TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto bullying na escola

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

        A palavra Bullying tem origem inglesa e refere-se ao termo “valentão”. Caracteriza-se como qualquer forma de violência física ou psicológica que acontece repetitivamente a fim de intimidar um indivíduo. Esse tipo de agressão ocorre em escala global e está presente dentro do trabalho, da família, da faculdade, da internet entre outros contextos em que se tenha a interação social. Entretanto, em concordância com VILA (2009) o Bullying é praticado na maioria dos casos entre adolescentes:

 Esta ação discriminatória dá-se sobretudo,na adolescência, podendo ser direto ou indireto e, ocorrendo nos mais variados contextos, sendo que o mais comum é ser entre crianças e jovens em contexto escolar” (VILA, 2010, p.1)

A prática do Bullying dentro da escola, e a frequência em que ocorrem as agressões pode gerar uma série de problemas psicológicos tanto para as vítimas que no decorrer de suas vidas podem desenvolver problemas de baixa auto-estima e depressão, como para os agressores que podem desenvolver comportamentos violentos em sua vida adulta. Ainda de acordo com VILA (2009), “[...] existem fortes suspeitas de que as crianças ou jovens que pratiquem Bullying possam no futuro adotar, comportamentos anti-sociais, psicóticos e/ou violentos, em suma, comportamentos desviantes.”

Portanto, a prática desse tipo de agressão isola as vítimas de forma que essas perdem o interesse em frequentar a escola por sentirem-se reprimidas, e torna os agressores cada vez mais violentos. Sendo assim, esse projeto objetiva conscientizar os alunos das conseqüências que as agressões vista pela maioria como uma “brincadeira” podem trazer para os praticantes e vítimas.

Justificativa

        Esse projeto justifica-se na necessidade de orientar os alunos quanto a prática do Bullying e suas conseqüências, de forma a desenvolver a capacidade de reflexão a fim de voltar a atenção a respeito do problema.

Objetivos

- Apresentar os problemas decorrentes da prática do Bullying

- Realizar discussões à respeito da diversidade cultural de forma que os alunos reconheçam que vivem em uma sociedade constituída de indivíduos singulares.

- Desenvolver habilidades de leitura, interpretação, reflexão e argumentação

- Buscar soluções para o problema por meio do desenvolvimento de práticas de tolerância.

Recursos didáticos

- Aula expositiva

- Pesquisa em revistas, jornais e internet

- Debates e Dinâmicas

- Livro: “Todos contra Dante”

- Exposição de trabalhos

- Música

- Vídeos:

Disciplinas

        Este projeto pretende envolver todas as áreas do conhecimento do ensino fundamental:

  • Português – Realizar diversos tipos de leitura (revistas, jornais e livros), de forma a trabalhar também a escrita.
  • Matemática – Trabalhar com porcentagem
  • Artes – Exposição de trabalhos por meio de desenhos
  • Geografia – Construção de gráficos

Atividades Previstas

1ª Atividade : Discussão sobre o Bullying.

Tempo previsto: 2 aulas

        Nesse primeiro momento, pretende-se apresentar o conceito de Bullying para os alunos assim como as possíveis conseqüências paras as vítimas e agressores que essa forma de agressão pode gerar. Serão apresentados também, por meio de jornais, revistas e vídeos, casos reais de pessoas que sofreram com essa violência.

Em um outro momento, os alunos podem compartilhar casos em que já presenciaram, participaram ou foram vítimas do Bullying. O professor poderá listar juntamente aos alunos os motivos e as soluções para essa forma de agressão.

2ª Atividade: Pesquisa

Tempo previsto: 1 aula

        Deve-se sugerir que os alunos realizem pesquisas a respeito do Bullying e apresentem o material obtido para os colegas.

3ª Atividades: Coleta de dados para elaboração de gráficos

Tempo previsto: 2 aulas

Os alunos devem responder ao questionário com as seguintes perguntas:

Você já praticou Bullying?

Você pratica Bullying?

Você sofre com o Bullying dentro da nossa escola?

Você já sofreu com o Bullying dentro da nossa escola?

Você já testemunhou essa agressão dentro da nossa escola?

Você já tomou algum tipo de atitude diante desse problema?

        Posteriormente, com os dados já coletados, os alunos deverão calcular a porcentagem, de vítimas, agressores e testemunhas dentro da escola para a elaboração de gráficos que apontem os resultados de cada sala e da escola em geral.

4ª Atividade: Sala de vídeo

Tempo Previsto: 2 aulas

        Os alunos assistiram ao filme “Um grito de Socorro”, que mostra a história de um adolescente que sofre várias formas de agressão dentro da escola.

Sinopse: Jochem é um adolescente gordinho que sofre bullying nas mãos de um grupo de colegas da escola. Alguns até tentam ajudar, mas a situação sai do controle quando o garoto é forçado a ficar bêbado numa festa. Sentindo-se culpado por não ter apoiado o colega, David resolve procurá-lo, sem imaginar que talvez seja tarde demais para ajudar Jochem. Vencedor do prêmio de melhor filme nos festivais infanto-juvenis Carrousel, no Canadá, e Cinekid, em Amsterdã.

5ª Atividade: Discussão sobre o filme

Tempo Previsto: 2 aulas

        Na primeira aula, pretende-se abrir uma discussão sobre as conseqüências que o Bullying pode trazer para a vítima, agressor e testemunha com base no filme assistido na aula anterior. Posteriormente, os alunos deverão responder as seguintes questões:

  1. Qual o assunto principal do filme?
  2. No filme, o personagem principal sofre com várias formas de agressão:
  1. Quais são elas?
  2. Comente uma cena em que ocorrem algumas dessas agressões.
  1. Qual o motivo das agressões contra o personagem principal?
  2. Qual era a reação das testemunhas diante das agressões? Por que elas não tomavam nenhuma atitude?
  3. No filme, havia uma personagem (Sany), que era a responsável por “comandar” as agressões. Entretanto, algumas cenas indicam que a mesma possuía uma série de problemas familiares. Existe alguma relação entre essas dificuldades com o fato de a menina cometer as agressões? Exlique
  4. Quais foram as conseqüências das agressões para:
  1. Vítima
  2. Agressor
  3. Testemunha

6ª Atividade: Produção Textual

Tempo previsto: 4 aulas

        Com base em todas as discussões, pesquisas e materiais apresentados nas atividades anteriores, os alunos deverão desenvolver uma redação com o tema: “Bullying não é brincadeira”. Mas, antes de dar início à produção textual, pretende-se apresentar aos alunos uma aula expositiva com observações básicas sobre a elaboração de um texto (pontuação, parágrafo,não usar a primeira pessoa, gerúndio e etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com