TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Trabalho Universitário: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 13

MÓDULO:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

R: Processo de aprender parte de dentro do indivíduo para fora.

A aprendizagem como resultado exógeno no qual o ambiente externo incide sobre o interno (de fora para dentro do indivíduo).

Ambas as posições se relacionam em prol do desenvolvimento pessoal e social de tal maneira que não há supremacia de uma sobre a outra.

2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

R: A professora coloca sobre uma mesa na sala vários tipos de livros educativos, revistas, jornais, gibis, etc., para o contato das crianças. As crianças poderão manusear o material que desejarem, assim podendo desenvolver um processo autônomo do conhecimento.

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

R: Não! A criança tem que ter alguém que leve a ela o conhecimento, que a ensine, ela não consegue ter o conhecimento sozinho.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

R: Totalidade: Temos a tendência de, diante de uma situação qualquer, consideramos primeiro o todo para depois prestarmos atenção às partes.

Percepção. Em conformidade com a totalidade a estimulação sensorial não garante por si só a percepção. O que o indivíduo percebe só ocorre por meio de suas relações mentais. Para a Gestalt a inteligência depende da estrutura perceptiva interna do indivíduo.

Estrutura. A estrutura é um todo organizado e harmônico, que não se configura como a soma de partes, mas sim, há uma relação de conjunto.

Meio geográfico e meio comportamental. Nossos comportamentos vêm a tona de acordo com nossa percepção do meio e não apenas pela identificação das propriedades físicas dos fenômenos.

Figura-fundo. O campo perceptivo tende a organizar-se segundo a relação de figura-fundo. Ao observarmos uma figura ela aparece como um todo organizado e estruturado ao passo que o fundo parece um espaço vazio.

Leis perceptivas. Quando observamos algo nossa percepção tende para a boa forma, as formas mais simples, simétricas, regulares e estáveis.

O insight é um dos princípios da Gestalt que mais influenciou a educação e ainda hoje professores utilizam a ideia de “clic”, do “estalo” do “de repente”, “da luz”, que acontece com o aluno que aprende. É o momento em que se dá conta de que um problema foi resolvido gerando o “ah, é assim....”, como se tudo ficasse claro e compreensível num passe de mágica.

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

R: Campo fenomenal é que o mundo das coisas e das pessoas percebido pela pessoa. Esta, com o decorrer da vida, vão atribuindo significações e valores a cada aspecto percebido.

Self (si mesmo) ao conjunto de percepções que cada um tem de si mesmo, da vida, de suas relações com os outros e com o mundo, tanto quanto dos valores que atribui a essas percepções. O self é a parte do todo (organismo), que dirige o comportamento de cada um. O self atualiza-se continuamente, a cada instante, em busca de auto realização (a motivação).

Congruência: é sempre que agimos ou reagimos de acordo com o que pensamos e sentimos, nosso comportamento está de acordo com nosso campo fenomenal, isto é, com nossas percepções.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

R:A proposta de Rogers é que a condição de melhor aprendizagem na escola, se atribui a existência de um clima de acolhimento e aceitação para cada estudante.

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

R: Para ele um aprendizado significante e experiencial tem que haver um envolvimento total da pessoa em todas as partes aspectos sensórios e cognitivos participa da aprendizagem e que a compreensão vem de dentro do indivíduo mesmo que o estimulo venha de fora. Que o indivíduo tem mudança no comportamento e na personalidade. O próprio indivíduo se avalia, assim pode saber qual é seu real necessidade de conhecimento. Que a essência do indivíduo faz parte da experiência como um todo.

8. O que é equivalência de estímulos?

R:O estímulo é qualquer evento que atua sobre o organismo, ou seja é quando por exemplo em uma aula o professor pede para que os alunos façam uma atividade onde tenham que comparar para tentar acertar e que cada acerto resulte em uma recompensa.

9. A equivalência de estímulo pode ser utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita? De que forma ?.

R: Sim. Quando comparamos as palavras com impresso de imagem pois a criança assimila a palavra com a imagem.

10. Exemplifique o conceito de estímulo e resposta, bases do comportamentalismo, no animal e no ser humano (utilize exemplos diferentes dos apresentados no texto).

R: Estimulo: Qualquer evento que atua sobre o organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com