TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática REPENSANDOA Ensino

Tese: Prática REPENSANDOA Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Tese  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

. INTRODUÇÃO: REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA

O estágio é uma experiência de prática que nos dá, orientação no sentido de repensar o fazer pedagógico, possibilidade de conviver com profissionais experientes, uma visão concreta do cotidiano da escola.

Repensar a prática pedagógica no momento atual da educação brasileira significa considerar as novas respostas da escola para a realidade sócio-cultural do país. O sistema escolar tem sido desafiado cada vez mais a assumir a função de espaço criador de condições que possibilitem a socialização e produção do saber entre educadores e educandos através de experiências pedagógicas que os considerem como sujeitos sociais e culturais de contextos determinados.

É preciso repensar os modos, os processos, estratégias e técnicas didáticas do fazer pedagógico dos professores, mas é preciso também, recuperar o papel que os mesmos assumem na tarefa de educar, isto é, suas finalidades. A organização didático-metodológica é ainda determinada, pela concepção que temos do processo de construção do conhecimento via escola. Isso passa necessariamente pelo alargamento das concepções que permeiam as formas e procedimentos de ensino no sentido de compreender que a renovação pedagógica não pode se limitar a inovações didáticas, mas o professor deve tomar o ensino e a problamatização de sua própria, como eixo da reflexão crítica, o que exige sistematização e elaboração de conhecimentos sobre o seu objeto de trabalho: o ato de ensinar.

O professor deve assumir uma atitude crítica diante de seu trabalho que associe teoria e prática na definição de critérios para a escolha de estratégias de ensino mais adequadas, sem perder de vista que ele é o elemento de mediação na relação do aluno com o conhecimento escolar. Desse modo, a prática docente, envolve pressupostos que não só antecedem como ultrapassam os aspectos didáticos. Nesse sentido, importa definir o projeto de formação almejado, e o que se pretende com a ação pedagógica. Torna-se importante redefinir os elementos que conferem significado não somente às teorias de ensino, da aprendizagem à luz dos pressupostos do homem e de conhecimento que permeiam a prática educativa escolar.

Portanto, os procedimentos adotados para o ensino, sejam aulas expositivas, trabalho em grupo, estudo e produção de texto, trabalhos em projetos, etc; não devem ter um fim em si mesmos. Seu papel depende do objetivo ao qual se destina.

II. OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O presente estágio tem como objetivos:

1. Objetivos Gerais:

a.- Reformular, em caráter experimental, de uma observação acurada das diferentes realidades educacionais, de propostas inovadoras, capazes de promover o contato e o conhecimento dos métodos usados nas instituições de ensino;

b- Promover uma atitude crítica face à realidade observada, comparando todos os aspectos relevantes de desempenho;

c- Desenvolver reflexões criteriosas acerca das problemáticas evidenciadas no período estagiado, visando o enfrentamento correto das dificuldades detectadas.

2. Objetivos Específicos:

Registro da realidade do estabelecimento na estrutura física, administrativa, pedagógica e humana.

Identificação da função e das atribuições de todos os elementos envolvidos no processo educacional observado.

Acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo estabelecimento na área de Educação.

Participação de eventos relacionados à habilitação e atividades planejadas pela coordenação do Estágio.

Registro sistemático das várias etapas do estágio.

III.FICHA DA CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO

Aluna: Marlene Aparecida Viana Abreu

DATA

ATIVIDADES

LOCAL

CARGA

HORÁRIA

08/08/05

03/09/05 à

18/11/05

14/11/05 à

30/11/05

06/10/05 à

11/10/05

21/11/05 à

25/11/05

18/08/05 à

05/10/05

Análise da comunidade escolar

Projeto e concurso "viva feliz sem drogas"

Projeto saúde bucal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com