lev Vigotski....................................................................................................12

Contribuições para a educação.........................................................................13

Conclusão..........................................................................................................15

Bibliografia........................................................................................................16

Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu em 1856, na cidade de Freiberg, atual Pribor (Republica Tcheca), veio de uma família judia e viveu em Viena boa parte da sua vida. Sigmund Freud sempre se preocupou em estudar manifestações de desequilíbrios humanos. Procurando ajudar no desenvolvimento das crianças e entender situações de desequilíbrio, Freud desenvolveu suas teorias baseando-se em seus próprios pacientes.

As terias cientificas surgem influenciadas pelas condições da vida social, nos seus aspectos econômicos, políticos, culturais etc. São produtos históricos criados homens concretos, que vivem o seu tempo e contribuem ou alteram, radicalmente, o desenvolvimento do conhecimento.

Sua contribuição é comparável à de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais. Freud ousou colocar os “processos misteriosos”do psiquismo, suas“ regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problema científicos. A investigação sistemática desses problemas levou Freud à criação da Psicanálise.

Sigmund Freud, foi o grande nome da psicanálise, foi o responsável pela evolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamento para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora.

Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que após algum tempo, esqueciam-se da existência. A partir desta teoria, ele resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre, neste ultimo ele fazia com que falassem qualquer coisa que lhes viessem a cabeça. Com este método ele era capaz de desvendar os sentimentos reprimidos após desvendar, ele os estimulava a por para fora. Desta forma conseguiu curar muitas doenças mentais.

CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

Teoria da personalidade: Freud acreditava que muito podia se conhecer de seus pacientes, através de seus relatos, com sonhos, fantasias e lembranças, com isso desenvolveu a teoria sobre a estrutura da personalidade. Sigmund Freud percebeu com sua teoria que a criança passa por diversas fases no decorrer de seu crescimento. A fase do ID que é o principio do prazer. O id não se preocupa com a realidade, quando quer algo ele só que satisfazer suas vontades. Com o desenvolvimento da criança a 2 parte da personalidade começa a desenvolver, ou seja o ego começa a se desenvolver,o EGO é o principio da realidade,onde as questões morais,religiosas impostas pela sociedade começa a nos limitar. E por último o SUPEREGO onde já temos autocontrole, diferenciar o certo do errado. Podem-se melhorar as práticas educativas, prevenindo de sofrimento futuros.

Origem das neuroses: Todos nós temos desejos reprimidos no nosso inconsciente (id), interferindo em nosso inconsciente (ego) e isso ás vez traz sentimento de culpa, mas com a ajuda da psicanálise um professor pode entender melhor uma criança e o porquê de tais sofrimentos, traumas vindos da infância, contribuindo para seu melhor desenvolvimento.

Teoria do desenvolvimento psicossexual: Freud não acreditava que um professor pudesse mudar a personalidade de um aluno, mas uma das tarefas da educação escolar é contribuir para formação da personalidade de uma pessoa. Cabe ao professor entender o que passa com seu aluno orientado pelos conhecimentos psicanalíticos, procurando ajudar. A psicologia pode ajudar muito um professor em sala de aula, e a tarefa de educar não fica só em livros e cronograma escolar, tem que existir a relação aluno-professor. As teorias de Freud podem ser aplicadas ainda hoje na educação, certamente serão descobertos problemas emocionais lá do passado, desejos reprimidos ajudando na melhor formação de um cidadão. Freud fez importantes descobertas das experiências infantis, apontou os primeiros anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com