TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coca-cola e as midias sociais

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.566 Palavras (23 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 23

Um breve histórico da fotografia

Segundo Fabris (2008), pensar a fotografia não implica apenas em refletir sobre um certo tipo de imagem ou um sistema de trocas simbólicas. “Tal reflexão requer bem mais”, pois, desde o início, a fotografia demonstrou ser um agente de conformação da realidade num processo de montagem e de seleção, no qual o mundo se releva “semelhante” e “diferente” ao mesmo tempo.

Nesse sentido, é necessário percebermos que a imagem fotográfica é um documento diferenciado, pois, ainda que não traga a realidade em sua totalidade, enquanto reflexo, traz, através de sua tecnologia e processo mecânico de registro, elementos que realmente pertencem à materialidade objetiva. Devido a isso, não são poucos os historiadores que quando necessitam de um dado documental que realmente comprove seu argumento recorrem às fotografias de época com o intuito de afirmarem que aquilo “realmente"foi desta forma, recorrendo à imagem fotográfica enquanto prova irrefutável do passado. Apesar da imagem fotográfica não se prestar, por si, só, enquanto prova de uma determinada verdade histórica, é necessário ter claro que o registro fotográfico,mais do que os outros documentos, permite uma representação que contém elementos da realidade objetiva fotografada.

A imagem fotográfica como qualquer outro documento está aberta a diversas interpretações e leituras, dependendo das informações do expectador assim como suas opções teórico-metodológicas. José Claudinei Lombardi demonstra que, ao negar a possibilidade de apreensão da realidade subjetiva, o pós-modernismo afirma que a única saída é voltar-se para uma postura subjetivista (SEVECENKO, 1990, p.54).

Dubois (1992) compreende que a fotografia pode, por vezes nos impressionar, comover e até mesmo incomodar, imprimir em nosso espírito diversos sentimentos.

 Diariamente consumimos imagens, sejam de jornais ou revistas onde seu poder de comunicação torna-se impactante, como a famosa foto do bombeiro carregando o corpo de uma criança que foi vítima do atentado do edifício em Oklahoma, em abril de 1995.

[pic 1]

(Em: . Acesso em: mai 2016).

De acordo com Dubois (1992) a foto, por si só, já nos remete aos acontecimentos. Por outro lado, é de prática nossa fotografar nossos filhos, nossos momentos importantes, que vão desde o nascimento até o crescimento das crianças. A imagem fotográfica não retém nenhuma característica própria à realidade das coisas, lembrando que o realismo fotográfico é exclusivamente causado pelos efeitos que os recursos da técnica fotográfica exercem sobre a percepção, sem considerar os aspectos de conteúdo da mensagem fotográfica.

Sendo assim, a fotografia é uma fonte histórica que demanda por parte do historiador, um novo conceito de crítica, o testemunho é tido como válido sem se importar se o registro fotográfico foi feito para documentar algo ou até mesmo representar um estilo de vida. Junto ao processo de desenvolvimento tecnológico, o campo fotográfico foi sendo constituído por profissionais do retrato de uma feição mais harmoniosa para seu cliente. Existem regras de leitura dos textos visuais que são compartilhadas pela comunidade de leitores, que em sua grande maioria não são geradas espontaneamente, elas resultam de uma disputa entre leitores e destinatários, essa situação varia historicamente, desde o veículo que suporta a imagem até a sua circulação e consumo, passando pelo controle dos meios técnicos de produção cultural, exercido por diferentes grupos que se enfrentam na dinâmica social. Contudo, se a cultura comunica, a ideologia estrutura a comunicação e assim a hegemonia social faz com que a imagem da classe predomine, erguendo-se como modelo para as demais; já nos caso da fotografia, os veículos incluem desde os tradicionais álbuns de retrato até os bytes de uma imagem digitalizada, onde a circulação pode limitar-se ao ambiente familiar ou ampliar seus caminhos navegando pela internet.

De Masi (2003) compreende que a criatividade é a arte de combinar ideias a fim de desenvolver um produto ou serviço de grande valia para a sociedade, sendo este ainda desconhecido por todos. Entende-se por inovação o aperfeiçoamento do que foi criado, seja ele visivelmente ou funcionalmente, com o intuito da permanência deste no mercado. Diante de consumidores cada vez mais exigentes, as empresas buscam na criatividade e na inovação os pilares para sustentar a competitividade e a geração de riquezas.

O Esporte e a Qualidade de Vida

Nos dias atuais, a busca por uma vida saudável está entre os principais assuntos debatidos na sociedade. Essa preocupação se dá em função das pessoas estarem cada vez mais focadas em seus projetos profissionais, educacionais, na família, filhos, e não terem tempo para se dedicar à saúde. Na medida do possível, buscam introduzir em suas vidas hábitos que podem vir a trazer algum benefício e que auxiliem nessa busca por uma vida saudável.

O primeiro de uma série de fatores que, se observado e efetuado corretamente, acarretará benefícios ao indivíduo é a alimentação. Ter uma dieta balanceada, rica em vitamina e nutrientes, de fato pode vir a melhorar a qualidade de vida, porém, o enfoque desta pesquisa está na prática de esportes, outro fator que é capaz de proporcionar uma vida saudável.

Em um passeio no parque, em um final de semana qualquer, é possível observar uma grande quantidade de pessoas praticando os mais variados esportes, caminhada, ciclismo, futebol de areia, corrida. Tudo isso para que não tenham uma vida sedentária, que ocorre em decorrência das facilidades produzidas para o bem estar humano. Pelo fato de terem uma vida extremamente corrida devido às obrigações diárias, a comodidade de ir até a padaria de carro, ao invés de ir caminhando, pode ser explicada pela falta de tempo, principal motivo para a não prática de exercícios.

Porém, este cenário está mudando, e a prática de esportes está em crescimento constante, seja pela variedade de modalidades oferecidas ao público, ou também pelos benefícios que ela é capaz de proporcionar, já que libera hormônios que são benéficos contra a depressão, emagrecem e proporcionam uma sensação de prazer em razão das substâncias liberadas em nosso organismo.

Para que seja possível fazer uma análise entre temas aparentemente tão distantes, escolheu-se o ciclismo, para que seja possível correlacioná-lo a fatores como a publicidade, qualidade de vida, por meio de uma exposição fotográfica que seja capaz de transmitir a essência dessa modalidade, abordando também a publicidade que a cerca e está presente nos equipamentos, competições, patrocinadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (289.2 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com