TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Trabalho Escolar: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.766 Palavras (12 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 12

Importância da Psicologia para a Pedagogia

A escola está sempre em busca da aprendizagem significativa, mas isso depende muito dos conteúdos escolares aplicados, dos professores e principalmente dos próprios alunos.

Há alunos que possui conhecimento prévio do assunto a serem considerados outros não. Este déficit ocorre por falta de recursos, por falta de atenção ou problemas familiares e contribuem para que haja dificuldades na aquisição da aprendizagem significativa.

A aprendizagem significativa é importante porque desenvolve no aluno o interesse em querer aprender e quando isso acontece o conhecimento adquirido permanece por toda a sua vida, algo que não aconteceria se o conteúdo fosse apenas decorado.

Segundo Ziring (2010, p. 104), para Rogers a aprendizagem significativa verifica-se quando o aluno percebe que a matéria a estudar se relaciona com seus próprios objetivos. De maneira um tanto mais formal, disse-a que uma pessoa só aprende significativamente quando aquelas coisas que percebem implicarem na manutenção ou na elevação de si mesma. Na teoria, a aprendizagem significativa é aquilo que representa a própria expressão, um aprendizado que pode ser vivenciado e aplicado à sua vida. O papel do professor é facilitar a ocorrência de tal aprendizagem utilizando de estratégias adequadas e eficientes. Para Ferrari (2008, p.2), na Psicologia Humanista, o objetivo do terapeuta e do professor é permitir que seus clientes e alunos tornem-se pessoas “plenamente funcionais”, ou seja, saudáveis [...] Já que se tornar uma pessoa saudável é, basicamente, uma questão de ouvir a si mesma e satisfazer os próprios desejos (ou interesses), as melhoras qualidades de um terapeuta ou de um professor são saber facilitar esses processos e interferir o menos possível [...] para que o terapeuta ou o professor seja capaz de exercer tal papel, três qualidades são requeridas: congruência - ser autêntico com o cliente/aluno; empatia- compreender seus sentimentos; e respeito- “consideração positiva incondicional”.

Então quando o professor percebe que seu aluno tem dificuldades para obter um aprendizado significativo ele busca a ajuda de um psicólogo para intervir, por formular de maneira diferente os objetivos da educação e até mesmo escolhendo novos métodos didáticos para ajudar o aluno no seu aprendizado.

O professor tem função de reconhecer tais dificuldades e quem dá esse suporte é a psicologia, pois ela nos faz reconhecer os sentimentos, compreender e respeitar.

Sem a compreensão não há respeito, muitas vezes temos que nos colocar no lugar dos outros para entender o que eles estão sentindo.

A psicologia nos auxilia muito nesse sentido, pois ninguém é igual e cada um constrói seu conhecimento de forma diferente e com uma velocidade diferente também.

Sem a psicologia na educação não tínhamos como entender e nem como mudar métodos para dar condição do aluno construir a aprendizagem significativa. Quando a aprendizagem tem significado para o aluno ele aprende realmente e leva esse aprendizado para a vida toda.

Teorias da aprendizagem e seus aspectos mais importantes:

Teoria Psicologia-

Aspectos conceituais

(Conceito da teoria) Contribuições da teoria para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa Cada indivíduo traz consigo um conjunto de conhecimento, ou seja, uma estrutura cognitiva. Para que haja uma aprendizagem significativa é necessário que o professor conheça o aluno (o que ele sabe e quanto sabe) sobre determinado conteúdo.

O aluno é quem constrói seu conhecimento, portanto, precisa estar disposto a aprender por isso o professor no seu papel de mediador deve estar preparado para proporcionar situações com dinamismo que estimule o aluno a querer aprender.

Teoria Genética da aprendizagem Conhecimento ocorre de modo evolutivo;

Indivíduo se desenvolve através da interação com o mundo gradualmente num processo de adaptação, assimilação e acomodação;

Desenvolvimento cognitivo acontece em quatro estágios: sensório motor, pré-operacional, das operações concretas e operações formais. O entendimento desses estágios auxiliará tanto a escola como o professor, pois assim fica mais fácil estabelecer objetivos educacionais. Facilita a identificação de até onde a criança se desenvolveu e o que trabalhar com ela desde então.

Auxilia o professor a tornar o seu trabalho mais eficiente, levando a conclusão de que educar refere-se tanto a transferências de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno.

Teoria sócia cultural O ser humano nasce numa determinada cultura e vai se desenvolvendo de acordo com o que assimila e vai a transformando. Este desenvolvimento se dá de fora para dentro;

Relaciona o desenvolvimento das funções psicológicas com o meio social, cultural e econômico de cada indivíduo, possibilitando, assim, seu crescimento e ascensão em meio à sociedade. O aprendizado da criança acontece desde quando ela nasce, pois já se relaciona socialmente. A educação passa a funcionar como uma artéria sendo a via principal do ensino aprendizagem e no espaço escolar num convívio mais amplo, sistemático, intencional e planejado; interagindo com os professores exercendo o papel de mediadores, um bom ensino, a aprendizagem e desenvolvimento do aluno avançará num ritmo acelerado. “O aluno jamais poderá ser visto como alguém que não aprende”.

Teoria Behaviorista Comportamentos são reflexos condicionados Não há aprendizagem igual. Cada aluno aprende da sua maneira e tem suas próprias maneiras elaborar e de internalizar o aprendizado.

Cabe ao professor traçar objetivos significativos e conteúdos que proporcione o desenvolvimento desta aprendizagem.

Teoria da Gestalt È fundamentada na percepção;

Interpreta o homem como no todo, em sua totalidade. O aluno é capaz de internalizar seu conhecimento, percebe situações de aprendizagem;

O professor incentiva o aluno a encontrar soluções de problemas, construção de conhecimento e informações significativas por eles próprios.

Teoria da Psicanálise Dois fatores são fundamentais para a formação de um indivíduo: o inconsciente e o superego. Através dos processos de identificação e dos processos de transferência que ocorrem na relação professor-aluno é que ocorre a aprendizagem;

Permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com