TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provas E Trabalhos

Artigo: Provas E Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

DESIGUALDADE SOCIAL

Temos visto os programas que o governo tem lançado de modo a beneficiar as famílias que se encontra no grupo considerados de extrema pobreza de modo a Superar a pobreza e reduzir as privações de capacidades do qual o grupo está excluído. Assim, O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) passou a dar um auxílio de rendas, fazendo parte da integração de Políticas Públicas. Para Yazbek (et al, 2007, p.191) destaca que a Transferência de Renda como uma política pública concebida no âmbito do direito à cidadania com perspectiva de estabelecer uma relação direta Estado/cidadão, com transferência monetária alocada diretamente aos beneficiários, com possibilidade de contribuir para mudanças nas práticas políticas e na democracia, pela perspectiva de superar o clientelismo e o uso eleitoreiro que têm marcado as políticas sociais brasileiras.

Neste sentido, essas rendas auxiliam muitas famílias no que se refere a suprir suas necessidades básicas, possibilitando sair da desigualdade social. Sen (2000:109) aponta que “a renda baixa é claramente uma das causas principais da pobreza, pois a falta de renda pode ser uma razão primordial das privações de capacidades de uma pessoa”. Portanto, se há desigualdade social pelo diversos fatos na sociedade como falta de oportunidades os programas de benefícios proporcionam as famílias neste grupo de passar a exercer seu papel de cidadão em um contexto diferente.

REFERÊNCIAS:

SEN, AMARTYA. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 109-135.

YAZBEK, Maria Carmelita (et al). A política social brasileira no século XXI: a prevalência dos programas de transferência de renda. 03 edição. São Paulo: Cortez, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com