TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 12

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS

UNIVESIDADE ANHANGUERA

SÃO JOSE DOS CAMPOS

ALUNO:                                           RA:

LAZARO A FERREIRA

ANDRÉ LUIS RODRIGUES

ALEXANDRE

MARCELO

THIAGO

                                              RESUMO

A finalidade deste trabalho é apresentar, para os proprietários, dirigentes e gerentes da empresa Nikey Vale Ltda. Me. Como os recursos humanos através de seus gestores executivos, podem e devem orientar e apoiar nas tomadas de decisões com a elaboração e implantação de um planejamento estratégico proporcionado um aumento significativo em seu faturamento mensal.

   

PALAVRA CHAVE: PLANEJAMENTO, ESTRATÉGICO, RECURSOS HUMANOS.

                                                    INTRODUÇÃO

Segundo o Autor (IDALBERTO CHIAVENATO). O planejamento estratégico é um conjunto de tomadas deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longo período de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é no nível institucional. É um processo continuo de tomada de decisões estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim de considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente. Ele procura especificar o que a empresa deve fazer para alcançar tais objetivos. Isso significa que toda a empresa deve ser envolvida no planejamento estratégico: todos os seus níveis, recursos, potencialidade e habilidades, para se obter o efeito holístico e sinergético da interação de todos esses aspectos. (o efeito holístico envolve a empresa como um todo e o efeito sinergético porque as partes do todo interagem e cooperam entre si no sentido de proporcionar um resultado final maior do que a soma das partes). Sinergia é causa, holismo é consequência.

Para os gestores de RH saber elaborar um planejamento estratégico implantar e acompanhar todo o processo são o grande desafio.

Planejar sempre fez parte de um processo para quem tem como objetivo estabelecer um caminho que será seguido pelos colaboradores durante a execução de um determinado projeto.

Conseqüentemente, outros indicadores tais como organização, direção e controle serão agregados, seguindo uma sucessão de etapas e alocando os recursos necessários para que se obtenham os resultados esperado, dentro do prazo que foi estipulado.

Toda organização precisa de um modelo estratégico para impulsionar o desenvolvimento à competitividade, que garanta a prosperidade da organização de forma sustentável e continua. Para o RH esse é o grande desafio, saber gerir, administrar as pessoas sem deixar de lado a mensuração estratégica dos resultados. Uma organização para ser competitiva no mercado atual, precisa de um planejamento estratégico, e para que esse planejamento realmente aconteça é necessário que as estratégias traçadas pela direção sejam apoiadas por toda a organização, isto inclui a área de Recursos Humanos, conhecida por suas atividades rotineiras. A área entra em cena como um ponto essencial nas organizações. Conseguir aliar atividades administrativas rotineiras, legislação trabalhista e planejamento estratégico para o capital humano organizacional é o grande desafio do gestor de RH.

Partindo da premissa de que num mundo competitivo e globalizado, a organização empresarial deve se comprometer com a excelência em seus negocio, faz se necessário à implantação de uma gestão voltada para a estratégia.

Para que os recursos humanos consigam se estabelecer nas organizações como uma área estratégica, conceitos e atitudes deverão ser criados pelo profissional executivo que atua nessa área. O perfil do executivo de RH deve estar voltado totalmente para o planejamento estratégico, e com uma visão de um todo da organização. Unir recursos humanos as outras áreas, para saber a real necessidade da empresa para depois saber planejar as ações essenciais quanto ao capital humano.

Para se antecipar as necessidades e às mudanças impostas pelo mercado, às organizações estão procurando profissionais que entendam essa dinâmica empresarial, para direcionar suas ações de maneira estratégica, visando melhores resultados e continua disputa, pela liderança do setor a qual está inserida.

E o planejamento estratégico é uma competência que faz parte do perfil deste profissional; claro que agregado a este, temos varias outras que são fundamentais para que sua atuação seja bem sucedida e para que o desempenho deste colaborador seja excelente.

Esse gestor terá que pensar estrategicamente e de forma sistemática, de modo que possa tomar uma decisão eficaz e escolher a melhor alternativa de direção do seu negócio. E para auxiliar neste processo, é de suma importância que se utilize do planejamento estratégico, buscando sair de uma situação atual para se chegar em uma situação desejada.

Terá que definir metas a serem alcançadas; elaborar o plano de ação; alocar os recursos para execução do projeto, acompanhar as etapas e controlar o andamento dos mesmos, para que possam ser corrigidas as possíveis falhas durante a execução das atividades. Com isto a organização terá uma grande chance de obter um resultado favorável.

Saber aonde a empresa quer chegar e traçar os objetivos a serem alcançados é o papel desse profissional de RH, pois é ele quem vai escolher o melhor caminho a ser seguido pelos colaboradores. No entanto, para que isto seja possível, é fundamental que ele tenha um profundo conhecimento do negócio da organização, do segmento onde atua, tem que ter competência para planejar estrategicamente suas ações, para que aproveite as oportunidades que possam surgir no cenário. Só assim terá condições de conquistar o sucesso empresarial.

O RH não é apenas mais uma área, ou departamento que trabalha isoladamente na empresa. O desafio agora é fazer a diferença, ser parte integrante do negócio das organizações prestarem consultoria a seus dirigentes gerentes e funcionários. Ou seja, estar atento às estratégias das organizações e gerenciar o capital humano.

Essa excelência só é possível através de uma administração eficaz dos recursos humanos, ou seja, através de uma gestão que se comprometa com o desenvolvimento de pessoas na organização, objetivando a ampliação constante e continua da capacidade de produzir resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com