TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Casos: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

ITAPECERICA DA SERRA

CURSO PEDAGOGIA- EAD

DIDÁTICA

PLANO DE AULA

INTRODUÇÃO

O tema desenvolvido em sala de aula será: “Produção de um livro de preferências”, com a finalidade de estimular, o raciocínio a expressão oral e a escrita, conteúdo de relevante importância para crianças nesta faixa etária, visto que estão em processo de alfabetização.

Trata-se de um projeto da área da Língua Portuguesa que contemplará algumas atividades da área de Artes.

PÚBLICO ALVO E PERFIL DA TURMA

Esse plano de aula foi desenvolvido para a Escola Municipal de Ensino Infantil Pardal, com bases em visitas à instituição e tendo conhecimentos das necessidades da turma, respeitando o ambiente cultural e a região onde a instituição está localizada.

Segue abaixo descrito o perfil da turma escolhida:

• Série / ano:

Jardim II

• Número de alunos da turma / faixa etária / principais características:

29 alunos entre 5 e 6 anos, sendo15 meninas e 14 meninos. Crianças adaptadas ao ambiente escolar, integradas e que já participaram das séries anteriores juntas. Bastantes agitadas.

• Recursos de ensino disponibilizados na sala de aula:

Televisão, lousa digital, jogos, brinquedos, mesas e cadeiras apropriadas à faixa etária em formato desenvolvido para montar grupos.

• Possibilidade de organização dos alunos em grupos ou em duplas:

Sim, até mesmo o ambiente e espaço são apropriados para atividades em grupo.

• Acesso dos alunos a veículos informativos como jornais, revistas, livros, cinema e recursos multimídia, internet, etc.

A criança tem acesso a jornais, revistas, e livros para desenvolver atividades, sala de internet, espaço multimídia, lousa digital.

TEMPO DE DURAÇÃO

6 atividades

TEMA DA AULA

Produção de um Livro de Preferências.

JUSTIFICATIVA

Boa parte das crianças dessa faixa etária esta se apropriando do nosso sistema alfabético de escrita. A produção individual de textos mais longos, ainda esta descartada e é comum que sejam propostas produções coletivas o que é de grande relevância. Ainda assim, escrever individualmente o texto de um livro é uma tarefa bastante desafiadora e possível quando se trata de uma listagem, por exemplo. A confecção de um Livro de Preferências pode ser uma alternativa interessante, por caracterizar-se por uma lista que, de certo modo, apresenta o perfil de cada criança: nome, animal mais apreciado, história mais apreciada, alimento predileto, brincadeira favorita, etc.

Se proposto num inicio de ano, também permite que o grupo se conheça ainda mais e crianças se aproximem por descobrir afinidades: gostar de uma mesma brincadeira pode promover uma aproximação num momento de parque ou mesmo apreciar uma mesma história pode possibilitar que, no momento dos cantos ou biblioteca, estas crianças busquem juntos uma mesmo livro para ler ou folhear.

Outro aspecto interessante diz respeito á possibilidade de trabalhar com a lista de maneira contextualizada, em que realmente sua organização se mostre indispensável. É comum que professores alfabetizadores façam uso constante desse tipo de texto; por sua estrutura simples, permite que as crianças detenham suas preocupações no conteúdo (no que irão escrever e de que forma irá fazê-lo). Ocorre que a produção de qualquer tipo de texto precisa, na maior parte das vezes, estar vinculada a uma prática, listas são utilizadas comumente em nosso dia a dia e precisam também dessa forma ser trabalhadas na escola; escrever listas não porque o professor irá ler, mas para organizar a agenda do dia, para organizar um cartaz para o mural, para apoiar a escolha dos jogos a serem realizados no parque, etc. No caso do plano de aula em questão, a lista a ser composta inicialmente já tem uma função bem especifica que é apoiar a produção de um livro.

Do ponto de vista da escrita, em especial, o plano em questão pode contribuir para que as crianças avancem em seus conhecimentos, não apenas por poderem colocar em jogo seus conhecimentos e confrontá-los com os dos colegas, mas ainda por oferecer a possibilidade de ampliação das palavras estáveis conhecidas. O professor pode destacar um dos itens da lista para ser socializado de forma mais sistemática. Por exemplo, os animais favoritos podem compor uma lista que ficara fixada no mural e pode ser utilizada como consulta em outras situações de escrita: o CA do Cavalo pode apoiar a escrita de Cama por exemplo.

Algumas atividades de artes serão propostas como o desenho do autorretrato que acompanhara a ficha de preferências. Pode-se, por exemplo, apreciar e discutir autorretratos de diferentes artistas, de modo a apoiar a produção infantil.

Produzir um livro é, para as crianças, sempre uma experiência rica! Participar de todo o processo de elaboração (organização das paginas, organização do índice, escolha da capa, do titulo, etc.); compartilhar com as crianças cada etapa favorece um envolvimento maior do grupo e também possibilita o trabalho com conteúdos atitudinais. Trabalhar em grupo, compartilhar decisões, respeitar o trabalho e as opiniões dos colegas, expor suas idéias são algumas das situações com as quais necessariamente se depararão e que podem ser amplamente problematizadas pelo professor.

OBJETIVOS

 Escrever de acordo com os conhecimentos que possuem sobre a escrita;

 Confrontar seus conhecimentos com os dos colegas, comparando ou decidindo juntos a grafia de uma determinada palavra;

 Ampliar seus conhecimentos sobre a organização de uma lista;

 Ampliar seu repertorio de palavras estáveis;

 Utilizar nomes dos colegas ou outras palavras para apoiar sua escrita;

 Revisar sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com