TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar II

Trabalho Escolar: Projeto Multidisciplinar II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (Walkiria Bontolim de Lima)

Anhanguera Educacional

ANO 2014

1. Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana;

O lúdico na educação infantil tem por objetivo organizar ao educador a compreensão do significado e da importância da atividade lúdica na educação infantil, para que se insira o brincar em seus projetos educativos. Sua importância no desenvolvimento infantil como uma metodologia possibilita mais vida, prazer e significado ao processo de aprendizagem tendo em vista que particularmente é poderoso para estimular a vida social e o desenvolvimento cognitivo da criança.

A criança brinca porque brincar é necessidade básica, no ato de brincar o sentido habitual é modificado, pois a imaginação, espontaneidade entram em ação, onde através do prazer e da alegria, elas buscam reformular ideias e comportamentos, imitando o que percebem ao seu redor e o que a acompanham em sua realidade, transformando em brincadeiras, sua maneira de enxergar a realidade.

Ao brincar, a criança consegue assimilar algumas regras de convívio, o ganhar ou perder, os sentimentos de frustração, que também é necessário experimentar para que consiga criar meios para se adaptar, ou seja, sobreviver em seu meio social.

Brincando, o sujeito aumenta sua independência, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, valoriza sua cultura popular, desenvolve habilidades motoras, exercita sua imaginação, sua criatividade, socializa-se, interage, reequilibra-se, reciclam suas emoções, suas necessidades de conhecer e reinventar e, assim, constrói seus conhecimentos.

2. Análise das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira;

As principais dificuldades em se trabalhar a ludicidade e a brincadeira são, em primeiro lugar, a falta de recursos. Muitas escolas não possuem materiais e recursos para se trabalhar com os alunos, não é pelo fato de utilizarmos brincadeiras que não precisaremos de recursos materiais e estruturais, para que a brincadeira seja produtiva são necessários um espaço físico e materiais adequados para a atividade, caso contrário, a aula deixará de ser produtiva e se tornará incômoda e cansativa para o aluno.

Em segundo lugar, é necessário que haja um treinamento para os professores, incentivando-os a trabalhar a ludicidade como ferramenta essencial em seus métodos de trabalho. Se o professor não souber se apropriar da ludicidade como recurso indispensável, acabará por ter dificuldades em obter o interesse dos alunos. Quando a aula se torna cansativa e a conversa com o colega do lado, ou as redes sociais através do celular se tornam mais interessantes, o aluno acaba por se dispersar do conteúdo e entreter-se com outras atividades, diminuindo significativamente seu aprendizado, porém quando a um preparo da parte do docente, aula torna-se mais interessante e os alunos se sentem motivados em participar.

Em terceiro lugar, podemos destacar o desinteresse da direção das escolas e dos docentes por atividades lúdicas, tendo em vista que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com