TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Exames: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

DESENVOLVIMENTO DO SERES HUMANOS

Permitindo uns maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.

Na Educação Infantil ajuda no planjamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases.

Fase- sensório-motora: que é a fase da formação da inteligência prática, se refere á manipulação de objetos, á percepção e movimentos. A criança precisa expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço físico de forma a ter um desenvolvimento sadio.

Fase- sócio-afetiva: compreender que é relevante que a criança tenha uma auto-imagem positiva de sua identidade própria e que seja sempre valorizada e estimulada em suas atividades, no seu processo de interação e socialização no seu grupo social;

Fase- cognitiva: considera que a criança conhece e constrói conceitos á medida que age, observa, percebe e se relaciona com objetos do mundo físico.

Nas demais modalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiarsubsidiareducador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

A Escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse papel só se dá na medida em que, conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola dirige o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados, ainda não incorporados pelos alunos, funcionando como um motor de novas conquistas intelectuais

Quando se fala em educação de forma geral e irrestrita, tomamos por base tudo que diz respeito à educação e desta forma temos que observar as seguintes questões:

A educação e os educadores há muito se conscientizaram de que há uma necessidade de extrema urgência a serem pensados, pensada na forma de como nós futuros professores vamos tratar os mais diversos e pertinentes assuntos abordados por nossos educando.

É preciso pensar que as disciplinas metodológicas, os saberes que contribuem para a formação dos professores pertencem a princípio a um terreno distinto da educação escolar, porém nos temos que ter um olhar aguçado para as questões que não estão visíveis, mais sim contidas nas entrelinhas.

O desafio do educador é o de ter este olhar aguçado, ou seja, perceber além do que consta nos livros e em todo o método proposto o que realmente é valido ser considerado, pois sabemos que pra educação é muito pouco se ater tão-somente ao conteúdo escolar metodológico.

A educação pede muito mais, a educação necessita ser humanizada, daí a grande importância da intervenção psicológica contribuindo para tornar nossos educadores um pouco mais perceptíveis e sensíveis a problemática estendida ao conteúdo didático.

Bem, pensando desta forma, entendemos a necessidade da psicologia ir na mesma direção da educação, sabemos que os educadores têm esta consciência, porém necessitam da ajuda deste profissional para somar seus conhecimentos aos seus entendimentos, para assim poder finalmente concretizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com