TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Corporais E Alternativas

Casos: Práticas Corporais E Alternativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade

Com base nos estudos das semanas anteriores, elabore um pequeno texto (2 páginas, no máximo) respondendo as seguintes questões:

1) Qual a importância de desenvolver os esportes não convencionais e as práticas corporais alternativas na escola?

2) Quais os benefícios que os alunos podem ter ao aprendê-los?

A importância de desenvolver os esportes não convencionais na escola é que a vivência de um esporte desconhecido que pode beneficiar o repertório motor, com a aquisição de diversas habilidades motoras; estimular o conhecimento de outras culturas, por meio de regras, gestos ou implementos utilizados; e favorecer a valorização e a estima de uma nova modalidade esportiva (conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal). Com a vivência dos esportes não convencionais na escola terá diferentes significados e estratégias durante os ciclos de escolarização. Para a criança na Educação Infantil, os esportes terão um caráter totalmente lúdico, no sentido de se usar do jogo simbólico para gesticular os movimentos esportivos enquanto representação numa brincadeira. Já as crianças do Ensino Fundamental poderão iniciar a vivência das habilidades motoras dentro das regras do esporte, mas sem a exigência de um padrão de movimento. Inicia-se, aqui, a possibilidade de maior reflexão e questionamento sobre as modalidades esportivas, bem como a compreensão do processo histórico desde a sua origem, a modificação de regras, as adaptações necessárias para a execução do esporte, as implicações culturais do esporte etc.

Essa atribuição de significado pelos alunos por meio de questionamentos e análise crítica corresponde ao aprendizado esperado nesta disciplina sobre os esportes não convencionais como um dos elementos da cultura corporal, porque as condições materiais concretas para a realização desses esportes na atualidade e o conhecimento das transformações ao longo de seu processo histórico são pressupostos do percurso que propomos para a aprendizagem.

Com isso, a compreensão dos esportes não convencionais pode ser associada com o conceito do Se-movimentar, a ideia central nesse conceito é a intencionalidade própria do sujeito do movimento. Em algumas modalidades dos esportes não convencionais, o foco recai justamente nas intenções diferenciadas de seus praticantes, que podem desafiar as convenções mais tradicionais do esporte.

A importância de desenvolver práticas corporais alternativas na escola é que proporciona aos alunos o maior número possível de vivências, conhecimentos e reflexões dos mais variados componentes da cultura corporal, trazerem uma visão diferenciada de corpo, dando importância à sua subjetividade, a um corpo sensível, comunicativo, expressivo e cultural. O entendimento desses conceitos se faz necessário para compreender o aluno na sua totalidade e complexidade. Tudo merece atenção: seja o seu olhar, postura, volume de voz, os movimentos, a leveza ou brutalidade, o carinho ou a rispidez, a disponibilidade ou o recuo, a entrega ou o medo; todos esses e outros aspectos refletirão quem é o indivíduo e o que ele traz nas entranhas desse corpo vivido. É a partir desse entendimento holístico de indivíduo que o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com