TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Importancia De Desenvolver Os Esportes não Convencionais E As Praticas Corporais Alternativas Na Escola

Casos: Qual A Importancia De Desenvolver Os Esportes não Convencionais E As Praticas Corporais Alternativas Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  1.416 Visualizações

Página 1 de 7

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

ESTRUTURALISMO

Momento histórico= Titchener, fundador da escola estruturalista, por influência dos estudos de anatomia cerebral da época, comparava o psicólogo ao anatomista, que organizava seus estudos sobre o corpo nas estruturas do qual é composto. Assim, o psicólogo deveria analisar a mente humana com base nas unidades elementares que a compõem correspondem aos elementos básicos da consciência, subdivididos em estado de sensação, imagens e estado afetivos.

Principais representantes= Foi Tetchener ele reavaliou seu método e adotou a análise do todo, e não mais das partes, como fazia. De certa forma, voltou a concordar com o pensamento de Wundt

Principais idéias= A idéia é estado de sensação ( vinculado á percepção ) inclui as ações da visão, do olfato, do tato e da audição. Já as imagens relacionam-se ás idéias, isto é, tornam- se possível recorrer ás lembranças. O terceiro elemento, por fim, representam os estados afetivos experimentados em situações de tristeza, amor e ódio. ( GOODWIN, 2005).

Contribuições: ciência e/ou

Psicologia e/ou educação = Titchener foi um cientista bastante intransigente, visto que ele decidio sobre os temas que fossem discutidos na reunião de estudo para psicólogos, que realizava com orientandos, e sobre a escolha dos participantes. Também devemos mencionar o fato de ele proibir a participação das mulheres nessas reuniões. Essa proibição nas reuniões, segundo ele, dava – se em razão do uso de charutos e da liberdade para interromper relatos, discutir. Para ele, a presença de mulher não seria possível em virtude de elas serem muito delicadas para fumar.

Em contrapartida, ele estimulava e apoiava o progresso da mulher na psicologia, de maneira que foi um dos professores que concederam títulos de doutorado ás mulheres, além de estimular suas contratações como professoras em universidade, fato esse que, na época, era mantido com certa cautela por diverso colegas seus.

FUNCIONALISMO

Momento histórico= Essa escola foi considerada a primeira sistematização, genulnamente norte – americano, de conhecimentos da psicologia. O movimento social estava voltado para o pragmatismo, que foi exigido também dos cientistas. Por isso, houve a importante busca pelas respostas para as perguntas; ( 1) o que fazem os homens (2) por que o fazem? Para isso, James apontava a necessidade da usá – La para adaptar – se ao meio ( BOCK,2002).

Principais representantes= William James a adaptação do ser humano caminha entre uma adaptação vital e uma adaptação psicológica ao meio ambiente. E Dewey a metodologia proposta em linha pedagógica da escola nova, açambarcou , extensivamente, esse modelo proposta por James, e enfatizou, também, a cooperação entre os indivíduos. E Wundf que regressar no Estado Unidos que dedicou ás áreas da psicologia.

Principais idéias= A idéia de adaptação do ser humano caminha entre uma adaptação vital e uma adaptações psicológica ao meio ambiente. Esta última implica o fato de que a consciência, diante de um impulso á sobrevivência, conheceria, rapidamente, o que teria de ser feito em situações- problema, na busca de soluções possíveis, e não agiria dessa maneira ao acaso. Esse modelo de adaptação esta presente na teoria da inteligência de Dewey.

Contribuições: ciência e/ou

Psicologia e/ou educação= Sob a influência da teoria da evolução de Darwin, que foi um estimulo para o surgimento da psicologia animal e, consequentemente para a evolução dessa corrente, os funcionalistas, nessa escola, iam mais além e questionavam; para que é a conciência? A escola funcionalista foi a primeira grande escola da psicologia orinalmente norte americana, tendo como grande representante William James ( 1842- 1910 ). Este foi o primeiro doutor norte americano em psicologia, aluno de wundt, que, ao regressar aos Estados Unidos, se dedicou ás áreas da psicologia da infância, da adolescência e da velhice, e da psicologia da educação, bem como á filosofia e á religião ( SCHLTZ, SCHLTZ).

ASSOSIALISMO

Momento histórico= Essa e escola mostrou -, por um lado, utilitarista e, por outro, biológica, qual, a qual trabalhava com a diferença individual, mesmo que em grupos. Ao psicólogo cabia recriar nas instituições a lei do mais apto e buscar adaptações ajustando indivíduos ás necessidades fabris, favorecendo uma adaptação mais ativa, o que foi verificado, também, na escola nova.

A grande crítica á escola nova é que esta se constituiu em função da educação moderna, preparando a mentalidade, a ideologia e a conduta das crianças para reproduzirem a sociedade , e não para transformá – La. O desempenho do aluno serviria á sociedade burguesa, isto é, para preparar o jovem para sociedade prática, para o trabalho e para a competição. Reflita, portanto, como fica a concepção da nova em comparação com a condição de educar fundamentada em uma visão humanista, que leva em conta dignidade da pessoa humana, formação do indivíduo como um todo, que tenha valores, que construa seu destino e que possa intervir e transformar o social, buscando a cooperação e a sustentabilidade dentro de seu meio social.

Principais representantes= Os representantes eram Robert Woodwoorth desenvolveu seus estudos com base nos achados de John Dewey e William James. e Thorndike . e Hunt e Sullivan ( 1974 apud Coll Salvador et, 1999) que fizem as primeiras fomulações da psicologia da educação)

Principais idéias= A associação de idéias era vista como uma força que controlava os eventos mentais, embora ainda não levasse esse nome. A aprendizagem se dava por associação de idéias, das mais simples ás mais complexas. Assim, para aprender um conteúdo, seria necessário que a pessoa apresentase idéia mais simples associadas áquele conteúdo. Nos Estado Unidos, houve outra forma de psicologia funcional que seguia os moldes da psicologia estrutural de Titchener. As sim, o primeiro pensamento funcionalista surgiu na Universidade de Chicago, isto é, o funcionalismo de William James, o qual já estudamos. As idéias são associadas em nossa mente em decorrência da nossa experiência de mundo, então, podemos afirmar que o conexionismo se baseia no empirismo. Dessa forma, após experimentos com a inteligência animal, Thorndike deixou de supor que a solução das situação – problema seria dada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com