TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia De Do Desenvolvimento

Ensaios: Psicologia De Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

1. De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto, elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais ideias.

Platão discípulo de Sócrates definiu um lugar para a razão em nosso corpo, definiu a cabeça, onde se encontra a alma do homem.

Aristóteles, discípulo de Platão, foi um dos mais importantes pensadores da história da filosofia. Postulava a alma e o corpo não se dissociavam.

Santo Agostinho viveu em uma época bastante conturbada, permeava por guerras interna e pelas constantes invasões bárbaras;

Tomás de Aquino buscou, em Aristóteles, a distinção entre essência e existência, mas afirmava que somente deus seria capaz de reunir a essência e a existência, em termos de igualdade. Aquino admitia a possibilidade da busca pelo conhecimento por meio dos sentidos, além das verdades reveladas.

2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

O processo educacional no Brasil dos séculos XV ocorreu dentro do contexto europeu da Contra Reforma religiosa, o movimento surgido como refluxo às ideias reformistas de Martinho Lutero. Lutero discordou das práticas religiosas de Roma, em sua época, e propôs abordagens alternativas que foram bem recebidas pelas classes dominantes de então, já que vislumbraram uma forma de, assim, reduzirem a influência do poder de Roma sobre seus interesses e domínios.

A contra Reforma, por sua vez, foi acolhida por aqueles governantes que se apoiavam no poder de influência da religião, que emanava de Roma. Portugal e Espanha foram expoentes desta prática.

O procedimento educacional ocorreu genericamente através de duas abordagens: pacificação e cristianização dos habitantes nativos (os índios), que foram vistos como mão-de-obra gratuita para a exploração das riquezas da terra; e educação dos colonos e de seus filhos. Filhos de colonos e de índios compartilhavam a escola nos níveis básicos de instrução. Entretanto, os filhos dos colonos podiam continuar estudando até níveis superiores de educação, caso desejassem e se enquadrassem nos padrões exigidos para os níveis superiores. Os temas abordados pela educação da contra Reforma eram muito regulados pela Igreja para evitar questionamentos quanto aos dogmas aceitos, principalmente na área de Ciências da Natureza, que passava por grande turbulência criadora e descobridora, nos territórios que acolheram a Reforma. No Brasil, os jesuítas abordavam a filosofia, as letras, as ciências sob vigilância dogmática de Roma, e a teologia.

3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

Construtivista e Sócio Interacionista.

Preocupados em apresentar uma resposta teórica que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceber o psiquismo humano, isto é, eles buscavam mostrar como esses dois aspectos da vida humana – objetivo e subjetivo – se constroem e se determinam mutuamente.

4-Explique as principais contribuições da Psicologia quanto à compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

Quando tratamos de desenvolvimento humano, é importante mencionar a possível confusão que pode haver entre os termos “maturação” e “crescimento”. O crescimento refere-se a algumas mudanças, passo a passo, em termos de quantidade (crescimento do corpo ou vocabulário de uma criança). Maturação refere-se a mudanças qualitativas, ou seja, aspecto do desenvolvimento, resultante de modificações estruturais e funcionais que possibilitem comportamentos crescentemente complexos.

5-De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

a) Funcionalismo

É considerada a primeira sistematização, genuinamente americana, de conhecimentos em Psicologia. Tem como base eleger a consciência como o centro das preocupações e buscar a compreensão de seu funcionamento, na medida em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com