TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Artigos Científicos: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  4.379 Palavras (18 Páginas)  •  2.041 Visualizações

Página 1 de 18

Etapa I - A importância da Psicologia da Aprendizagem para a Pedagogia.

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e os processos como: Sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, a psicologia poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, construir e transformar os seus métodos docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor e de construção da identidade do aluno, ajudando, assim, a formar um novo cidadão.

A Psicologia da Aprendizagem é a área para onde convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente, à problemática educativa e escolar.

Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem, devemos considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. Essas teorias se apoiam em diferentes visões do homem e sua busca em apreender o mundo.

Um fenômeno tão complexo quanto a aprendizagem foi estudado sob diversos pontos de vista: Uns enfatizaram o aspecto motivação para aprender, outros realçaram o produto da aprendizagem, e outros, ainda o processo. Assim é que as investigações sobre a aprendizagem deram origem a vários modelos.

Entre eles as colocações que compartilham o princípio de auto estruturação do conhecimento, que veem o aluno como o responsável último do seu próprio processo de aprendizagem, como o "artesão da sua própria construção" (Not, 1979). Ou a hipótese da aprendizagem por descobrimento, e das propostas pedagógicas que defendem o princípio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios ou, como afirma Bruner: "mediante o uso de sua própria mente" (Bruner, 1961). Podemos citar também as propostas pedagógicas inspiradas nas teses que podem ser sintetizadas na seguinte afirmação: o "princípio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção” (Piaget, 1974).

Entre elas, há ainda a importante proposta de Rogers (1969), de ensino centrado no aluno, que se trata de um diferente paradigma de ensino, retirando o foco do professor, e ajuda o indivíduo, de forma intrínseca, a conhecer e desenvolver a própria identidade. Ela se baseia não apenas no aprendizado dentro de sala, com objetivo de aprender, mas também nas experiências vividas pelo aluno, assim, fazendo-o decidir aprender aquilo que se adaptam melhor as suas individualidades.

Etapa II – Os aspectos mais importantes das teorias da aprendizagem.

TEORIAS PSICOLOGIA-ASPECTOS CONCEITUAIS (CONCEITO DA TEORIA) CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

Teoria Verbal Significativa (Procurem Pela Teoria De Ausubel) - Teoria verbal significativa.

- Estrutura cognitiva.

- Aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos).

- Significado, interação e conhecimento. Muda o foco do ensino modelo- estímulo para modelo aprendizagem significativo

- Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

- Contribuição no campo Educacional, é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. Ocupa papel de fundamental importância e tende a intensificar-se cada vez mais.

A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional.

A importância da Psicologia da Aprendizagem para a Pedagogia

A Psicologia da Aprendizagem é a área para onde convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente, à problemática educativa e escolar.

Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem, devemos considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. Essas teorias se apoiam em diferentes

visões do homem e sua busca em apreender o mundo.

Um fenômeno tão complexo quanto a aprendizagem foi estudado sob diversos pontos de vista: Uns enfatizaram o aspecto motivação para aprender, outros realçaram o produto da aprendizagem, e outros, ainda o processo. Assim é que as investigações sobre a aprendizagem deram origem a vários modelos.

Entre eles as colocações que compartilham o princípio de auto estruturação do conhecimento, que veem o aluno como o responsável último do seu próprio processo de aprendizagem, como

o "artesão da sua própria construção" (Not, 1979). Ou a hipótese da aprendizagem por descobrimento, e das propostas pedagógicas que defendem o princípio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios ou, como afirma Bruner: "mediante o uso de sua própria mente" (Bruner, 1961).Podemos citar também as propostas pedagógicas inspiradas nas teses que podem ser sintetizadas na seguinte afirmação: o "princípio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção" (Piaget, 1974).

Entre elas, há ainda a importante proposta de Rogers (1969), de ensino centrado no aluno, que se trata de um diferente paradigma de ensino, retirando o foco do professor, e ajuda o indivíduo, de forma intrínseca, a conhecer e desenvolver a própria identidade. Ela se baseia não apenas no aprendizado dentro de sala, com objetivo de aprender, mas também nas experiências vividas pelo aluno, assim, fazendo-o decidir aprender aquilo que se adapta melhor as suas individualidades.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com