TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador web aula

Por:   •  31/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 14

TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

WEBAULA 1

Unidade 1 – Procedimentos gerais da disciplina Projeto Integrador e a importância da avaliação estética

Título: Cronograma de atividades da Disciplina e Avaliação Estética Facial e Corporal

Olá! Seja bem-vindo à nossa primeira webaula da disciplina.

O meu nome é Heloísa Licha, sou Fonoaudióloga e Esteticista, especialista em Estética Corporal e Facial e sou a professora da disciplina Projeto Integrador. Hoje iniciamos o estudo dessa disciplina tão única, afinal, após tantas lutas e conquistas, está prestes a concluir esse percurso tão importante em sua vida.

A disicplina Projeto Integrador tem como objetivo aprimorar a sua capacidade de identificar os sinais mais evidentes em diferentes disfunções estéticas como o fibroedema geloide, para melhor tratá-lo conforme as queixas e necessidades de seus clientes. Contribuirá também preparando você, aluno, para o mercado de trabalho tão específico e prático que é o da estética.

Então vamos lá, pois juntos iremos percorrer nesta web os passos necessários que deverá desenvolver para a devida conclusão deste trabalho!

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Para que desde o começo você consiga ter uma visão geral da disciplina e das atividades, descreveremos a seguir suas principais características.

No polo, mais precisamente no laboratório de aulas práticas, você e os seus colegas também formandos irão realizar um protocolo de atendimento de estética facial ou corporal em um indivíduo da comunidade. Esse atendimento iniciará com uma avaliação bem detalhada que possibilite identificar os pontos a serem trabalhados no protocolo de atendimento.

Após os atendimentos irão reavaliar o indivíduo, analisar os resultados de antes e depois do tratamento e escrever o Relatório de Atendimento. Esse relatório será postado no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem e apresentado para o seu tutor de sala e colegas de turma.

Dentre os protocolos de atendimento que poderá desenvolver estão: Tratamento de redução de medidas associado à massagem modeladora, tratamento de redução de medidas associado à massagem turbinada, limpeza de pele, tratamento da acne e tratamento dos sinais do envelhecimento cutâneo. Como pôde perceber são vários protocolos, porém, você escolherá apenas um para desenvolver sua prática de atendimentos, com exceção do tratamento da acne que deverá sempre ser precedido pela limpeza de pele.

Ah, não se preocupe, pois nossa webaula II será sobre os tratamentos elencados para a disciplina, dessa maneira, conseguirá relembrá-los e tirar eventuais dúvidas que possam surguir!

Cada protocolo será aplicado no mesmo indivíduo (“cliente”) uma vez por semana durante o período de quatro semanas. Após a finalização das sessões deverá desenvolver o Relatório de Atendimento para finalmente postá-lo e apresentá-lo no Polo. Vamos agora visualizar o cronograma dessas atividades que deverá realizar:

Tabela 1 - Cronograma de atividades da disciplina Projeto Integrador

[pic 1]

Fonte: O autor.

Portanto, chegou a hora de definir qual tratamento irá aplicar no desenvolvimento do seu trabalho para iniciar a realização dos passos trazidos no cronograma acima.

Atente-se às datas de desenvolvimento das etapas do trabalho, com certeza irão auxiliá-lo para desenvolver com tranquilidade cada uma delas. Na verdade, esse cronograma foi desenvolvido pensando em ajudar você, aluno, na organização de todo o percurso a ser realizado ao longo da disciplina.

Outro ponto importante a ser ressaltado nesta web é em relação ao dia e período da semana que acontecerão os atendimentos no labortaório de aulas práticas. Assim como o Polo organiza o dia da semana em que as aulas práticas acontecerão, também deverá acontecer para os atendimentos da disciplina Projeto Integrador. Entretanto, o horário é preferencialmente noturno.

Antes de iniciarmos o próximo ponto desta web aula, assistam um tutorial que explica todos os passos que serão desenvolvidos na disciplina:VÍDEO TUTORIAL.

Parte 01       Parte 02

Agora que já vimos detalhadamente como a disciplina irá acontecer me acompanhem, pois iremos discorrer sobre a importância da avaliação estética e a sua influência no curso dos tratamentos.

AVALIAÇÃO ESTÉTICA

Vamos então ressaltar os pontos essenciais da avaliação estética para que consiga identificar os principais pontos a serem trabalhados.

A avaliação é de extrema importância, pois conseguirá identificar através dela o estilo de vida do cliente e isso auxiliará na decisão dos recursos terapêuticos a serem desenvolvidos num protocolo de atendimento. Portanto, cabe a você colher informações como hábitos de vida diária que irão lhe mostrar, por exemplo, o tipo de alimentação, se há exposição ao sol com frequência, se pratica atividade física, se fuma, se ingere bebida alcoólica, se aplica protetor solar, entre outros dados disponíveis na ficha de avaliação. Perceba que se um indivíduo tem hábitos como ir à piscina constantemente, provavelmente sua pele terá maior risco de envelhecer do que um indivíduo que não se expõe com tanta frequência ou ainda se for uma pele com fitzpatrick 4 ou 5 terá maiores chances de desenvolver melasmas.

Visualize a imagem de um melasma:

Figura 1 - Formação do melasma

[pic 2]

Fonte: (MELASMA..., 2014)

Imagem para fins didáticos.

Para relembrar os Fototipos de Fitzpatrick leia a Seção 3 da Unidade 1 do material didático impresso da disciplina Recursos Estéticos Aplicados aos Tratamentos Faciais, disponível na biblioteca digital! Porém, veja a seguir uma imagem que mostra os seis tipos da classificação.

Figura 2 - Fototipos de pele. Clasificação de Fitzpatrick[pic 3]

Fonte: (PROTETOR..., 2014)

Imagem para fins didáticos.

E por que será que todas estas informações são tão importantes? Elas são importantes porque como já expliquei acima, vão ajudá-lo a definir qual é o recurso mais adequado a ser utilizado no tratamento estético. Sendo assim, me acompanhe no caso clínico a seguir para compreender onde quero chegar!

Digamos que entre no seu consultório um indivíduo de 45 anos que não se expõe com frequência ao sol, é fototipo 4 e busca melhoras na aparência da sua pele que apresenta melasmas e rugas. Qual é a diferença no tratamento desse cliente quando comparado com um que tem a mesma idade e não se expõe ao sol, ou ainda um indivíduo fototipo 2 ou 3 que também não se expõe frequentemente à radiação solar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (281.1 Kb)   docx (136.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com