TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prêmios da Qualidade

Tese: Prêmios da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  3.912 Palavras (16 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 16

1. Prêmios da Qualidade

O movimento das empresas em direção a obtenção de resultados em processos, certificações e reconhecimento da pelos esforços dedicados e sucessos obtidos na qualidade virou uma febre depois da segunda guerra mundial. A grande maioria das nações tem seus programas de avaliação baseados nos modelos desenvolvidos no Japão (Prêmio Deming). No entanto cada país tem desenvolvido e adaptado seus modelos aos seus padrões e suas realidades, tornando o prêmio atualizado conceitualmente, uma vez que as modificações chegam a ser anuais, e adequado ao processo auto-avaliatório ao qual se propõe que funciona como se fosse uma auditoria voluntária .

Muito Mais importante que a premiação é o fato de muitas organizações que, mesmo sem se candidatarem, utilizam os critérios para se auto-avaliarem e orientarem seus esforços para melhorias. Os prêmios de excelência desempenham um papel importante de consolidação e promoção da qualidade. Embora os prêmios da qualidade não serem um manual de gestão da qualidade, os mesmos indicam requisitos necessários para se alcançar a excelência.

Certamente, o maior benefício daquelas empresas que concorrem a prêmios da qualidade conceituados como o Demming Prize, MBQA, PQN e o EFQM não consiste apenas no recebimento do prêmio, mas sim na oportunidade de realizar uma auto-avaliação e dividir suas experiências com outras empresas.

Os Prêmios da Qualidade têm uma importante contribuição na melhoria da indústria, porém os critérios de avaliação devem ter estar adequados a realidade local. Prêmios utilizando critérios de outras regiões ou até mesmos países podem não cumprir o seu papel de maneira adequada.

Este compartilhamento de informações é um dos maiores benefícios destas premiações, formando um banco de dados volumoso e de qualidade, com exemplos de aplicações nos mais variados setores, servindo de modelo (ou pelo menos ponto de partida) para as demais empresas que estejam iniciando suas atividades ou buscando a excelência também. Isso impulsiona o crescimento de uma região ou até mesmo de um país, como aconteceu com o Japão com o Demming Prize, ao invés de apenas algumas empresas isoladas.

2. Origem dos Prêmios da Qualidade

A história dos prêmios de qualidade começou a ser traçada em julho 1950, quando uma união de Cientistas e Engenheiros japoneses (JUSE), convidou,o então americano, Dr. Edwards Deming para estabelecer uma metodologia de controle de qualidade estatística para o Japão

. No ano subseqüente, foi desenvolvido, no Japão, o primeiro prêmio da qualidade, nomeado Deming Prize. Desde então, o Japão experimentou um grande crescimento econômico.

Durante a década de 80, os Estados Unidos começaram a perceber uma redução do seu mercado mundial com relação ao Japão. Neste momento, os americanos perceberam as vantagens de investir em sistemas de qualidade de gestão. Então em 1987 foi criado por Direito público, o Malcolm Baldrige National Quality Award (MBNQA), que se apresentou como o primeiro Total Quality Management (TQM) modelo completo, bem estruturado, com um procedimento de avaliação detalhado.

Em 1988, quando a Fundação Européia para a Qualidade na Gestão (FQM) foi criada por 14 empresas líderes européias, entre os objetivos estratégicos da fundação estava a criação de um Prêmio de Qualidade Europeu. Neste momento, na Europa, o Malcolm Baldrige Model tinha se tornado a referência para os gerentes de qualidade e consultores. Por esse motivo, os membros do comitê responsável pela criação do prêmio da EFQM não tiveram nenhuma dúvida que a arquitetura do (MBNQA) era a escolha inevitável para se tomar como base para o Modelo de Prêmio Europeu da Qualidade. Enfim em 1991, foi introduzido o Modelo de Excelência da EFQM, modelo de gestão empresarial, que se destina a permitir a auto-avaliação da qualidade organizacional e a constituir a base de apreciação das candidaturas ao European Quality Award (EQA).

Em 1991 foi instituída a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), uma organização não governamental sem fins lucrativos, composta por organizações públicas e privada, para administrar o Premio Nacional da Qualidade PNQ. Surgiu com o intuito de dedicar-se ao trabalho de pesquisa e análises de diversas premiações, em particular o MBNQ e o Deming Prize, cujo intuito foi de formular fundamentos, critérios e processo de premiação do PNQ. Ao longo da década de 90, o PNQ foi modificando-se, adquirindo influencias de outras premiações, a destacar o EQA. Finalmente, a partir 2000, o PNQ passa por mais alterações e assume um formato próprio.

O Prêmio Ibero-americano da Qualidade, convocado pela primeira vez no ano de 1999, é um Programa das Cúpulas Ibero-americanas dos Chefes de Estado e do Governo, baseado no Modelo Ibero-americano de Excelência em Gestão

3. Prêmio Americano da Qualidade

Prêmio de Nacional Malcolm Baldrige

Na década de 80, os gestores e lideres governamentais observaram a necessidade de uma ênfase maior na Qualidade, para as Empresas Norte-Americanas. Em 1987, com o intuito de estabelecer um padrão de excelência capaz de ajudar as Empresas a alcançar Qualidade de Nível Mundial, o congresso Norte-Americano criou o Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige.

O prêmio é promovido pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos com a colaboração da ASQ ( American Society for Quality ) e do NIST ( NAtional Institute of Standards and Technology ).

Inicialmente o Prêmio Malcolm Baldrige destinava-se a premiar as melhores Empresas Industriais, de serviços, de pequenos negócios e, a partir de 1999, foram acrescentados educação e saúde. Devido ao grande sucesso do modelo de suporte ao prêmio, várias versões simplificadas e menos exigentes foram desenvolvidas pela grande maioria dos Estados Norte-Americanos, sendo consideradas de índole Regional.

Mais importante que a atribuição dos Prêmios a que estão associados, é o fator de haver muitas organizações que, mesmo sem se candidatarem a eles, utilizam os critérios e modelos para se auto-avaliarem e orientarem os seus esforços de melhoria.

Os assessores do Prêmio avaliam o sistema de gestão da qualidade das organizações através da análise dos resultados obtidos e das melhorias alcançadas em 7 critérios, em torno dos quais se encontram estruturado o modelo.

Critérios de Avaliação:

Liderança: Liderança Organizacional, Responsabilidade Social

Planejamento Estratégico: Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com