TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos, Uma Gestão De Qualidade

Artigo: Projetos, Uma Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2,1 PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS .................................................4

2.2 SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA ........6

2.3 TERCEIRO DESAFIO: EMPREENDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS ...........8

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................12

4 REFERÊNCIAS .....................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho mostra alguns desafios ligados à administração, o primeiro desafio fala da gestão de projetos que exige habilidades técnicas para alcançar um aglomerado de objetivos pré-concebidos. Os recursos e a prática podem ser entendidos com mais clareza através de seus processos e componentes. Como disciplina, a administração de projetos surgiu em alguns segmentos com aplicações diferentes. O segundo desafio consta a adminstração de produção e logística que desenvolve visão empreendedora, desenvolvimento de um plano de vida, desenvolvimento profissional, forma líderes empreendedores capazes de gerenciar recursos, equipes multifuncionais, orçamentos e negócios, atuando como agentes de mudança em ambientes empresariais dinâmicos com sólida visão das especificidades do universo das operações logísticas. O terceiro desafio fala do empreendedorismo e plano de negócio que tem uma importância fundamental para quem vai iniciar um projeto de montar sua própria empresa, pelo seu caráter de planejamento, pelo seu objetivo e pela sua utilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS

Entendendo que “Gestão” é “o ato de gerir, gerenciar e administrar” pode-se perceber a gestão de projetos como uma administração específica. Essa especificidade não é diferente de outras, a saber: Gestão de Pessoas; Gestão Ambiental; Gestão Financeira e etc. Porém, é importante lembrar que a gestão de projeto tem o seu tempo de execução definido e que contrariamente difere de outras operações e/ou gestões permanentes da empresa. A gestão de projeto exige ações muito específicas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.

As cinco fases do projeto são:

1. Fase de iniciação - É a fase onde "damos partida" oficialmente ao projeto através do Termo de Abertura, processo que, como todos os demais 43 do Guia, pressupõem Entradas, Ferramentas e Saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.

2. Fase de planejamento - É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

3. Fase de execução - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.

4. Fase de controle - É a fase que acontece paralelamente as de Planejamento e Execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível, após a detecção de anormalidades. O objetivo do controle é comparar a "Linha de Base", levantada no início do projeto (Estado Inicial), o seu status real no momento (Estado Atual), com o status previsto pelo planejamento (Estado Desejado), tomando ações corretivas em caso de desvio.

5. Fase de encerramento - É a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e, melhores estratégias são identificadas e selecionadas como "lições aprendidas". Aqui, se formaliza a aceitação do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.

As nove áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento. Cada área de conhecimento se refere a um aspecto a ser considerado dentro da gerência de projetos. A sua não execução poderá afetar negativamente o projeto, pois projeto é um esforço integrado. Abaixo estão respectivamente, as nove áreas de conhecimento e suas características:

1. Gestão de Integração do Projeto Processos que integram todas as áreas mencionadas. Identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto.

2. Gestão de Escopo Conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças.

3. Gestão de Tempo: Descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto.

4. Gestão de Custo: Descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa de gastos e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do budget aprovado.

5. Gestão de Qualidade: Garante que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.

6. Gestão de Recursos Humanos: Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.

7. Gestão de Comunicação: Refere-se aos processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada.

8. Gestão de Riscos: Conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto.

9. Gestão de Aquisição: Planejar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com