TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Monografias: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Psicologia da Aprendizagem

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor a distância Profa. Ludmilla Cristina Sauhi

SÃO PAULO, 13 A 20 DE JUNHO DE 2013

Qual A Importância Da Psicologia Na Pedagogia

Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia?

Através da Psicologia é possível compreender a amplitude das Ações e Comportamentos Humanos. Em se tratando de Educação, percebo que todos nós sabemos um pouco de Psicologia, o que faz com que tenhamos uma base para discussão: Educação refere-se a como chegar a um nível de cultura e entendimento por parte dos Alunos. Nesse caso é necessário atitudes voltadas para a apreensão e compreensão (o que é mais difícil) dos anseios do mesmo (o aluno). Por esse motivo a Psicologia torna-se importante, pois visa atender ao Aluno e não, como é tradicional, voltar-se para a satisfação das políticas e metas do Estado. Devemos deixar esse tradicionalismo de lado, buscar uma mudança efetiva nesse quadro Educacional. A Psicologia é o estudo do comportamento e da subjetividade humana, preocupa-se com as manifestações de nosso inconsciente, ou seja, o estudo do homem em todas as suas expressões sejam nosso comportamento que são visíveis a todos ou a subjetividade de nossos sentimentos. Como educadores aprenderemos a lidar com gente, com suas particularidades, por isso precisamos aprender com a psicologia, pois nos mostrará o que as teorias e nossa didática não mostrarão, a importância de ver o aluno como um ser único e também de como a educação influência na formação da subjetividade deste aluno, visto que são seres humanos em desenvolvimento e que a interação com o outro, e sua vivencia social formará a sua subjetividade, pois a sua subjetividade é a relação do sujeito com o seu meio. A subjetividade do ser humano é o que nos torna únicos. A Psicologia é a base de todos os processos educativos. Sem ela não pode haver o exercício do Magistério. É através dela que o professor sabe identificar e lidar com os diversos perfis psicológico de uma classe. Saber também os encaminhamentos dados. Foi com base na psicologia que Jean Piaget e Vigotsky souberam tão bem identificar os comportamentos infantis.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem objetivo apresentar o conceito de Psicologia da Educação e Aprendizagem, tendo como enfoque uma pesquisa realizada com entrevista de alguns professores de escolas públicas para conhecer o modo que eles utilizam para enfrentar os problemas de aprendizagens dos alunos. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Segundo Salvador e outros (1999), a Psicologia da Educação tem a finalidade de aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da psicologia para analise e estudo dos fenômenos educativos.

Observando a diferença entre os psicólogos da educação em relação à maneira como se concretiza a utilização e a aplicação do conhecimento psicológico na educação. Para alguns a psicologia da educação se apresenta como um campo de aplicação da psicologia; para outros se configura como algo maior que um campo, como uma disciplina especifica que dispõem de alguns objetivos, conteúdos e programas de investigação que lhe são próprios. Para os primeiros é o resultado da seleção entre conjuntos e explicações que as diferentes aéreas e especialidades da psicologia (Psicologia do Desenvolvimento, da Aprendizagem, Social, da Personalidade, etc.) proporcionam, são os aspectos especialmente relevantes e pertinentes para educação e para o ensino (Salvador e outros 1999). Para outra corrente, consiste em criar um conhecimento especifico com relação aos processos educativos, sempre utilizando os princípios e as explicações da psicologia como instrumento de indagação e de analise.

Aprendizagem de uma forma geral segundo Campos (2007, p.31) pode ser considerada como “uma modificação sistemática do comportamento ou da conduta, pelo exercício ou repetição, em função de condições ambientais e condições orgânicas”.

Segundo Pozo (2002, p.66) a aprendizagem é um sistema complexo composto por três subsistemas que interagem entre si: os resultados da aprendizagem (o que se aprende), os processos (como se aprende) e as condições práticas (em que se aprende). Os resultados da aprendizagem consistem no que se aprende, ou seja, a partir das características anteriores, o que muda com a consequência da aprendizagem.

Ao final das atividades, a criança deve:

Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.

Identificar a escrita do próprio nome.

Escrever com e sem modelo o próprio nome.

Ampliar o repertório de conhecimento de letras.

Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.

Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem das letras etc. e interpretação de escritas.

É desejável que o aluno, ao longo da escolaridade, tenha oportunidade de vivenciar o maior número de formas de conhecimento, entretanto, isso precisa ocorrer de modo que cada modalidade possa ser desenvolvida e aprofundada.

AVALIAÇÃO:

Antes de tudo, importa compreender que o ato de avaliar dá-se em três passos fundamentais: primeiro, constatar a realidade; segundo, qualificar a realidade constatada; terceiro, tomar decisão, a partir da qualificação efetuada sobre a realidade constatada, tendo por pano de fundo uma teoria pedagógica construtiva.

O primeiro passo, a constatação da realidade é efetivada via a configuração descritiva, do objeto da ação do avaliador, ou seja como ele está se manifestando. Esse objeto de avaliação pode ser o desempenho do aluno, sujeito da aprendizagem, mas também poderia ser qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com