TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de dados de realidade para o desenvolvimento de um projeto de ensino e aprendizagem

Projeto de pesquisa: Identificação de dados de realidade para o desenvolvimento de um projeto de ensino e aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: CAMPO VERDE - MT

6º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA

GESSIELLE J. DE MEDEIROS RA: 338062

LUÍSA NICOLINI RA: 295948

KEILA DALUZ DE S. PETRUCCI RA: 300558

TALYTA NETO DE SALES RA: 296368

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

CAMPO VERDE - MT

2013

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais a leitura se faz imprescindível para vivermos em sociedade, sociedade esta cada vez mais competitiva e exigente, onde o saber é a porta para o mercado de trabalho.

Este saber é uma escada, começando desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental e assim sucessivamente, é uma busca contínua, onde as etapas de aprendizado devem ser respeitadas e concretizadas para dar sequencias as demais.

Com isso a leitura se torna primordial para dar continuidade nesse processo de aprendizagem, logo este projeto tem como intuito sanar possíveis dificuldades que os alunos da escola Flor do Campo possam estar enfrentando para que os mesmos possam dar sequência desta subida da escada do conhecimento.

ETAPA 1: Identificação dos dados da realidade para a elaboração do projeto de ensino e aprendizagem.

O Centro Educacional Flor do Campo, disponibilizar momentos lúdicos aos seus alunos, pois a escola é um espaço importante e seguro onde os alunos podem brincar e correr a vontade. Outro aspecto importante é que os alunos se relacionam com outros da mesma idade, mas com famílias e histórias bem diferentes, o que lhes proporciona um excelente laboratório de trocas de experiências. O professor através do seu ato de amar deve saber entender as necessidades, os anseios, os desejos de seu aluno proporcionando-lhe um ambiente agradável onde seu aluno se sinta acolhido e seguro, onde permeie a afetividade, pois ao desenvolver suas ações pedagógicas deve aprender a aprender pois, ao ensinar, também se aprende, contudo a organização do trabalho pedagógico caracteriza –se como uma dimensão muito importante para o desenvolvimento do projeto politico-pedagógico da escola como um todo. Pois como sabemos ele é um instrumento que nos da direções, nos aponta caminhos, prevendo flexível, modos de caminhar. O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem desafia e motiva de forma que propicia a ludicidade na formação e no desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança, além de divertido faz com que as crianças interajam melhor umas com as outras, e dividam os brinquedos uns com os outros.

Etapa 2: Justificativa do projeto e sua relevância para a educação.

Tema do projeto: Os sinais de pontuação como fator primordial na leitura.

Publico alvo: alunos do 3° ano do ensino fundamental da escola X.

Nos dias de hoje saber ler é essencial para vivermos em sociedade, ir ao mercado, pegar o ônibus, andar pelas avenidas, ir ao banco, tudo se faz imprescindível à leitura, porém a mesma não se resume em simplesmente juntar letras e formas frases, é um conjunto, de letras, palavras, frases e pontuação, onde a pontuação é primordial para dar sentido e compreensão ao que lemos.

Logo saber ler é antes de tudo direito e necessidade básica do ser humano.

De acordo com investigações in loco, pode-se constatar que a turma do 3° ano do ensino fundamental da escola Flor do Campo, se encontra com dificuldades na leitura, onde a grande maioria dos alunos não respeitam os sinais de pontuação, ou seja, enquanto leem atropelam e emendam palavras, frases, e muitas vezes perdendo o real sentido do texto lido em questão gerando assim um descaso por parte dos alunos em praticar a leitura dentro da sala de aula, pois os mesmos consideram a leitura “chata”.

Com isso se faz pertinente trabalhar focados na questão da pontuação, trabalho este voltado e apoiado na ludicidade como ferramenta para cativar a atenção dos alunos, e logo mostrar aos mesmos que a leitura quando bem trabalhada é algo prazeroso e divertido.

Etapa 3: Objetivos do projeto, bem como os conteúdos adequados à realidade apresentada.

Com esse projeto, pretende-se que os alunos estejam aptos a compreender as pausas e a importância dos sinais de pontuação na leitura de qualquer gênero literário.

Pois os mesmos são essenciais para a compreensão tanto do leitor como do locutor, pois se o sinal for mal colocado na frase poderá mudar o sentido da leitura.

Com isso o projeto tem os seguintes objetivos:

• Identificar os sinais de pontuação e suas finalidades nos diversos gêneros literários;

• Apresentar uma situação problema e aplicar os sinais de pontuação;

• Apresentar os sinais de pontuação e reconhece-los em vários gêneros literários;

• Expor aos alunos a importância da pontuação e como podemos utiliza-la de maneira correta.

Segue abaixo a descrição detalhada dos conteúdos privilegiados durante o projeto:

• Vírgula: indica uma pequena pausa, podemos usá-la antes ou depois de chamar alguém.

• Dois pontos: são usados quando fazemos uma afirmativa e em seguida explicamos a mesma.

• Ponto final: indica o fim de uma frase, ele serve também para separar frases.

• Ponto de exclamação: indica espanto, alegria, surpresa.

• Ponto de interrogação: é usado quando estamos em dúvida, para uma pergunta.

• Travessão: se utiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com