TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento

Casos: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  6.097 Palavras (25 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 25

RESUMO

É comum nos depararmos com pais preocupados,buscando respostas para determinados comportamentos de seus filhos, e a resposta dada a esses pais geralmente é a mesma : “isso é só uma fase”. O que veremos nesse artigo é exatamente as características dessas fases que acompanham os indivíduos desde a infância até a idade adulta. Um grande ponto que vamos ressaltar nesse trabalho é como essas características são comuns e marcantes a todos os indivíduos. Certas manifestações vistas em uma fase, dificilmente estará presente nas etapas seguintes. Veremos também que alguns fatores influenciam o desenvolvimento humano, são eles: a hereditariedade,o crescimento orgânico, a maturação fisiológica e o meio. Conhecendo algumas características desse desenvolvimento, poderemos tentar entender certos desequilíbrios, perturbações e medos, e assim, podemos agir preventivamente.Os textos que iremos estudar não pretendem ter a função de manual ou referencia teórica que sustente a ação educativa e pedagógica , pois cabe ao educador seguir o modelo teórico que melhor adéque ao o seu.

INTRODUÇÃO

Um dos grandes objetivos da Psicologia do Desenvolvimento basicamente é a descoberta e descrição das tendências próprias de cada idade, das características comportamentais cognitivas e físicas. Os pesquisadores desta área nos últimos anos,passaram a preocupar-se cada vez mais com a explicação e com os processos e mecanismos subjacentes ao desenvolvimento humano. Algumas das razões para a existência de uma Psicologia do Desenvolvimento é o fato das reações dos seres humanos serem influenciadas pela sua história anterior de experiências. É quase impossível entendermos os adultos sem estudarmos as relações entre as experiências da infância e as habilidades, desejos e crenças do adulto. As habilidades, motivos e medos dos adultos só serão realmente entendidos se estudarmos o seu desenvolvimento, desde o início da infância. Podemos entender o comportamento dos adultos se conhecermos suas primeiras experiências. Visando esse conhecimento, veremos neste trabalho algumas teorias que facilitarão nossa visão perante o Desenvolvimento Humano.

O QUE É PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ?

É o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual,aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade. A idéia central é de que todos nós temos fases do desenvolvimento que são comuns, fases que compartilhamos com toda a humanidade. Diante disso ,inúmeras questões são levantadas quando tratamos do desenvolvimento humano, como por exemplo: o que é inato e o que é adquirido, se há influência do meio ambiente nas mudanças humanas , se a infância influencia totalmente o adulto e etc.Os cientistas do desenvolvimento produziram teorias,por muitas vezes conflitantes, sobre por que e como as pessoas se desenvolvem.

Estudaremos três deles..

SIGMUND FREUD

Nasceu em 6 de maio de 1856 na Checoslovaquia. Filho de Amália, a terceira esposa de Jacob (Pai de Freud), um modesto comerciante. A família mudou-se para Viena em 1860.

Em 1877, ele abreviou o seu nome de Sigismund Schlomo Freud para Sigmund Freud. Desde 1873, era um aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Viena, onde gostava de pesquisar no laboratório de Neurofisiologia.

Ao se formar, em 1882, entrou no Hospital Geral de Viena. Freud trabalhou por seis meses com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.

Em parceria com o médico Joseph Breuer, seu principal colaborador, ele publicou em 1895 o "Estudo sobre Histeria". O livro descreve a teoria de que as emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria, que poderiam desaparecer se o paciente conseguisse se expressar.

Insatisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu o que é uma das bases da técnica psicanalítica: a livre associação. O paciente é convidado a falar o que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neuroses.

Em 1899, publicou "A interpretação dos sonhos", em que afirma que os sonhos são "a estrada mestra para o inconsciente", a camada mais profunda da mente humana, um mundo íntimo que se oculta no interior de cada indivíduo, comandando seu comportamento, a despeito de suas convicções conscientes.

Com relação a sexualidade infantil , suas descobertas provocaram grande espanto na sociedade conservadora do final do século XIX, pois nessa época a criança era vista como um símbolo de pureza, um ser assexuado.Freud lutou durante muitos anos contra um câncer na boca, morreu por eutanásia em 23 de setembro de 1939. É considerado o Pai da Psicanálise.

DESENVOLVIMENTO HUMANO – TEORIA DE FREUD

A teoria de Sigmund Freud contribuiu para a o entendimento do processo de desenvolvimento da criança,ao difundir a idéia de que o comportamento não se deve apenas aos processos conscientes, mas também aos inconscientes. Segundo ele, existe uma pulsão sexual instintiva, denominada libido, presente no nascimento e que representa a força motivadora de todo o nosso comportamento. A idéia básica expressa por Freud era a de que, a resolução bem sucedida das várias fases da infância, seria essencial para o “normal” funcionamento do adulto.A sexualidade evolui de acordo com as etapas de desenvolvimento denominadas por ele de : fase oral,anal,fálica,latência e genital.

É comum nos depararmos com pais horrorizados ao ver os filhos se masturbarem, ou quando são pegos de surpresas com perguntas sobre a origem de um bebê, portanto as etapas definidas por Freud, ajudam os pais a lidarem com certas situações.

Durante a infância ocorre o desenvolvimento de jogos corporais, onde as crianças vão se descobrindo e amadurecendo.

Etapas do Desenvolvimento Psicossexual Segundo Freud.

- Fase Oral (do nascimento aos 12 meses aproximadamente): A criança recebe gratificação através da boca, língua e lábios. Nesta fase, sugar e morder adquirem especial importância, pois a boca proporciona maior prazer a criança. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, e é justamente por essa razão que a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com