TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Exames: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

3ª Série - Psicologia da Aprendizagem

ETAPA 3

Passo 1

Jean Piaget traçou as fases de desenvolvimento humano a partir de idéias inatas; para ele a criança passa por etapas gradativas de desenvolvimento cognitivo onde cada fase é marcada pelo surgimento de novas habilidades. Vigostky por outro lado acreditava que o desenvolvimento se dava a partir da socialização, tendo como principal meio, a linguagem. Freud estudou o desenvolvimento tendo como referencial os aspectos afetivo-emocional.

Cada um desses teóricos se dedicou a um ramo especifico do desenvolvimento humano, buscando identificar o que leva as pessoas a serem tão diferentes umas das outras. Mas quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento humano desde os primeiros dias de vida até a fase adulta?

Tendo como base estes pesquisadores, devemos levar em conta: a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio (Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia, p. 99.)

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

É fundamental observarmos que o desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores. Até o comportamento mais simples costuma resultar de muitas influências distintas.

Esses fatores são:

• Hereditariedade – A carga genética herdada dos pais biológicos da criança estabelece o seu potencial de desenvolvimento. Entretanto, essas potencialidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os estímulos advindos do meio ambiente. Por exemplo, existem algumas pesquisas que mostram os aspectos genéticos da inteligência. Porém, a inteligência pode ou não se desenvolver, além do seu potencial, ou seja, vai depender também das condições do meio que se encontra.

• Crescimento orgânico – Aplica-se ao aspecto físico. À medida que a criança vai se desenvolvendo fisicamente, como o aumento da altura e estabilização do esqueleto, é consentido que ela veja o mundo de uma forma que antes não era possível. Outro fator importante de ser levado em consideração é a variável biológica, por exemplo, falta de oxigênio durante o processo de nascimento e desnutrição.

• Maturação Neurofisiológica - É o que torna possível determinados padrões de comportamento. Por exemplo, a alfabetização da criança, depende desta maturação. O aluno para ser, adequadamente alfabetizado deve ter condições de segurar e mover um lápis com habilidade para escrever ou rabiscar, para tanto, é necessário um desenvolvimento neurológico que uma criança de dois anos ainda não possui.

Meio Ambiente - Conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo (Ambiente sociopsicológico imediato e cultural no qual a criança se desenvolve). A Aprendizagem passada para a criança, como: Uma criança muito estimulada para a fala pode ter um vocabulário excelente aos três anos e não subir escadas bem porque não vivenciou isso, ou seja, não foi estimulada para esse tipo de ação.

Os fatores hereditários ajudam a estabelecer os fatores potenciais que a criança pode ou não desenvolver, porém, é a interação com o meio é que faz com que essas pré-potencialidades se tornarem reais.

O crescimento orgânico pode ajudar no domínio de uma capacidade física, como praticar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com