TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  3.263 Palavras (14 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Psicologia da Aprendizagem

São José dos Campos - SP

2013

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Eveli Francisca de Oliveira Chagas RA 5724163664

Vera Márcia Antunes RA 5724166379

Ana Flávia RA 3873761864

Sheron RA 5534114014

Santino Cosentino RA5528106423

Psicologia da Aprendizagem

Trabalho apresentado à Professora

Helenrose Aparecida Silva Pedroso Coelho, para avaliação parcial da disciplina de Psicologia de Ensino, do 3º semestre, do curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera UNIDERP, polo de São José dos Campos.

São José dos Campos – SP

2013

SUMÁRIO

1 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 4

2 CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO 5

3 FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM 8

4 CONTRIBUIÇÃO CULTURAL DOS JOGOS NO ÂMBITO ESCOLAR 10

5 CONCLUSÃO 13

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

No conceito de Aprendizagem Significativa, o professor deixa de ser um simples transmissor de informações e passa para uma situação de responsabilidade maior: o professor passa a transmitir o conhecimento de tal forma que este se torna cheio de significados para o aluno, isto é, reforçando aquele conteúdo nas situações práticas e no dia a dia deste aluno. Neste modelo, o aluno não recebe os conhecimentos prontos e definidos em sala de aula, e depende dele assimilar, pensar, reinventar e finalmente compreender estes novos conteúdos, afim não só de entender por completo o assunto, como também poder utilizá-lo em outras áreas de sua vida, no seu cotidiano. Este conceito também é defendido por grandes pensadores como Alaparde, Dewey, Ferri ere e Montessori que o chamam de principio “auto estruturação do conhecimento”.

Houve algumas ideias que antecederam e ajudaram a elaborar a Aprendizagem Significativa. Uma delas é a Teoria da Atividade, criada por Hebb e Berlyne nos anos 1960, que diz que o conhecimento pode se adquirido e compreendido através do estimulo da curiosidade e motivação dos alunos perante uma novidade, ou um problema que surge na sua frente. Outra ideia que precedeu a Aprendizagem Significativa foi elaborada por Rogers em 1969, e defende uma educação adaptada às necessidades de cada individuo, onde o aluno é a peça central do processo educativo e ele deve ser educado para construir sua própria realidade.

Na aprendizagem extrínseca, o aluno recebe vários conhecimentos externos impostos pela sociedade e cultura onde vive, e muitas vezes estes conhecimentos não lhe interessam, não lhe atraem e não despertam nele uma vontade de aprender. A Aprendizagem Significativa defende justamente o oposto, uma aprendizagem intrínseca, onde o aluno aprende aquilo que necessita, através de experiências pessoais e matérias relacionadas a sua vida cotidiana e seus anseios. Que os alunos decidam por si mesmo o que querem aprender, pois só eles podem saber o que se adapta melhor à sua individualidade, às suas necessidades básicas.

Atualmente, não existe um único conceito de Aprendizagem Significativa. Existem várias modalidades de pensamento e situações onde ele foi adaptado. Mas isto não é visto como um ponto negativo, pelo contrário, o conceito pode ser usado como reflexão e de intervenção psicopedagógico, tem muito ainda que evoluir e pode empregado nas mais diversas situações, para melhorar, e muito, todo o processo educativo.

CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.

O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional pode atuar no campo da medicina, na área da indústria e na área da educação. Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção:

1) Aspecto o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano;

2) Aspecto o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, tais como:

 Na Educação infantil;

 No Ensino Básico Fundamental, da 1ª á 8ª série;

 No Ensino Médio;

 Na EJA;

 Na Educação Especial;

 Na Educação Inclusiva.

Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com