TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Monografias: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

Justificativa………………………………………………………….. 04

Introdução……………………………………………………………04

Piaget…………………………………………………………………04

Gestalt………………………………………………………………..05

Skynner………………………………………………………………06

Wallon……………………………………………………………….06

Vygotsky…...........................................................................................07

Conclusão...............................................................................................07

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

JUSTIFICATIVA

Neste trabalho temos como objetivo de desenvolver conceitos fundamentais para compreendermos as origens das concepções dos autores:

Piaget, Vygotsky, Gestalt, Skinner, Wallon.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as teorias e as concepções que se encontram em cada um dos pensadores pesquisados.

O Vigotsky, acreditava que o desenvolvimento da criança é um processo continuo, já Piaget, acreditava que o desenvolvimento era construído entre o meio e o indivíduo, Gestalt, vê a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem um papel fundamental na compreensão do objetivo percebido. Enquanto as teorias de S.R acredita que aprendemos estabelecendo relações dos objetivos mais simples para os mais complexos. Para Skinner, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos desejáveis ou indesejáveis. Wallon, acredita que as emoções tem papel preponderante no desenvolvimento da criança.

DESENVOLVIMENTO

PIAGET

Considerado um dos mais importantes pensadores do século xx. Fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

Dedicou-se a vida submetendo a observação científica rigorosa, O processo de requisição de conhecimento pelo ser humano, em particular a criança.

Fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas também com deficientes mentais.

De acordo com a teoria de Piaget, o professor não deve apenas ensinar, mas sim, antes de tudo orientar os educando no caminho da aprendizagem autônoma.

Segundo Piaget, o desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até 15 ou 16 anos, a embriologia humana evoluiu também após o nascimento criando estruturas cada vez mais complexa. Os períodos que se dá estes desenvolvimentos motores, verbal e mental.

A- Período Sensorial-Motor do nascimento aos 2 anos. A principal característica é a ausência da função semiótica.

B- Período Simbólico dos 2 anos aos 4 anos. Neste período surge a função semiótica, que permite o surgimento da linguagem do desenho, da imitação e da dramatização.

C- Período Intuitivo Concreto dos 4 aos 7 anos. É a idade dos por quês.

D- Período Operário Concreto dos 7 aos 11anos, Já é uma linguagem mais socializada.

E- Período Operário Abstrato dos 11 anos em diante. É o ápice do desenvolvimento da inteligência. O indivíduo adquire novos conhecimentos.

GESTALT

Conhecida como psicologia da forma surgiu na Alemanha no século xx, por três estudiosos,os psicólogos da Gestalt defendem que a percepção não é o resultado da soma de sensações de pontos luminosos individuais sim uma apreensão imediata e unificada do todo.

O fato básico para a percepção das formas é a estimulação não-homogênea os estímulos que percebemos de uma mesma forma sofrem alterações quando mudamos o seu contexto.

Foram desenvolvidos pelos psicólogos de Gestalt, experimentos e testes para analisar como as pessoas identificam certas figuras bidimensionais.

Experiências feitas em pessoas de acordo com os psicólogos da Gestalt, estabeleceram certas constantes sobre o comportamento do cérebro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com