TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Casos: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

Anhanguera Educacional

PSICOLOGIA

DA

APRENDIZAGEM

Alunas: Jéssica Santos RA: 7119510854

Lilian Márcia Gonçalves 7377586590

Maria Cecília Lopes Caridade 7970679886

Tereza Pereira Gouvea 7327556264

Valrita Cássia da Silva Rosa 7139513940

Tutor AED: Profª. Ma. Glauce Soares Casimiro

Tutor Presencial: Andréa B. Rodrigues de Sousa

São José dos Campos; 05 de Junho de 2014.

A psicologia da educação nos dias de hoje

A psicologia da educação nos dias de hoje deve preocupar muito ao professor pelo seu papel desafiador no quotidiano e pela procura da compreensão da dimensão estrutural da menta do aluno. O encandeamento reflexões em torno de algumas teorias brotaram no presente artigo, com alguns subtemas.

O psicólogo Skinner (1904 – 1990) estudando o condicionamento operante e levando as suas investigações cerca da lei do efeito afirma que “a aprendizagem é uma associação entre o estímulo e a resposta resultante de um ato do sujeito”. Considerando também o desejo humano, o mesmo influencia o que é chamado aprendizagem social, nisso estamos em presença de uma aprendizagem por observação. Monteiro e dos Santos (2002) dizem que “ grande parte das aprendizagens humanas estão baseadas na observação: o processo de socialização passa necessariamente pela observação, imitação e identificação com os modelos sociais (pais, professores, amigos…) ”.

A psicologia como contribuição para a Prática Educacional, segundo Cláudia Davis e Zilma de Oliveira deverá analisar três vertentes que compõem a psicologia como forma de contemplação da ação proposta, para o desenvolvimento, onde este é o processo através do qual o indivíduo constrói ativamente nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características ao contrário das outras espécies, as características humanas não são biologicamente herdadas, mas historicamente formadas. De geração em geração, o grau de desenvolvimento alcançado por uma sociedade vai sendo acumulado e transmitido, inclusive no que se refere às explicações do eventos e fenômenos do mundo natural.

Existe vários tipos de aprendizagens que concomitantemente, jogam um papel significativo no desenvolvimento humano.

Independentemente dos vários tipos de aprendizagem ao nosso, não se deve ignorar alguns factores que podem directamente ou indirectamente influenciar o desenvolvimento humano. Por exemplo no caso de uma criança, a cultura dos pais, o meio ou o convívio social, o poderio económico dos pais, a escola que frequenta, criam situações diferenciadas de aprendizagem. Este processo mobiliza um conjunto de situações que eivam a própria personalidade do próprio.

Teoria verbal significativa

Nas comunidades mais simples, a aquisição de conhecimentos não exigia

estabelecimentos especialmente destinados às tarefas educativas; a aprendizagem se realizava naturalmente, pois a criança participava dos trabalhos comuns e conforme crescia, o papel que desempenhava nas comunidades definia-se cada vez mais. Mas, a especialização de tarefas dentro da sociedade levou à criação da aprendizagem diferenciada e a cristalização de classes sociais com interesses antagônicos transformou a educação num instrumento perenizador dessa divisão. Partindo dessas assertivas, este trabalho tem como objetivo buscar informações sobre como se deu a educação nos aldeamentos indígenas do Brasil Colônia sob a direção dos padres jesuítas. Investigando a intenção desses primeiros educadores, quais os recursos utilizados no processo ensino-aprendizagem da época e outras questões pertinentes ao tema, a metodologia fundamentou-se prioritariamente, na pesquisa bibliográfica. Buscou-se variadas leituras desde autores tradicionais da historiografia brasileira até artigos de revistas especializadas em história. Não pode ser apresentado um resultado final, pois o trabalho ainda se encontra em elaboração. PALAVRAS-CHAVE: Brasil Colônia; Educação; jesuítas.

Teoria da aprendizagem

A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Palavras-chave: mapas conceituais; significados e ressignificados; memória.

Teoria Sócio Cultural

A partir de pesquisas da particularidade e até mesmo uma complexidade. Quando observamos as camadas mais pobres da nossa sociedade, percebemos que nelas existem pessoas com pensamentos diferentes, culturas diferentes, histórias de vida singulares, mas que se cruza se complementa, numa realidade social estereotipada, fragmentada pelo capitalismo, pelas desigualdades e descrença nos poderes, na sociedade e no ser humano. O papel do psicólogo é de fundamental importância, pois este profissional faz o uso de seus conhecimentos para poder intervir nos sistemas, contribuindo pela busca de melhores condições às sociedades e seus membros. Tomaremos como base ao nosso discurso a inserção profissional no espaço no meio social, para refletirmos o que vem sendo construído e o que nos falta concretizar para podermos afirmar que as políticas públicas na sociedade estão sendo realmente aplicadas e quais vem sendo as contribuições para sociedade.

Relatório

Na teoria verbal significativa nós podemos observar uma situação interessante do método usado na antiguidade pelos primeiros educadores do país os padres jesuítas, eles usavam o método de ensino aprendizagem para desenvolver suas metas.

O mestre é quem detinha todo o conhecimento e somente ele era quem podia possibilitar todo o saber .

Na teoria de Ausubel, ou seja na teoria da aprendizagem, é levado o conhecimento prévio do aluno seja levado em conta e valorizado.

O aluno não é uma folha em branco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com