TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Artigo: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

1. Contribuições da Psicologia para a Educação

A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das praticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

A psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pela qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança.

Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. A aprendizagem é o processo através da qual a criança se apropria ativam, ente do conteúdo da experiência humana, daquilo o seu grupo social conhece. Para que a criança a aprenda necessitará interagir com os outros seres humanos, especialmente com adultos e crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em que envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e para as experiências que vivem. Com uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social. As linguagens alem disso irá integrar-se ao pensamento, formando uma oportunidade base sobre a qual se desenvolverá o funcionamento intelectual. O pensamento pode ser entendido desta forma, como um diálogo interiorizado.

Reconhece dessa maneira que as pessoas em especial as crianças, aprendem através das ações partilhadas mediadas pela linguagem e pela instrução. A interação entre adultos e crianças, portanto é fundamental na aprendizagem. A psicologia da aprendizagem aplicada à educação e ao ensino busca mostrar, através da interação professor e aluno é possível, a

aquisição do saber e da cultura acumulada. A importância da psicologia no processo possibilita a criança a aprender, a planejar, direcionar e avaliar as suas ações.

2. Quadro Conceitual das Teorias de Aprendizagem

Teoria Psicologia - Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa Ausubel considerava que a assimilação de conhecimentos ocorre sempre que uma nova informação interage com outra existente na estrutura cognitiva, mas não com ela como um todo; o processo contínuo da aprendizagem significativa acontece apenas com a integração de conceitos relevantes. A aprendizagem significativa desenvolvida por Ausubel propõe-se a explicar o processo de assimilação que ocorre com a criança na construção do conhecimento a partir do seu conhecimento prévio. Contribuições para o âmbito educacional-aprendizagem:

Os modos de ensinar desconectados dos alunos podem ser modificados para a articulação de seus conhecimentos, no uso da linguagem, diferenciadas, significativa com a finalidade de compreender e relacionar os fenômenos estudados.

Teoria genética da aprendizagem O estudo mostra que do desenvolvimento humano constitui uma área de conhecimento da Psicologia cujas proposições concentram se em compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Tal busca pela compreensão tem culminado na elaboração de varias teorias que procuram reconstruir diferentes metodologias e pontos de vistas, as condições de produção de representação do mundo e suas vinculações com as visões de mundo e de homem dominantes em cada momento histórico da sociedade.

Teoria sócio-cultural A aprendizagem interage com o desenvolvimento, produzindo uma abertura nas zonas de desenvolvimento proximal (distância entre aquilo que a criança é capaz de fazer por si própria e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto). Potencialidade para aprender não é a mesma para todas as pessoas. Motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, o aluno amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova. Vygotsky atribuiu muita importância ao papel do professor como impulsionador do desenvolvimento psíquico das crianças.

3. Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção continua.

Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

A motivação humana é observada desde terna idade sob diferentes formas o bebe que busca a satisfação de sua fome, somada ao aconchego de um colo quente e acolhedor, demonstra ao sugar o peito ou uma mamadeira possuir motivação de sobra através de seu instinto e da filosofia que lhe cobra a nutrição a os afetos expressos pelo choro, por vezes intensos e fortes e os movimentos mais bruscos de braços e pernas. Em outra época cujo desenvolvimento permite certa dependência de movimentos de locomoção e manipulação de objetos vê se outras possibilidades inerentes ao tipo de motivação na criança no brincar especiais circunstâncias do cotidiano infantil encontra se rica fonte de informação acerca de seu mundo interno e pensamentos.

Para criança que busca entretenimento de diversas formas valendo se sua limitada criatividade os objetivos do brincar demonstram ter pouca importância e sim a sua exploração o seu meio ao observa durante a brincadeira percebe-se que há momentos em que ela apenas age sem qualquer finalidade ao brincar. Ao compreender aspectos da motivação neste período da vida facilita ao adulto o entendimento sobre que tipo de ajuda poderá oferecer à criança, desde que haja um compromisso nesta relação a sua presença é fundamental a criança se sente motivada a executar muitas tarefas em virtude do reconhecimento e impressões daqueles com quem convive na tentativa de demonstrar a sua evolução e as conquistas que realiza os bons motivos serão sempre a chave para um bom desenvolvimento natural da criança além de gerar harmonia entre os elementos internos e externos parte de nossa própria natureza humana. A motivação infantil tem lugar de destaque no desenvolvimento de nossa espécie não é algo que deva ser fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com