TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas da maioria dos analistas por equipe para empresas "Brasil Confecções"

Projeto de pesquisa: Propostas da maioria dos analistas por equipe para empresas "Brasil Confecções". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.484 Palavras (18 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Nome de quem está enviando

Antonio Ferreira Pantoja – RA 414980

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Proposta de contratação de um Analista de Recursos Humanos para a Empresa

“Brasil Confecções”

Ananindeua – PA

2014

INTRODUÇÃO.

Atualmente, no mundo globalizado, as empresas competem entre si em busca de profissionais qualificados que se enquadre no perfil desejado da organização. Desta forma, no processo de recrutamento e seleção, as organizações utilizam de vários procedimentos e técnicas, visando atrair os candidatos qualificados capazes de ocupar o cargo dentro da empresa. No entanto, levando em consideração que existe uma grande dificuldade para as organizações em conseguir manter os talentos dentro do perfil em que o mercado de trabalho exige, pelo fato de estar escasso o profissional qualificado e, ter só preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação.

Um assunto que deixa muitos empresários aflitos é quanto a contratar funcionários para suas empresas, ainda mais quando o cargo a disposição requer mais do profissional, seja em liderança, experiência, confiança ou qualquer outro quesito que esteja em maior evidência, então quando souber qual a hora certa de se contratar e como avaliar este profissional que se está prestes a colocar dentro de determinada empresa pode-se estar procurando pessoas com características distintas e que se adéquam ao cargo a ser preenchido, neste caso terá que avaliar cada entrevistado em diferentes etapas. Muitas empresas inclusive se utilizam de outros métodos para fazer a separação destes candidatos pelo critério do empregador, seja com atividades em grupos, análise comportamental e outros critérios, para se fazer uma boa escolha um bom empregador têm que ser flexível, nem acreditar em tudo que lhe é dito e nem duvidar de tudo e de todos, assim terá mais clareza na hora de decidir qual é a pessoa mais capacitada para ocupar aquele lugar na empresa.

A administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar a labuta dos membros da organização, e então alcançar metas pelo trabalho com e por intermédio das pessoas e outros recursos organizacionais, aumentando o desempenho do grupo de trabalho. O recrutamento e seleção encaixam-se nesse contexto, tendo como incumbência prover novos funcionários com capacidade de enquadrar-se com eficácia no ambiente organizacional vigente na empresa.

Desenvolvimento

Justificativa da contratação e a importância do profissional do setor de recrutamento e seleção:

A concorrência entre as organizações faz com que os empresários mais e mais optem por inovações, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova equação do mercado. O empresariado mudou muito sua forma de recrutar e selecionar pessoas. A empresa “Brasil Confecções” se sentiu obrigada a se adaptar a esse novo modelo de mercado por ser uma empresa de grande porte.

As organizações bem sucedidas crêem que ao selecionar necessitam de pessoas certas, na quantidade certa e na hora certa. Isso é o resultado de um sistema de recrutamento eficaz.

No terceiro milênio conclui-se que mais que um profissional qualificado tecnicamente, as organizações precisam de pessoas com comportamento e atitudes adequadas a cultura, missão, a visão e aos objetivos do empreendimento. Ter só preparo técnico não quer dizer muito, é importante mais não é o que faz a diferença na hora da contratação.

Os Recursos Humanos procuram pessoas com habilidade e atitudes muito específicas às necessidades da empresa que demanda a vaga além de exigir competência técnica. O mercado de trabalho vem crescendo extraordinariamente e passou por mudanças significativas, com isso as empresas sentem a necessidade de contratar um profissional específico para o setor de recrutamento e seleção inclusive a “Brasil Confecções”.

Mas afinal de contas o que é o mercado de trabalho? Ele é a relação de oferta de trabalho e trabalhadores a procura de determinada vaga. Ele passou a ser mais seletivo. Os requisitos para contratação ficaram mais exigentes, principalmente quanto à formação e experiência, sem falar das competências comportamentais, cada vez mais valorizadas.

O profissional de recrutamento e seleção deve conhecer a necessidade da empresa para o cargo que está precisando, identificar as competências dos candidatos e saber avaliar o quanto ele será aproveitado na organização. Para isso o profissional utiliza-se de alguns instrumentos na seleção como aplicação de testes técnicos e comportamentais, entrevistas de seleção por competência e avaliação psicológica para que se possa traçar o perfil do candidato e ter a máxima clareza sobre o mesmo. Dentro da nova versão dos Recursos Humanos, a captação e seleção devem e estar alinhadas com as estratégias da organização, devendo contribuir para consecução dos seus objetivos e da sua missão.

Descrição de Cargo

Empresa: “Brasil Confecções”

Título de Cargo: Analista de Recursos Humanos

Departamento: Recursos Humanos

Grupo Ocupacional: Administrativo

Missão do Cargo: Gerenciar o setor de Recursos Humanos

Escolaridade: Ensino Superior na Área de Recursos Humanos

Experiência: 2 anos de experiência

Responsabilidades: Administrar, executar, e coordenar os trabalhos do setor de Recursos Humanos.

Competências: Pró-atividade, Iniciativa, Liderança, Trabalho em equipe, Comunicação e Visão sistêmica, Relacionamento interpessoal.

Conhecimento e Habilidades Específicas: 5 S’s, Administração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com