TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico - PPP

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Político Pedagógico - PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O projeto político-pedagógico (PPP) traduz em linhas gerais o processo histórico da instituição, as ideias filosóficas e as práticas pedagógicas que dimensionam suas atividades. Reflete a identidade da escola, seus objetivos, orientações, ações e formas de avaliar os processos de aprendizagens, estabelecendo metas e buscando melhorias.

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma síntese reflexiva do processo de construção de um texto baseado nas informações contidas no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Estadual Maria Assunção, localizado na cidade de Carmo do Rio Verde -

Goiás. O mesmo foi elaborado na gestão 2011, dispondo a Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996, e o Regimento da Unidade Escolar, o Projeto tem por finalidade definir a ação educativa nesta casa de ensino.

Também foi realizada uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar Karla afim de conhecer a função do Projeto Político Pedagógico; em que situação os professores utilizam o Projeto Político Pedagógico da escola e quem são as pessoas responsáveis pela organização e realimentação do Projeto Político Pedagógico da escola.

DESENVOLVIMENTO

O colégio Estadual Maria Assunção de Azevedo busca contribuir para o desenvolvimento de uma educação permanente na formação do ser humano, nos seus aspectos psíquicos, físicos e sociais, estruturados na reflexão e investigação cientifica, sedimentando ideias, valores e posicionamento no contexto social no mundo do trabalho, para que o mesmo tenha plenas condições de lutar com igualdade na busca por melhores condições de vida e de melhorias para a comunidade onde está inserido.

Para que a escola cumpra sua função social, primeiramente deve proporcionar iguais condições de acesso e permanência dos educandos, tratando a todos com igualdade, sem preconceitos de forma alguma, garantindo o acesso a informação, aos recursos tecnológicos e a um ambiente acolhedor e seguro.

Temos como princípios, a conservação de alguns valores cultivados na sociedade tais como a coletividade, o espírito de união, de pertencimento, do trabalho, da valorização da vida, do respeito ao ser humano, sem distinção de raça, cor, opção política, religiosa ou sexual.

“ Primeiramente, o nosso PPP foi feito baseado no diagnostico da realidade dos nossos alunos. E buscamos enfatizar o trabalho coletivo entre a escola, pais, e comunidade desenvolvendo atividades dinâmicas que contribuem com o desenvolvimento de um todo, e consequente um ensino de maior qualidade”, disse a coordenadora Karla.

CONCEPÇÃO DE ALUNO E PROFESSOR

A Coordenação Pedagógica trabalha democraticamente em todos os assuntos educacionais, tendo como prioridades a aprendizagem e o bem – estar dos alunos e da escola. Os coordenadores trabalham em parceria com o corpo docente e discentes mais como monitores e suporte pedagógico, orientando, sugerindo. As relações de trabalho nos planejamentos , outras atividades didático-pedagógicas, e orientações aos problemas dos alunos, comportam-se democraticamente respeitando a individualidade , e , sobretudo, com princípios de saber ouvir questionar , e finalmente tomar decisões que possibilitem tomadas de decisões coerentes e acertadas.

E princípio fundamentada coordenação pedagógica do Ensino Fundamental e Médio, manter o dialogo e tomada de decisões democráticas em todas atividades realizadas na unidade escolar. O relacionamento humano é desenvolvimento dentro de um clima de cordialidade e compreensão, visando a tolerância, desenvolvimento das competências e habilidades, respeitando a pluralidade ideias e limitações do educando.

CONCEPÇÃO DE ENSINAR E APRENDER PRESENTES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

- Conduzir a gestão pedagógica da escola, identificando os aspectos que ajudem a tornar a aprendizagem dos alunos eficientes e bem sucedidos;

- Estabelecer metas de organização do trabalho escolar relacionadas com o sucesso da aprendizagem dos alunos;

- Utilizar a avaliação da aprendizagem como instrumento de gestão e de melhoria dos resultados escolares;

- Utilizar pratica pedagógica e projeto pedagógico da escola;

O acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, deve ocorrer pelo conjunto de entes responsáveis, sendo eles, Diretor Escola, Coordenadores, Articuladores e Professores, trabalhando em conjunto de forma dinâmica e organizada.

Ao final de cada bimestre, deverá ser realizado o Conselho de Casse para socialização e avaliação dos alunos, individualmente, fornecendo dados suficientes para criar tabelas e gráficos de rendimento por sala, ano ou turno, para que se elaborem estratégias de recuperação individuais e coletivas.

ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOCENTE

O planejamento anual é realizado na semana pedagógica ,a equipe de Gestão procura orientar e acompanhar o planejamento das aulas.Mas elaboração dos planos de curso,projetos complementares e extracurriculares são de competência e responsabilidade de todos os profissionais da unidade escolar, de acordo com as diretrizes fixadas e prazos previstos para correção e são entregues nos órgãos competentes.

As metodologias a serem aplicadas nas aulas, são definidas pelos professores, a luz das discussões atuais sobre educação, observando o coletivo dentro das áreas do conhecimento, definidas no PPP.

Os professores são incentivados a utilizarem as mais diversas formas de comunicação e equipamentos tecnológicos, como jornais, revistas, livros, televisão, data show, entre outros equipamentos que possam produzir uma aprendizagem mais significativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com