TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Ensaios: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A Psicologia Educacional dedica-se ao estudo das problemáticas da educação e do processo ensino-aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, bem como ao estudo da eficácia e promoção de estratégias educacionais.

Após uma avaliação do funcionamento cognitivo e do potencial de aprendizagem, são elaboradas estratégias neurodidáticas individualizadas, de forma a estimular capacidades e/ou compensar dificuldades.

O objetivo é facultar práticas educativas, que englobem quadros teóricos, metodologias e meios que potenciem a reflexão, a avaliação permanente e multidisciplinar, no sentido da compreensão holística da pessoa.

Psicologia Sócio-educacional

A perspectiva socioconstrutivista concebe o ensino como uma intervenção intencional nos processos intelectuais, sociais e afetivos do aluno, buscando sua relação consciente e ativa com os objetos de conhecimento. O objetivo maior do ensino é a construção do conhecimento pelo aluno, de modo que todas as ações devem estar voltadas para sua eficácia do ponto de vista dos resultados no conhecimento e desenvolvimento do aluno. Esse meio (que são os conteúdos escolares) deve haver uma relação ativa, uma espécie de desafio que o leve a um desejo de conhecê-lo.

A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para aperfeiçoar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente.É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez que, as contribuições da psicologia inserida na equipe educacional preparam os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.

Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer/propiciar a inter-relação (encontro/confronto) entre sujeito (aluno) e o objeto de seu conhecimento (conteúdo escolar); nessa mediação, o saber do aluno.

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

Percebe-se então que, dessa maneira a aliança entre Educação e Psicologia é incontestável e bastante antiga, não tendo sido preciso esperar o momento recente da constituição da Psicologia como ciência independente da grande mãe, a Filosofia, para buscar respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos, se é ou não válido aplicar punições e prêmios, qual é a importância da informação no desenvolvimento humano, em que consiste o ato de comunicação, o que interessa e dá prazer ao aluno quanto ao aprendizado escolar.

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA

TEORIA PSICOLOGIA-CONCEITOS CONTRIBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

DAVID AUSUBEL

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA COGNIÇÃO, INTERAÇÃO CONHECIMENTO - Os alunos agregam a nova aprendizagem aos novos conhecimentos de forma hierarquizada, com os que ele já possui ancorando assim os demais conhecimentos.

-Estamos sempre em processos de construção é coerente de acordo com os conhecimentos prévios que o aluno possui, os chamados (subsunçores) de David Ausubel..

JEAN PIAGET

TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM Estágios de desenvolvimentos. Construtivismo sequencial. -Estágios de desenvolvimento divido em 4 partes: Sensório motor de (o a 2) anos, conhecimento do mundo através dos sentidos.

- Pré-operatório de (2 a 7) anos individualizando suas percepções egocêntricas.

-Operatório concreto de (7 a 11/12) anos suas experiências são centradas no agora, na lógica das coisas.

-Operatório formal. Raciocinam logicamente, planejam, pensam, vão construindo novos conhecimentos com mais equilíbrio.

LEV VYGOTSKY

TEORIA SOCIOCULTURAL (ZDP) Zona de Desenvolvimento proximal.

Contribuições linguísticas

Interação, Mediação. Cultural. -Desenvolvimento real do aluno para resolver seus problemas sozinho e o desenvolvimento potencial onde ele precisa de outra pessoa para o ajudar.

- O indivíduo cresce e evolui interagindo com o meio onde ele vive através da linguagem criando um elo entre o indivíduo e o conhecimento.

-É baseado nas relações interpessoais a busca de aprimoramento é constante, o foco é na relação aluno-professor e aluno-aluno pois é assim que se produz conhecimento.

A teoria significativa passa ter valor para o aluno, a partir do momento que há uma interação entre conhecimento adquirido por ele ao logo de toda sua vida, ou seja, da bagagem ou conhecimento que ele possui com o novo, o aprendizado com certeza será eficiente e significativo. O que mais importa é a qualidade dos conteúdos novos e prévios, porque podemos utilizá-los em várias situações diferentes. Quando não há qualidade nesses conteúdos e nessa interação, a aprendizagem e o ensino tornam-se repetitivos, mecânicos sem nenhuma significação para os alunos.

Não podemos ver nos erros, somente o lago negativo, podemos trabalhá-lo também de uma maneira construtiva, elevando a autoestima dos alunos e colocando em foco a motivação para que haja interação entre educando e educadores. Despertando o interesse dos alunos, eles serão capazes de pensar, criar e agir livremente.

Segundo Ausubel e Novak (1980)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com