TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Organizacional de Recursos Humanos

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

          THAMIRES PRISCILA DE OLIVEIRA CARNEIRO

Planejamento Organizacional de Recursos Humanos

                                                                                           [pic 3][pic 4][pic 5]

                                  Ubá

                                 2014    

thamires priscila de oliveira carneiro

Planejamento Organizacional de Recursos Humanos

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Auditoria e Consultoria em Recursos Humanos; Legislação e Práticas Trabalhistas; Recrutamento e Seleção.

Professores Rinaldo Lima; Jossan Batistute;

M. Napoli.

Ubá

2014

RESUMO

Este trabalho tem o propósito de apresentar algumas das atuações de planejamento organizacional no atual mercado de trabalho. Os métodos e técnicas utilizadas para selecionar profissionais e o que as empresas buscam para melhoria e crescimento. Foram abordados também pontos sobre admissão e direitos dos trabalhadores.

Palavras- chave: Planejamento organizacional; Mercado de trabalho; Métodos;

Crescimento; Direitos.

ABSTRACT

This paper aims to present some of the actions of organizational planning in the current job market. The methods and techniques used to select professionals and companies look for improvement and growth. Points on admission and workers rights were al so addressed.

        

Key- words: Organizational planning; The labor market; Methods;

Growth; Rights.


sumário

INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 1

DESENVOLVIMENTO......................................................................................... 1

CONCLUSÃO........................................................................................... 9

BIBLIOGRAFIA ........................................................................................10


INTRODUÇÃO

          A partir deste trabalho, vamos entender um pouco mais sobre como funcionam as organizações no mercado de trabalho. Segundo Montana (2003, p. 170) “organizar é o processo de juntar recursos físicos e humanos essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa para se alcançar suas metas”. A organização deve possuir um organograma que represente a sua estrutura formal, a hierarquia da empresa, como estão dispostos os setores e as relações de comunicação existentes entre eles.
         A cada dia, o mercado de trabalho se mostra mais competitivo, exigente e consequentemente é necessário encarar esses novos desafios para conseguir manter e superar a competitividade. Porém investimentos, seja ele, em conhecimento, infraestrutura ou implantações de novas e eficientes tecnologias são de suma importância.

Para Chiavenato (2000) a gerência é muito importante na estruturação das organizações por ser parte dos domínios das ciências comportamentais que analisam a motivação, liderança e comunicação.

A seguir serão descritos vários métodos e formas de atuações que fazem parte da rotina das empresas.

DESENVOLVIMENTO

Além de uma boa administração organizacional, a economia global pode afetar diretamente seus resultados, impactando positiva ou negativamente nos lucros da empresa.

         A importância de observar a evolução do mercado em que atuam, os hábitos dos consumidores, as inovações e a concorrência não são os únicos dados que precisam preocupar ou acompanhar, mas também dados como a inflação, índice de emprego, consumo, entre outros, podem afeta-las. 

1

Atualmente, as empresas estão dando maior importância à Auditoria Interna de Processos nas organizações, esta auditoria pode ser entendida como uma ferramenta de apoio à gestão através da avaliação, melhoria e fortalecimento de fluxos de processos organizacionais e dos controles internos aplicáveis.

Outro fator que está muito ligado as organizações é o avanço tecnológico, cada vez mais rápido e eficiente, porém não substituindo a importância do trabalho humano. Revolucionou definitivamente a forma de viver, reduzindo a necessidade de grandes esforços, permitindo uma melhor qualidade de vida para os empregados, porém atualmente sendo preciso dominar ou entender o funcionamento de vários equipamentos eletrônicos para não se perder em tamanha competitividade.

          Com o aumento dessa competitividade e globalização, as empresas buscam cada vez mais profissionais preparados para enfrentar desafios que o mercado de trabalho impõe e que agreguem maior conteúdo à equipe em que estará inserido, contribuindo decisivamente para um trabalho de qualidade. 

Algumas habilidades e competências importantes e procuradas no mercado pelas empresas são:

  • Flexibilidade: saber lidar com mudanças rápidas e repentinas e para aceitar a volatilidade do mercado e a incerteza da rotina;
  • Coragem: arriscar, apesar de não existirem respostas prontas;
  • Resistência: encarar uma rotina de imprevistos, pressão e obstáculos e saber superá-los, mantendo sua essência e equilíbrio;
  • Otimismo e Equilíbrio Emocional: ter a habilidade de se manter motivado e encarar a rotina de forma positiva, transformando pequenos problemas em grandes soluções;
  • Criatividade: para pensar diferente, encantar com novas soluções e contribuir com o ambiente de trabalho.
  • Comprometimento: vontade de fazer a diferença e se envolver com o trabalho que faz;

2

  • Capacidade de Aprendizagem: buscar autoconhecimento e aprendizado;
  • Visão Generalista e Função de Especialista: conhecer um pouco sobre tudo, pois ter informação é um diferencial desde que exista foco.

É sempre bom estar atentos a essas competências que estão cada vez mais sendo observadas pelas empresas, mesmo que já faça parte do quadro de funcionários de uma determinada organização, uma vez que, ocorrendo necessidade de suprir alguma vaga inesperada, são preferencialmente por meio de promoção interna, em lugar de admissão externa de pessoal disponível no mercado de trabalho. Mesmo correndo o risco de falha, ainda as empresas tem dado oportunidade ao crescimento do funcionário, até mesmo por motivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (260.6 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com